Oscar Grand Slam – Os 5 Grandes Prêmios da Academia

Clássico é Clássico segunda-feira, 24 de agosto de 2009 – 8 comentários

Que o Oscar é a pior maior premiação do cinema mundial todos nós sabemos. Mas o que passa batido para a maioria das pessoas é que existem muito mais categorias do que: Filme, Diretor, Ator, Atriz e Roteiro (Adaptado e Original). Porém, vai ser exatamente sobre essas cinco (seis) que eu vou falar hoje, o chamado “Grand Slam do Oscar“, ou seja, os mais cobiçados prêmios da academia. Se tratando de uma premiação extremamente política (como já foi discutido aqui) e sustentada pela grande indústria cinematográfica, as batalhas de estúdios e egos acabam dificultando ainda mais o “monopólio” dessas estatuetas. Eu sei que essa última frase parece absurda quando tomamos como exemplo os recentes Quem quer ser um Milionário e Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei, que levaram reespectivamente 8 e 11 “carecas dourados” de uma vez, entre eles os de melhor filme, diretor e roteiro. Porém sequer foram indicados às categorias de melhor ator e atriz. E isso tem uma explicação.

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Trailers Clássicos – Adulterações (Recut)

Clássico é Clássico segunda-feira, 17 de agosto de 2009 – 2 comentários

Continuando o tema da penúltima coluna, hoje falarei sobre uma das “brincadeiras” mais geniais do youtube, o recut: criar um trailer de um filme de um gênero X, dando a entender que ele é do gênero Y. Uma prática que mesmo não intencionalmente faz valer todos estudos e pesquisas de Eisenstein. A forma como isso se dá é muito simples, se utilizando de processos como a montagem (seleção de cenas), edição (cortes) e edição de som, constrói se um trailer de um filme “novo” a partir de um filme já existente. Então eu posso pegar o trecho daquela comédia em que o personagem fala de forma irônica “Eu acabo com você!”, e selecionando cenas de baixo tom cômico, criar um trailer de drama ou suspense. E como é de se esperar, isso traz resultados sensacionais. Trouxe para vocês alguns dos trabalhos que mais gostei. Divirtam-se. continue lendo »

Diretores Clássicos: John Hughes

Clássico é Clássico segunda-feira, 10 de agosto de 2009 – 1 comentário

Eu havia prometido uma “continuação” da coluna passada hoje, mas como vocês são uns cornos e só me deram um comentário um grande nome do cinema se foi nessa semana, eu resolvi adiantar uma série que vai me acompanhar até o fim dessa coluna: “Diretores Clássicos”. E tenho toda honra de começa-la com Jonh Hughes, o diretor da juventude.

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Top 10 – Trailers Clássicos

Clássico é Clássico segunda-feira, 03 de agosto de 2009 – 0 comentários

Bem estou aqui com mais uma lista para animar as férias de vocês (as outras você confere AQUI e AQUI). Inspirado pela seleção dos 50 melhores trailers da IFC (Voices of Independent Culture) eu resolvi montar o meu Top 10. Afinal… quem é que vai ter saco para assistir CINQUENTA trailers? Só eu mesmo.
A lista original é muito bem elaborada, mas não concordei com a ordem – além de ter sentido a falta de alguns trailers marcantes. Então depois de um trabalho exaustivo, trouxe para vocês a nata dos trailers. Eles variam de duração (de 30 segundos até SETE minutos), de gênero, de proposta. A única coisa em comum está a genialidade – todos atingem com louvor seus objetivos: vender o filme. Agora deixemos de papo.
Divirtam-se.

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Pôsters Clássicos – Drew Struzan

Clássico é Clássico segunda-feira, 27 de julho de 2009 – 1 comentário

A idéia de escrever a coluna de hoje surgiu da minha última ida ao cinema. Me bateu um enorme vazio ao olhar para os pôsters e perceber que pelo menos 75% deles seguiam um desses modelos:
“Apresentação” dos principais personagens

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Dez Músicas Inesquecíveis – Filmes de Terror

Clássico é Clássico segunda-feira, 20 de julho de 2009 – 31 comentários

Continuando o especial de “férias”, hoje resolvi montar outro tipo de lista para vocês. Ao invés de cenas, contemplarei as mais famosas músicas/temas musicais para vocês em outra lista, dessa vez com as músicas mais marcantes da história do cinema. O gênero escolhido para a coluna de hoje foi o terror. Lembrando que não estou me preocupando com a qualidade da obra ou nada parecido, mas listando as músicas mais famosas e assustadoras que já passaram pelas telonas. Cabe ressaltar também que a ausência de alguns filmes como O Iluminado se devem ao fato destes utilizarem o silêncio para provocar o medo: é a angustiante espera pela iminênte quebra do silêncio. Mas como esse não é o nosso foco… vamos que vamos.

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As 10 Cenas de Ficção Científica mais Famosas do Cinema

Clássico é Clássico segunda-feira, 13 de julho de 2009 – 10 comentários

Bem, estamos de férias. Pelo menos eu estou. Então, buscando dar uma folga para mim e para vocês, vou dar uma interrompida na minha série sobre movimentos cinematográficos (que vocês podem acompanhar aqui, aqui e aqui). Hoje começarei uma outra série, que deve ser recorrente aqui no Clássico é Clássico e que junta tudo o que vocês mais gostam: mulheres listas, filmes, vídeos e pouco texto. Para variar, não irei dar muitas explicações sobre as cenas pois estou sem saco de escrever eu acho muito mais válido você irem atrás das obras por curiosidade (se conseguirem ser alienados o bastante para não conhecer alguma). Ainda sim, selecionar e eleger as cenas não foi tão simples quanto pode parecer. Principalmente porque devido ao gênero escolhido, deixar algumas obras de fora iria incitar a fúria de milhares de nerds fãs. Antes de começarmos, vale lembra que são as cenas “mais famosas”, não necessariamente as melhores ou dos meus filmes favoritos, e menos ainda do “melhores filmes”. Com isso em mente, vamos lá.

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O Cinema Experimental Soviético: Defensores da Montagem

Clássico é Clássico segunda-feira, 06 de julho de 2009 – 6 comentários

Nas últimas duas colunas falei um pouco sobre dois importantíssimos movimentos cinematográficos da década de 20: o expressionismo alemão e o cinema americano de Keaton e Chaplin. E se esses movimentos são a prova viva de que filmes mudos podem, sim, serem vistos como entretenimento nos dia de hoje, os soviéticos vão justamente pela corrente contrária. Grande parte de seus filmes mais marcantes são, na verdade, ensaios e experimentos quanto a linguagem cinematográfica, sem se preocupar com roteiro ou atuações. Mas isso não é regra. E ainda sim, a importância que códigos nomes como Sergei Eisenstein, Dziga Vertov, Lev Kuleshov e Vsevolod Pudovkin tiveram para a constituição do cinema moderno foi tanta que não dá pra imaginar como tudo seria hoje sem eles. Basta dizer que eles foram as mentes por trás do processo de montagem. continue lendo »

O cinema mudo norte-americano: Chaplin e Keaton

Clássico é Clássico segunda-feira, 29 de junho de 2009 – 3 comentários

Bem… na coluna passada falei sobre o movimento cinematográfico mais impressionante da década de 20: O expressionismo alemão. Mas foi dos EUA, que já havia sido palco do nascimento do “cinema moderno” com Griffith em 1915, que surgiram dois diretores, atores e roteiristas, que se tornariam sinônimo de cinema mudo: o todo poderoso Charles Chaplin e o não menos magnífico Buster Keaton.

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O Expressionismo Alemão

Clássico é Clássico segunda-feira, 22 de junho de 2009 – 2 comentários

Aproveitando o excelente post da Uiara sobre cinema alemão, eu resolvi acabar com a burrice de vocês abordar o movimento cinematográfico mais famoso daquelas terras. Antes de vocês falarem que não conseguem imaginar nada pior do que um filme mudo e europeu, saibam de antemão que se tratam de filmes realmente bons. Não se tratam de filmes maçantes que só os “intelectualóides” pagam pau. continue lendo »

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