Clube de leitura

Analfabetismo Funcional terça-feira, 10 de maio de 2011 – 9 comentários

Caros leitores (Todos os quatro), desde que livros se tornaram algo que apenas servem de bases para filmes meia-boca, é dificil encontrar hoje em dia algo que se encaixe numa realidade que possa ser discutida com outros seres humanos “”normais””, que pensam e ouvem sua opinião, discutindo como bons homo sapiens, que discutem sem ter que ameaçar de morte outras pessoas do circulo.
continue lendo »

Não dá pra ver que eu tô lendo?!

Livros terça-feira, 03 de maio de 2011 – 7 comentários

Estava até com saudades de fazer um post assim… Mas isso não importa. O que importa aqui é, que se você, assim como eu, gosta de ler, você odeia ser interrompido durante a leitura. Quem liga se o barco está afundando, se acabou a energia, se a Helena da novela morreu ou se o café ficou pronto?

 continue lendo »

Contos Inacabados (J. R. R. Tolkien)

Livros terça-feira, 26 de abril de 2011 – 3 comentários

Eis que finalmente concluímos a principal história de Tolkien aqui no Bacon. O livro é grande, pesado e tem um monte de informações totalmente irrelevantes, caso você tenha assistido apenas os filmes… Para ser sincero, Contos Inacabados é totalmente inútil “históricamente” falando, mas leia este post mesmo assim.

 Foda-se, não vou explicar sobre Beren e Luthien.

continue lendo »

Conto: Um sonho de sonhador

Analfabetismo Funcional terça-feira, 19 de abril de 2011 – 0 comentários
 Não, não estou falando desse sonho

Essa noite eu tive um sonho. Como diria Raul Seixas, “um sonho de sonhador”. Pois é, maluco que sou, sonhei que os sonhos de todos indivíduos de um país se realizavam do dia para a noite. Bem ao menos, em tese, seriam realizados se não fossem as contradições surgidas nesse processo.

Como todo sonho, no momento que é sonhado tudo faz sentido, tudo se encaixa perfeitamente. Depois que acordamos notamos as bizarrices de um mosaico que não encaixa. Começamos a contar para alguém e percebemos que tudo aquilo, geralmente, não tem um mínimo de verossimilhança. continue lendo »

Sobre séries de livros

Livros terça-feira, 12 de abril de 2011 – 31 comentários

Sério, nenhum de vocês vai ter tanto sucesso quanto O Senhor dos Anéis ou Harry Potter. Aliás, nenhum de vocês deveriam ser comparados à ambos, porque são cópias esdrúxulas e descadaras de ambos. E para ficar mais claro ainda, ninguém tem saco para romances melosos… Só meninas de 12 anos, mas elas não tem dinheiro para comprar seus livros.

 continue lendo »

Paralelo: 1984 (George Orwell) x Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)

Livros quarta-feira, 06 de abril de 2011 – 16 comentários

Sabe qual a coisa mais legal de fazer uma comparação entre duas coisas? Bom, primeiro você já analisa duas obras de uma vez só, e segundo, escolhe quais pontos das duas se adaptam mais a algum de seus conceitos. Eu ando gostando de fazer comparações, viu. Aqui no Bacon, já teve A Felicidade Não se Compra x Clube da Luta e Mr. Holmes x Dr. House. Agora, eu decidi analisar alguma coisa que tenha mais a ver com política. Nada melhor, então, que duas das obras de ficção literárias com maior envolvimento político da história. continue lendo »

Fórmulas, formas e moldes

Analfabetismo Funcional terça-feira, 05 de abril de 2011 – 2 comentários

Escrevo esse texto num domingo de noite, faltando algumas horas para ir dormir. Então, se daqui a uns minutos eu parecer chato, quer dizer que eu babei no teclado e estou escrevendo por osmose. Pense nisso como uma aula de biologia, só que sem as provas:

Mas vamos começar essa bagaça. continue lendo »

O mal-estar na cultura (Freud)

Livros sexta-feira, 01 de abril de 2011 – 1 comentário

Das muitas ciências que o ser humano dispõe hoje em dia, uma delas causou um auê foda na comunidade científica quando foi lançada: A psicanálise. Freud é mais um daqueles caras que publicam um trabalho já sabendo que vai enfrentar montanhas de problemas e que vai ter que brigar com muita gente… Felizmente (Para ele), o trabalho estava certo.

 Tirinha foda do Um Sábado Qualquer

continue lendo »

Recomendo: O signo dos quatro (Sir Arthur Conan Doyle)

Analfabetismo Funcional terça-feira, 29 de março de 2011 – 2 comentários
 Capa de estudo sobre Sherlock e a cocaína

Depois de ler esse ótimo artigo sobre Dr. House e Sherlock Holmes, me dei conta que estava devendo um post para o maior detetive da Literatura. Elementar, meu caro Watson, que estou falando de Sherlock Holmes. continue lendo »

Fábulas (Esopo)

Livros sexta-feira, 25 de março de 2011 – 4 comentários

Com absoluta certeza você já leu ou já te contaram uma fábula, aquelas histórias com animais e com uma moral no final. E com 99,9% de certeza era uma fábula de Esopo. É, as histórias que você ouvia quando criança tem mais de 2600 anos: Um tapa na cara dos Irmãos Grimm.

 Esqueçam isso, Esopo curtia morte, destroçamentos e sangue.

continue lendo »

confira

quem?

baconfrito