Paralelo: 1984 (George Orwell) x Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)

Livros quarta-feira, 06 de abril de 2011

Sabe qual a coisa mais legal de fazer uma comparação entre duas coisas? Bom, primeiro você já analisa duas obras de uma vez só, e segundo, escolhe quais pontos das duas se adaptam mais a algum de seus conceitos. Eu ando gostando de fazer comparações, viu. Aqui no Bacon, já teve A Felicidade Não se Compra x Clube da Luta e Mr. Holmes x Dr. House. Agora, eu decidi analisar alguma coisa que tenha mais a ver com política. Nada melhor, então, que duas das obras de ficção literárias com maior envolvimento político da história.

1984 (Nineteen Eight Four) é uma ficção escrita pelo inglês George Orwell em 1948, sendo uma projeção do que seria o mundo em um futuro próximo. Nesse mundo, o uma espécie de “ditadura oculta” é instalada pelo estado, que chega quase a controlar o pensamento de toda a população, através de vigia intensa e rígidos padrões de comportamento por eles exigidos, mas tão bem manipulados que quase ninguém se dá conta desse controle. Ou seja, um verdadeiro regime totalitário, tal como foi o nazismo, o fascismo e o comunismo, que ainda eram bastante influentes em 1948, ano da primeira publicação da obra.

O livro de Aldous Huxley, Admirável Mundo Novo (Brave New World), por sua vez, foi escrito em 1932, e também era um esboço hipotético de uma sociedade futura. Paradoxalmente ao livro de Orwell, a sociedade proposta por Huxley era estruturada sob os pilares da liberdade individual, onde não há casamento, maternidade e paternidade, fazendo com que não hajam laços emocionais entre as pessoas.

Mas o ponto que eu quero chegar não é discutir o enredo dos dois livros. O interessante é comparar as ideologias dos governos propostos nos livros para o mundo de hoje. Através dos quadrinhos abaixo, acho que dá pra fazer uma comparação legal e o texto não ficar muito longo, já que se for abordar a fundo, é assunto pra caralho.

 Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência
 Qual será pior, hein?
 Olha a Globo aí, gente

E aí, qual dos dois o mundo atual mais se parece, hein?

Leia mais em: , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito