Contos Inacabados (J. R. R. Tolkien)

Livros terça-feira, 26 de abril de 2011

Eis que finalmente concluímos a principal história de Tolkien aqui no Bacon. O livro é grande, pesado e tem um monte de informações totalmente irrelevantes, caso você tenha assistido apenas os filmes… Para ser sincero, Contos Inacabados é totalmente inútil “históricamente” falando, mas leia este post mesmo assim.

 Foda-se, não vou explicar sobre Beren e Luthien.

Contos Inacabados, como nota-se pelo nome, é uma coletânea de vários escritos de Tolkien que ou não foram terminados (Acabando literalmente no meio de uma frase) ou que não foram revisados e receberam um acabamento necessário para serem publicados. O livro é dividido em quatro partes: Uma para cada era do mundo e a quarta para “bônus”, além das notas, glossário e mapas.

Assim como Os Filhos de Hurin, este livro não é para pegar e ler normalmente: Se você não tiver lido ao menos O Senhor dos Anéis não entenderá praticamente nada aqui. Também é bom ter lido O Silmarillion, uma vez que é o único livro que trata da primeira e da segunda era.

Basicamente, tudo que está no livro pode ser tido como um “extra” igual aos que tem nos DVDs: São descrições de lugares, histórias de personagens antes do SdA e que ficaram de fora do Silmarillion, curiosidades, detalhamento sobre algumas batalhas e informações sobre os povos da Terra Média, os Istari (Magos, como o Gandalf) e os palantíri (Aquela “bola de cristal” do filme). Na real, o livro só serve caso você já conheça o resto da obra de Tolkien e queira saber mais, porque definitivamente é um livro horrível para te introduzir (Ui) ao resto da obra.

Contos Inacabados é um bom livro que não faz diferença: Não altera em praticamente nada na história do SdA, nem do Silmarillion, e quanto ao Narn I Hîn Húrin, se você já leu o livro em si, pode pular a versão deste livro (Acredite, é melhor se você pular). E mais duas dicas: Leia todo o glossário antes e fique com o livro aberto nas notas também.

Contos Inacabados


Unfinished Tales of Númenor and Middle-earth
Ano de Edição: 2010
Autor: J.R.R. Tolkien
Número de Páginas: 587
Editora: Martins Fontes

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Eu marco as páginas das notas sempre…

    Contos Inacabados é um livro “gostoso” de se ler, já que dá pra ler qualquer parte a qualquer momento. Muito bom pra quem quer conhecer tudo possivel no universo tolkieniano.

  • Rafa

    Não li nenhum livro do J. R. R. Tolkien, e nem tenho vontade de ler, pura preguiça mesmo…

  • Cesar

    Estou lendo o Contos Inacabados, e não acho que seja inútil(nem a duplicata do Filhos de Húrin que ele traz). Para quem é crítico, pode até não gostar, mas eu, como fã do autor, acho importante qq informação extra sobre a Terra-Média.

busca

confira

quem?

baconfrito