Injustiças do Oscar – parte 1

Clássico é Clássico segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2009

A maior festa do cinema está chegando.
E com ela a certeza de mais uma noite tremendamente injusta.
Não que eu esteja fazendo adivinhações, a minha afirmação se fundamenta já nas indicações. Wall-E e The Dark Knight não estarem concorrendo a principal categoria por preconceito com seus gêneros, é um exemplo claro. Mas para não ficar somente nele, alguém acha que O Curioso Caso de Benjamin Button merecia 13 indicações ao Oscar? Ou que Valsa com Balshir – uma animação israelense, favorita ao Oscar de melhor filme estrangeiro, não deveria estar entre os indicados a melhor filme animado? Ou como explicar a total ausência de Gran Torino, um dos melhores filmes de Clint Eastwood, na premiação? Vou parar por aí para não me desvirtuar do propósito da coluna.
O que eu quero dizer, é que conservadorismo e protecionismo está empregnado na academia desde sua criação em 1927. E é sobre esse passado vergonhoso que eu quero falar, e nada mais efetivo para isso do que começar falando sobre alguns diretores que nuncam levaram o Oscar da categoria.

 Chaplin, Kubrick e Hitchcock – Três dos maiores diretores da história foram para o túmulo de mãos abanando

Embora sendo o menos lendário dos três, o caso de Hitchcock ainda tem um agravante: o mestre do suspense conseguia bilheterias exorbitantes em quase todos os seus filmes, sendo além de tudo, queridinho dos produtores.
Não menos vexatório é o fato de outros grandes nomes, como Orson Welles, de Cidadão Kane, Ridley Scott, de Gladiador, Sidney Lummet de Um Dia de Cão e Howard Hawks de À Beira do Abismo nunca terem levado a estatueta.
Saindo da cena Hollywoodiana o quadro fica ainda mais ridículo, ou você acha que nomes como Fellini – indicado a 12 Oscars, Kurosawa, Jean Renoir e Truffaut, já ganharam alguma coisa? Então podem tratar de acalmar os ânimos, a falta de indicação de Christopher Nolan pelo filme do Batman é só mais um arranhão, na já devastada credibilidade da academia.
Ainda vale ressaltar que muitas vezes um diretor acaba levando o Oscar por um filme não tão bom – como foi o caso da vitória de Scorsese por Os Infiltrados. A sensação de desculpas pela falta de premiação em seus dois clássicos, Taxi Driver e Touro Indomável ficou evidente. Ao menos não precisou receber um Oscar honorário, como aconteceu com Chaplin. Retomando as palavras do crítico Sérgio Augusto:

Um Oscar cravejado de vergonha e hipocrisia.

Afinal estamos falando do principal nome do cinema, e que só foi agraciado por um Oscar de melhor música em 1973, por Luzes da Ribalta – um filme de 1952, para o qual se aproveitaram de uma “brecha” do regulamento, já que o filme só foi lançado em Los Angeles vinte anos depois.

Mas as injustiças não ficam restritas a categoria de melhor diretor. Premiações técnicas e de roteiro sofrem do mesmo mal. Um exemplo recente, foi a inexplicável derrota de Transformers para A Bússola de Ouro, na premiação de Efeitos Visuais.

 Robôs > Ursos

E não menos prejudicados por essas babaquices escolhas da academia são os atores. Vejamos por exemplo a clara tentativa de “retratação” com a Kate Winslet – não estou julgando sua atuação em O Leitor ou Foi Apenas um Sonho; que já concorre a sua sexta indicação ao Oscar e quem tem passado semelhante no que se diz a outros prêmios. Porém diversos atores não tiveram a mesma sorte de ter seu erro corrigido.
Escolhi quatro exemplos marcantes.

1) GRETA GARBO
A atriz sueca concorreu a quatro Oscars e ficou imortalizada para sempre na história do cinema. Mas não da do Oscar. A não ser como um dos únicos casos de duas indicações em uma mesma categoria, já que isso não é mais permitido.

2) PETER SELLERS
Um dos maiores atores da história, Sellers nunca recebeu muitas indicações por puro preconceito dos acadêmicos com os seus papéis em comédias. Ainda sim foi responsável por uma das maiores atuações da história do cinema em Dr. Fantástico, que passou em branco.

3) DEBORAH KERR
Embora vencedora de um Globo de Ouro, e iconizada para sempre na cena do beijo de A um passo da eternidade, a loira nunca levou o prêmio em nenhuma de suas 6 indicações.

4) PETER O’TOOLE
Eternizado por seu papel em Lawrence das Arábias já foi indicado a 8 Oscars, e até agora nada. Embora seja o único da lista ainda vivo, depois de sua última indicação, por Vênus, não acredito que haverá outra chance para o já morto em pé idoso ator.

Estes são apenas alguns representantes, de toda uma infinidade de nomes que não tiveram sua carreira reconhecida pelo prêmio.
Na próxima coluna, quando já saberemos quem foram os novos injustiçados vencedores, eu falarei sobre as principais injustiças cometidas na categoria de Melhor Filme.
Para encerrar uma citação de Woody Allen, quando este explicava o porque de não ter aparecido na cerimônia em que venceu por Noivo Neurótico, Noiva Nervosa.

Sei que isso soa terrível, mas ganhar um Oscar não significa nada para mim. Quando você vê quem ganha e quem não ganha, pode perceber a falta de sentido do Oscar.

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  • joão !

    apoiado.

    a academia sempre caga veio. apesar de ter gostado de O Curioso Caso de Benjamin Button, e achar que o final feito foi um dos melhores que eu já vi nos últimos anos, nem fodendo merecia 13 indicações. falta de (segundo alguns críticos) qualidade da concorrência.

    já sobre os transformers e a bússola de ouro, acho que os flmes foram pau a pau. qualquer um dos 2 que ganhasse teria seus méritos. apesar de o filme da bússola de ouro ter sido MUITO ruim, e não ter chegado aos pés do livro.

    falous

  • b

    É mais vergonha ainda um prêmio desses receber tanta atenção ainda, enquanto o BAFTA, Leão de Ouro, e menos, o Globo de Ouro, entre outros fazem ótimas premiações e parecem não receber o mesmo tratamento que o Oscar.

  • Fuzzy

    “Injustiças do Oscar” deveria ser uma coluna, no mínimo.

  • Onurb

    Nussa… essa do Woody Allen quebro as pernas dos “velhinhos” da academia…

  • Red

    oscar é jaba

    tem festivais ao redor do mundo com muito mais credibilidade, julgado por criticos e profissionais serios

  • OLOLCO Corp.

    @Red
    Tipo o Termômetro de Ouro.

  • Lucas

    Concordo em parte com algumas coisas que voçê escreveu……..mas vamos por parte, eu acho que tanto wall-e como batman são extraordinarios mas indicalos a melhor filme é uma coisa sem muito sentido, existe um limite entre a ficçao e a realidade, assisti gran torino e achei um belo filme, mas meu amigo eu acho que a academia já lambeum muito o saco do CLINT e ignorou totalmente o SCORCESE lembra da disputa entre melhor filme entre aviador e menina de ouro e menina de ouro venceu, aquilo foi uma palhaçada, acho que o CLINT exagera muito e querer emocionar a academia e esquece o que é ser diretor, já o SCORCESE é simplesmente um gênio, OS INFILTRADOS é um filme extraordinario, sensasional , vulcanico. espero q vc leia e me respondo, gosto muito de conversar com gente inteligente.

  • vassourada

    @Lucas:
    Wall-E e The Dark Knight estavam (junto com Dúvida, O Lutador e Frost/Nixon)facilmente entre os melhores filmes do ano. O que acontece é que a Academia é covarde – com alguns lampejos de ousadia como as indicações a melhor filme de A Bela e a Fera e Babe e O Porquinho Atrapalhado (que era o melhor dos indicados do ano); e totalmente parcial. Os infiltrados não passa de um grande filme de ação, fraquissimo quando comparado a Taxi Driver e Touro Indomável, que eram superiores a todos os seus concorrentes da época. Depois disso, a chance mais próxima de Scorsese levar o Oscar foi com Goodfellas – seguindo com filmes medianos como Cassino e Gangues de Nova York.
    Quanto a “O Aviador” x “Menina de Ouro”, não tenho muito que comentar – para mim, o primeiro é uma tentativa de épico que ganhou menos visibilidade do que deveria, e Million Dolar Baby, um drama aguado – do jeito que a Academia ama (mesmo que Clint já tivesse levado Oscars por “Os Imperdoáveis”. Mas é preciso lembrar que ainda sim, que os melhores do ano como Hotel Ruanda, Os Incríveis e Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças ficaram restritos as outras indicações. Porém como eu foi tema desse texto, a Academia é injusta. Eu não afirmaria que Scorsese é um gênio, mas sim que FOI um gênio – seus filmes até 1990 era verdadeiros clássicos, caindo razoavelmente de qualidade depois disso – mas ainda bom o suficiente para me fazer ir ao cinema devido somente ao seu nome.
    Continue escrevendo! Abraços.

  • yuri

    Pode colocar na lista diretores como Bergman, Buñuel e Fellini

  • Luís Eduardo

    Você esqueceu dos clássicos de ficção dientífica “2001(…)” e “contatos Imediatos(…)” que não concorreram a melhor filme, puro pré-conceito ao gênero, e o próprio Steven Spielberg, que não concorreu a diretor por filmes como Tubarão e A Cor Púrpura, filmes “divertidos” que parecem que não concorreram a mais prêmios por mero capricho do oscar, como De Volta para o Futuro (Michael J. Fox merecia uma indicação pela atuação, além do próprio filme ser extraordinário nos demais aspectos artísticos) e sua primeira continuação que não levou a estatueta de efeitos especiais (deram a “O Segredo do Abismo”, que apesar de ter a incrível cena do tentáculo apresenta várias tomadas inferiores as duplas atuações e Deloreans voadores), e, apesar de eu gostar de “Senhor dos Anéis”, no oscar premiado em 2002 quem deveria levar a estatueta pelos efeitos especiais era “A.I.”. Atores na atualidade tem Jim Carrey, assim como Jerry Lewis, o que evita ele levar um indicação é a sua carreira como comediante, mas isso não é desculpa para não receber uma indicação por “Brilho Eterno (…)” e “Trueman”. E, por fim, vejo que o Oscar não gosta de góticos, desde Edward quero saber como Tim Burton ainda não levou uma indicação; passou Ed. Wood, O Cavaleiro Sem Cabeça, “Peixe Grande(…)” (que merece destaque, pois a academia só indicou pela trilha sonora) e “Sweeney Todd(…)”.

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