Piratas do Tietê 1 e 2 (L&PM Pocket)

Bíblia Nerd sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O bacon é um site relativamente novo, tendo pouco menos de dois anos de existência; leitores mais antigos devem lembrar-se de nossa origem, como um embrião do hoje extinto Ato ou Efeito (Se você é novo por aqui e não sabe do que diabos estou falando, saiba mais aqui), sendo meio que um gêmeo fraterno do Sake com Sal. Porém, poucos sabem (Ou sabiam) que o AoE, antigo quartel-general da OLOLCO Corp. era móvel. Construído a partir dos destroços do Bismark, o Chow-Chower era o navio pirata mais temido na costa sul do Gabão, pilhando aldeias atrás de álcool e salame de zebra.

Com a intenção de manter vivos os piratas incrustados em nossas mentes porcas, e tudo de ruim que eles representam, apresento-lhes… Os Piratas do Tietê!

Apesar de extremamente estereotípica (Ou, mais precisamente, devido a isso), as tirinhas são hilárias. Ah, esqueci de mencionar? Os dois livros são coletâneas de tiras, de três ou quatro quadros. Não esperem grandes histórias se desenvolvendo, subenredos ou coisas do tipo. Existem algumas tiras seriadas, como Rabeléia e os Piratas, Piratas Baby! e Sindirata, entre outras. As coletâneas de Piratas do Tietê são material para se ler despreocupadamente, enquanto se espera que a sua gordinha termine de se arrumar, ou em situações semelhantes.

Os personagens? Bem, são centenas, mas só uma dúzia, recorrente, é realmente importante. Capitão, que, obviamente, comanda o navio dos Piratas do Tietê; se destaca (Ou, no caso, não) por ter um tapa-olho, perna de pau, barba grande, argolas de ouro nas orelhas e um chapéu de corsário (E, vez por outra, um papagaio no ombro). Outros personagens são Jack, o contramestre; Rozy, a filha do Capitão; Aníbal, O Conquistador; Morte; Filipe, O Sanguinário; o Jacaré do Tietê, e, finalmente, Silver Joe, caçador de piratas e sua filha Graziela, louca pelos mesmos.

A maioria das tiras, mesmo seguindo a alma anárquica da pirataria, possui, por trás do sexo, álcool, violência, crimes, atrocidades e otras cositas más, críticas à sociedade e ao nosso modo de vida, incentivando-nos a levar uma vida mais despreocupada e hedonista.

Tá esperando o quê aí, grumete? Traga logo minha cuba libre e corra pra comprar sua edição antes que eu enfie uma espada na tua garganta, ou algo do tipo. ARRRRRRR. E aproveita a viagem pra passar na Ilha do Tesouro, verme maldito!

Piratas do Tietê, Vols. 1 e 2


Piratas do Tietê-A escória em quadrinhos; Piratas do Tietê 2-Histórias de pavio curto
Lançamento: 2007
Arte: Laerte Coutinho
Roteiro: Laerte Coutinho
Número de Páginas: 111;127
Editora:L&PM

Leia mais em: , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Tenho ambas as coletâneas e elas são simplesmente demais! Piratas do Tietê trata a vida com tanto sarcasmo e desprezo que eu acho fascinante. E, claro, com o foda-se ligado.

    São poucas as tirinhas que não se ri ao ler. Eu recomendo fortemente, principalmente aos otakus compulsivos por mangás água-com-açúcar. Os piratas os farão criar bolas. Aye!

busca

confira

quem?

baconfrito