Eu Sou a Lenda (Devir)

Bíblia Nerd sexta-feira, 04 de Fevereiro de 2011 – 0 comentários

Não é novidade que “vampiros” estão na moda. Mas essa resenha de hoje nada tem a ver com esses vampiros que brilham no sol. Nada tem a ver com vampirinhos bonzinhos e “vegetarianos”. Essa resenha é uma história que resgata a tradicional lenda dos vampiros e a adapta ao mundo atual, tentando justificar todas as crenças com uma base científica. Lenda passa a ser ciência. Exceção passa a ser regra. Anormal transforma-se em normal. Tudo é relativizado.

Me afasto mais uma vez da Analfabetismo Funcional para recomendar uma excelente história em quadrinhos: Eu Sou a Lenda, adaptação do aclamando livro homônimo de Richard Matheson, de 1954, que também ganhou versão para o cinema, protagonizada por Will Smith. continue lendo »

Red (Wilsdtorm)

Bíblia Nerd sexta-feira, 03 de dezembro de 2010 – 2 comentários

Atenção: o texto a seguir está intencionalmente vago (E, com isso, quero dizer vago até mesmo para uma resenha). Devido ao enredo, qualquer informação extra pode ser considerada um spoiler de proporções titânicas. Aperte os cintos, a Bacon Airlines agradece a sua preferência e lhe deseja um bom vôo. continue lendo »

Piratas do Tietê 1 e 2 (L&PM Pocket)

Bíblia Nerd sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 1 comentário

O bacon é um site relativamente novo, tendo pouco menos de dois anos de existência; leitores mais antigos devem lembrar-se de nossa origem, como um embrião do hoje extinto Ato ou Efeito (Se você é novo por aqui e não sabe do que diabos estou falando, saiba mais aqui), sendo meio que um gêmeo fraterno do Sake com Sal. Porém, poucos sabem (Ou sabiam) que o AoE, antigo quartel-general da OLOLCO Corp. era móvel. Construído a partir dos destroços do Bismark, o Chow-Chower era o navio pirata mais temido na costa sul do Gabão, pilhando aldeias atrás de álcool e salame de zebra.

Com a intenção de manter vivos os piratas incrustados em nossas mentes porcas, e tudo de ruim que eles representam, apresento-lhes… Os Piratas do Tietê! continue lendo »

Love and Rockets (Fantagraphics)

Bíblia Nerd sábado, 02 de outubro de 2010 – 0 comentários

Love and Rockets contém um conjunto de narrativas contínuas, pertencentes a dois grandes grupos: Palomar, da autoria de Gilbert Hernandez, e Hoppers 13 (Também conhecida por Locas) da autoria de Jaime Hernandez (Sim, eles são irmãos). Além destas, contém também diversas histórias isoladas curtas, anedotas, contos surrealistas, entre outras coisas. continue lendo »

Watchmen e a revolução das HQs

Bíblia Nerd quarta-feira, 15 de setembro de 2010 – 4 comentários

Watchmen. Uma das minhas HQs prediletas, a qual eu vivo propagandeando e elogiando nas minhas colunas, junto com mais meia dúzia de congêneres. Possui um roteiro bem-feito, sem pontas soltas, uma história agradável e, em sua maior parte, crível e bem construída (Com a exceção do clímax. A adaptação para as telonas teve um final melhor, em minha nada modesta opinião). A arte é agradavelmente detalhada e bem feita.

Mas, não foi a arte, sozinha, que consagrou Watchmen como uma das melhores HQs do mundo, como um farol ao qual todas as histórias deveriam usar como guia. O que transformou Watchmen num fenômeno de crítica foi a visão realista dos personagens. continue lendo »

Namor – As Profundezas (Marvel)

Bíblia Nerd terça-feira, 24 de agosto de 2010 – 1 comentário

Essa semana a coluna Analfabetismo Funcional entra de férias, porque vou falar sobre HQ. Antes, porém, deixo registrado que, para mim, histórias em quadrinhos (Em sentido amplo) são enquadrados como literatura,assim como qualquer livro (Até mais que muito livrinho por aí…), mas isso é assunto pra outro artigo. continue lendo »

O Analista de Bagé (L&PM)

Bíblia Nerd sábado, 03 de julho de 2010 – 3 comentários

Estereótipos, como todos aqui devem saber, são uma parte inseparável do humor. Eles podem ser atribuídos a qualquer grupo de pessoas que possa, de algum modo, ser diferenciado/catalogado dos outros por alguma característica mais aparente. Alguns estereótipos, como o comumente associado aos nerds, possuem fundamento (Anti-social, pálido e viciado em informação); outros, como o da loura (Burra e, por vezes, promíscua) não possuem nada no qual se apoiar.

No Brasil, os estereótipos mais comuns são aqueles associados a regiões/estados: O cearense vive na seca, comendo calango com farinha; o paraibano é o cearense “cabra-macho sim senhor”; o baiano e o mineiro são preguiçosos; o nortista, índio. O carioca é malandro, o mato-grossense é um corno cantor de sertanejo, o acreano não existe e o gaúcho o que é? Bicha! continue lendo »

A Liga Extraordinária, Volume II (America’s Best Comics)

Bíblia Nerd sexta-feira, 04 de junho de 2010 – 1 comentário

Há muito, muito tempo atrás, na aurora do tempo, havia um colunista do AOE, conhecido pela alcunha de Black. Induzido por overdoses de benflogin e salame de chow-chow, ele resenhou o primeiro volume d’A Liga Extraordinária. Depois de tantos anos, no entanto, ninguém cumpriu seu legado de resenhar o resto da obra, o que o levou ao suicídio. Hoje, seu fantasma assombra a OLOLCO Corp., arrastando tentáculos e gemendo “Dattebayo” pelos corredores. Para nos livrar desse incômodo fantasma, cumprirei seu legado e resenharei o segundo volume d’A Liga Extraordinária. continue lendo »

The Exterminators (Vertigo)

Bíblia Nerd sexta-feira, 30 de Abril de 2010 – 4 comentários

Você aí, leitor solteiro, que mora sozinho, me responda uma coisa sinceramente: Em que estado de limpeza está sua casa/apartamento/quitinete? Provavelmente, o chão está juncado de embalagens de barras de cereal, batatas fritas industrializadas, pacotes de biscoito e caixas de CD. Em cima da mesa, uma profusão de latas e garrafas de todo tipo de bebida. Na cozinha, pilhas e mais pilhas de caixas de pizza, hot pockets (Como você consegue comer isso?), cascas de ovos e, claro, as onipresentes e indefectíveis embalagens de miojo. Sim, eu sei que você é um relaxado. Mas, sabe quem adora essa sua falta de organização e limpeza? Não, não sou eu. São artrópodes, da classe dos insetos, geralmente pequenos, marrons e com uma predileção por locais quentes e úmidos: As baratas. continue lendo »

Delírios Cotidianos (L&PM Editores)

Bíblia Nerd sexta-feira, 02 de Abril de 2010 – 0 comentários

Charles Bukowski, apesar de não ser muito famoso, tem lá seu considerável quinhão de admiradores devido ao seu estilo narrativo, que denominarei realismo realisticamente escroto. Vocês, adoradores de Hollywood (Ou Bollywood, sei lá) e conhecedores de cultura estadunidense em geral, devem conhecer o termo loser, que, basicamente, serve para designar aquelas pessoas cuja maior realização na vida é comprovar a existência da atração gravitacional e da impenetrabilidade dos corpos, entre outros princípios da física que você não se lembra por estar conversando com o colega na carteira ao lado. Ou seja, um zé ninguém. continue lendo »

Página 1 de 512345

busca

confira

quem?

baconfrito