Mão de obra estrangeira

Primeira Fila sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008 – 0 comentários

Quando Hollywood viu que nem sempre era possível refilmar com sucesso e qualidade obras de outros países, resolveu que convidar diretores estrangeiros (diretores que não são americanos) para contar ou filmar com um olhar diferente as tramas já desgastadas de Hollywood, poderia agradar e conquistar novos fãs do cinema americano.

Um dos mais requisitados nos anos 90 foi Roland Emmerich, alemão de origem, que em meados dos anos 80 já realizava co-produções entre a Alemanha e os EUA. Nos anos 90 foi adotado como um cineasta especialista em blockbusters de ação, ficção e aventura. Começou com Soldado Universal, ação com ficção que reunia uma dupla de peso pesados do cinema de ação na época, Dolph Ludgren e Jean-Claude Van Damme. Depois dirigiu Stargate, Independence Day e O Dia Depois do Amanhã. Para este ano, Emmerich lança 10.000 a.C, produção com a “meia-brasileira”, Camilla Belle (do filme Quando Um Estranho Chama) e Omar Shariff numa aventura que se passa na Pré-História.

Será que desta vez Emmerich acerta a mão?

Outro diretor, também não lá muito elogiável porque meio que produz um filme decente a cada ciclo do calendário chinês, é o holandês Paul Verhoeven, que dirigiu os bons Robocop e Vingador do Futuro mas também os ruins Showgirls (que na verdade não é ruim, é HORRÍVEL e MEDONHO) e Tropas Estrelares. Há pouco Verhoeven voltou a seu país de origem para dirigir A Espiã, um drama que se passa na Segunda Guerra e que angariou elogios da crítica. No entanto, vai voltou aos EUA para dirigir a seqüência de Thomas Crown, a ser lançada agora em 2008.

Normalmente, esta transição ocorre quando estes diretores conseguem alguma apreciação atráves de prêmios em Festivais ou mesmo no Oscar, com filmes nos seus paises de origem. Exemplo disso é Gabriele Muccino, diretor italiano de bastante sucesso pelos seus melodramas, principalmente O Último Beijo (refilmado nos EUA como Um Beijo a Mais), que fez com que Will Smith o convidasse para assumir a direção do “bom novelão” á Procura da Felicidade. Já está comprometido com o drama também protagonizado por Will Smith Seven Pounds, para ser lançado em 2008.

Deixando de lado um pouco os cineastas europeus, vamos falar da invasão oriental. Primeiro o cinema de ação chinês, sob a direção do mestre John Woo, chamou a atenção dos produtores americanos que foram buscar o diretor (juntamente com seu maior colaborador, o ator Chow Yun-Fat) de sucessos como Fervura Máxima e Bala na Cabeça para o inesquecível filme fodaço A Outra Face. Além deste último, Woo dirigiu O Alvo, com Van Damme (notem como o belga trabalhou com bons diretores), A Última Ameaça, com John Travolta, e os medianos Missão: Ímpossivel 2, Códigos de Guerra e O Pagamento.

Mas nem só para filmes de ação servem os diretores orientais. Ang Lee talvez seja o maior cineasta oriental do momento, trabalhando tanto em Hollywood quando na China. Para quem não liga o nome a pessoa: Lee, extremamente eclético em solo americano, dirigiu um romance de época inglês excelente, Razão e Sensibilidade, um drama de guerra pouco visto, Cavalgada com o Diabo, o drama setentista, Tempestade de Gelo, além de seu maior erro, Hulk e seu maior acerto, O Segredo de Brokeback Mountain. O mais recente integrante do pack oriental em Hollywood é Andy Lau, cineasta da trilogia Conflitos Internos (aqui somente o primeiro foi lançado, mas você com certeza conhece por ser a trama que foi refilmada como Os Infiltrados, de Martin Scorsese. No entanto, o seu primeiro trabalho em solo americano foi o banal e fraco Justiça a Qualquer Preço, recentemente lançado em dvd.

Justiça a Qualquer Preço: importação desnecessária

Os latinos não ficaram de fora. Já nos anos 80 o argentino quase brasileiro Hector Babenco com o sucesso internacional de O Beijo da Mulher Aranha conseguiu um visto de trabalho nos EUA. Depois, trabalhou com os astros Jack Nicholson e Meryl Streep, num drama sobre alcoolismo, Ironweed, e com Kathy Bates, Tom Berenger e Aidan Quinn no épico Brincando nos Campos do Senhor. Depois disto, Babenco se voltou para a produção local. No momento outros dois cineastas brasileiros – que certamente devem ter mais sorte do que Babenco – estão com carreiras promissoras nos EUA. São eles: Walter Salles, que dirigiu Central do Brasil, trabalhou em solo americano no duvidoso Ígua Negra e atualmente trabalha na produção On The Road, pra ser lançada em 2009; o outro nome, é Fernando Meirelles, que depois de Cidade de Deus, já dirigiu a produção internacional O Jardineiro Fiel
e atualmente está envolvido com o projeto Blindness, baseado no livro de José Saramago, Ensaio sobre a Cegueira e com um super elenco (Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover, Gael Garcia Bernal e Alice Braga). Recentemente viu seu nome envolvido na próxima aventura de Jack Ryan, personagem dos filmes de ação como Perigo Real e Imediato, convite que o diretor recusou.

Os mexicanos atualmente são os que melhor representam a mão de obra estrangeira nos EUA. São três nomes renomados, formando a trinca espanhola:
1) Alejandro González Inãoárritu, com o sucesso mundial de Amores Brutos, viu seu nome ser disputado por estúdios americanos, podendo escolher roteiro e elenco. Já dirigiu 21 Gramas, com Sean Penn e Naomi Watts e seu mais recente trabalho é Babel, com Brad Pitt e Cate Blanchett. Cineasta especializado em dramas com temas pesados e universais, normalmente utilizando narrativas desconstruídas em forma de mosaico.
2) Alfonso Cuaron, especializado em fantasias ou temas como rito de passagem de adolescentes ( A Princesinha, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e o mexicano E Sua Mãe Também). Realizou no ano passado uma ficção quase realista incrível e pouco vista, Filhos da Esperança, com Clive Owen e Juliane Moore.
3) Gullermo Del Toro, surgido do cinema fantástico e de suspense mexicano, como A Espinha do Diabo, hoje é disputado a tapa pelos produtores dos estúdios pelo talento comprovado em filmes como HellBoy e O Labirinto do Fauno. Para quem não sabe, Del Toro assumiu a direção de O Hobbit, adaptação do livro de J.R.R. Tolkien, com eventos anteriores aos mostrados na trilogia O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson (somente como produtor desta vez).

Imperdível!!!!!!

Filmes divulgados na internet

Primeira Fila sexta-feira, 08 de fevereiro de 2008 – 2 comentários

No longíquo ano de 1999, um filme revolucionou a forma de divulgar sua trama, o filme A Bruxa de Blair, estava ilustrado em diversos sites como se fosse uma história real, como se os eventos exibidos no filme fizessem parte de uma lenda urbana, sim, diversas pessoas acreditavam piamente nos acontecimentos que eram exibidos. E o material de divulgação não desmentia está idéia, resultado: filme barato (30 mil dólares) com uma bilheteria estrondosa, nunca um filme tão sem divulgação através de um estúdio hollywoodiano, com diretores e atores renomados, transformou-se em febre mundial.

Digo isto, porque numa campanha “normal” de marketing, atualmente, se gasta uma fatia absurda do orçamento para divulgação em entrevistas, propagandas em revistas, jornais, tevê e internet, principalmente, quando falamos dos famosos blockbusters, com o sucesso do esquema de A Bruxa de Blair, os estúdios se ligaram que a internet como ferramenta de marketing está dirigida para o público alvo, os jovens e os cinéfilos, que procuram informações sobre as produções cinematográficas, tanto que hoje é muito fácil encontrar trailer em qualquer site ou no youtube, teaser e fotos de divulgação até mesmo um ano antes da produção estrear.

No entanto, vez ou outra um filme, normalmente de menor orçamento, se arrisca e aposta quase todas suas fichas de divulgação na internet, nem sempre obtendo o mesmo sucesso que se esperava, como exemplo em 2006, o suspense trash Serpentes a Bordo, já era considerado cult antes mesmo de estrear em função das frases e xingamentos “hiper cools” de Samuel L. Jackson se referindo ao ataque das cobras em pleno vôo. Claro, que depois da estréia do filme, que se leva a sério demais e erra o tom, os comentários acabaram por esfriar o filme que não foi bem nas bilheterias.

Neste fim de semana, outro exemplo estréia, Cloverfield – Monstro, produção de J.J. Abrahms, expert em divulgação vide os produtos criados ao redor da série Lost (criação sua), que desde o ano passado chamou a atenção de todos num teaser que mostrava um ataque a Nova Iorque, não se sabe de quem, através de uma câmera digital, sem nenhum ator conhecido e tendo, inclusive, a cabeça da Estátua da Liberdade arremessada nas ruas da cidade. Consequentemente, durante todo o ano passado e início deste, a divulgação ocorria através de pequenas notas em sites ou blogs, um teaser aqui outro ali, assim, o filme ficou em destaque num período muito grande gerando muito expectativa em torno da produção.

Assim Cloverfield levantou um mistério ao seu redor e uma curiosidade ímpar, inclusive durante um bom tempo o filme não possuía nem mesmo título era referido, apenas, como projeto secreto de J.J. Abrahms, resultado bombou nas bilheterias americanas em sua estréia, e com as boas críticas que vem recebendo já arrecadou mais de 70 milhões de dólares (inclusive, já se fala em continuação para o filme, o que certamente deve ocorrer), somente nos EUA, mostrando a força de uma campanha publicitária forte e correta.

O lado bom deste negócio é que filmes, sem grandes estúdios os bancando, podem fazer uso desta máquina “quase” gratuita de divulgação para exibir seu produto por todo o mundo.

Será que animações são somente para crianças?

Primeira Fila sexta-feira, 01 de fevereiro de 2008 – 3 comentários

Depois de décadas e décadas sendo referência de animações para crianças e adultos, a Disney, viu seu império ruir com o surgimento do pequeno estúdio Pixar, primeiramente com a produção de curtas-metragens, depois com o lançamento do primeiro longa animado feito integralmente por computador, Toy Story em 1995, a Pixar viu seu nome associado a produções de primeira com tramas igualmente criativas, coisa que a Disney não soube fazer com o passar dos anos.

os brinquedos: Woody e Buzz

Com o sucesso de Toy Story, que rendeu uma sequência (única entre os filmes da Pixar, inclusive, está prometida uma terceira aventura de Woody e sua turma em 3D), a Pixar começou a se diferenciar dos demais estúdios de animação, tanto tradicionais (como Pocahontas e A Bela e a Fera, da Disney) quanto computadorizada (como A Era do Gelo, da Fox, e Shrek, da Dreamworks), num quesito mais importante para os adultos (que ocasionalmente têm vergonha de admitir que assistem desenhos) do que para as crianças, o roteiro.

Apenas duas animações da Pixar ficam devendo um roteiro melhor trabalhado, Vida de Inseto (que veio na esteira da animação da Dreamworks Formiguinhaz que se sai melhor por ter Woody Allen como protagonista, impagável), e Carros, que na verdade, parece um versão automobilística de uma comédia “sessão da tarde” de Michael J. Fox (de De Volta para o Futuro), chamada Dr. Hollywood, apesar da animação de Carros ser absurdamente perfeita.

Dory e Nemo fugindo de um faminto tubarão

As demais animações da Pixar são: Monstros SA, Os Incríveis e Procurando Nemo, que era minha animação predileta, inclusive por ter a melhor dublagem ao lado do Burro de Shrek, cortesia de Eddie Murphy, outrora um excelente comediante, Dory, a peixinha com amnésia dublada pela comediante Ellen DeGeneres. Disse predileta pois neste último ano a Pixar lançou Ratatouille, uma comédia que se passa na França, o que dá um charme todo especial ao filme, sobre um rato que sonha em ser um chef de cozinha o que seria, simplesmente, impossível, contudo, o argumento no filme é tão bem defendido pelo carisma de Rémy, o rato, que, obviamente, torcermos por ele.

Remy com Paris ao fundo

Com Ratatouille, a Pixar atingiu seu ápice, pode não ser a melhor animação para gurizada, mas como filme possui uma trama excelente (sendo indicada para o Oscar como roteiro original), montagem, fotografia, aspecto visual de altíssima qualidade e uma trilha sonora fabulosa. Repito, pode não ser o filme mais engraçado ou mesmo não ter um apelo tão grande como as demais animações do estúdio, mas, apresenta qualidades de um filme de carne-e-osso, este é o grande diferencial de Ratatouille, romper o magnitude do gênero animação.

Mas se preparem pois este ano a Pixar promete continuar inovando, seu lançamento para 2008 é Wall-E, que conta com uma história que se passa cerca de 700 anos no futuro, a Terra está infestada por poluentes. Por isso, os humanos vivem numa nave que percorre a atmosfera do planeta. Um robô que vive na Terra coletando lixo se apaixona por uma máquina que está na companhia dos humanos, no espaço. Assim, ele sai numa jornada para se juntar a ela. A animação promete ser diferente, até porque o diretor Andrew Stanton disse que quase não há diálogos em cena. Veja o trailer:

Quase ia esquecendo de mencionar que a Disney, que seria o estúdio rival da Pixar, acabou por comprá-la e John Lasseter, um dos principais diretores da Pixar, atualmente, é o grande responsável por todo o departamento de animação da Disney. Como diz o ditado “se não pode vencê-lo junte-se a ele”.

Para quem quer conhecer toda as produções da Pixar, a distribuidora Buena Vista acabou de lançar uma coleção de todos os curtas da Pixar, Pixar Short Film Collection, são 13 curtas ao total, vale a pena uma espiada, tem coisas geniais.

Overdose Nicolas Cage: Tá na Hora de trocar de agente!

Primeira Fila sexta-feira, 25 de janeiro de 2008 – 1 comentário

Seu nome Nicolas Kim Coppola, este sobrenome pode parecer familiar e é, Nicolas Cage é sobrinho do grande diretor Francis Ford Coppola (da cinessérie O Poderoso Chefão) e, consequentemente, primo da cineasta Sofia Coppola (Encontros & Desencontros e Maria Antonieta). Mesmo tendo este sobrenome Nicolas abdicou dele para não ficar á sombra ou mesmo sob pressão da família, o tempo mostrou que a escolha de Cage estava corretíssima, mesmo assim ele trabalhou com o tio por diversas vezes no início de sua carreira ( Picardias Estudantis, ainda com o nome Nicolas Coppola, e Peggy Sue, Seu Passado a Espera).

Cage ao natural

Após algum destaque em Asas da Liberdade e Peggy Sue, a carreira de Cage deslanchou em 87 nas comédias Arizona Nunca Mais, dos irmãos Coen, e Feitiço da Lua, de Norman Jewison, que rendeu um Oscar a Cher. No entanto, nos anos seguintes, com exceção do trabalho com o sempre estranho diretor David Lynch, em Coração Selvagem, Cage já demonstra problemas com seu agente ao aceitar as ofertas pelas comédias “bombas” como O Guarda-Costas e a Primeira-Dama e Atraídos pelo Destino, aquele filme que virou questão do “Você Decide”, você dividiria o prêmio da loteria com um desconhecido somente por ter dado sua palavra que o faria se ganhasse o grande prêmio?

Neste momento houve a grande virada, Cage sempre adepto á personagens excêntricos, mergulha de cabeça em Despedida em Las Vegas (ou na bebida), como um bêbado que decide ir a Las Vegas e beber até morrer, mas antes encontra uma prostituta por quem se apaixona (vale lembrar que Elisabeth Shue surgiu neste filme, mas, também, já ingressa na série Tá na Hora de Trocar de Agente). Com um Oscar (merecido) debaixo do braço, Cage resolveu ganhar dinheiro, nada mais justo, em menos de seis anos protagonizou 10 produções “mais comerciais” trabalhando com os mais reconhecidos diretores atuais. Eis a lista:

Cage novinho no papel de sua carreira, o bebaço Ben Sanderson, em Despedidas de Las Vegas

A Rocha, de Michael Bay, ação bem bacana;
Con Air – Rota de Fuga, de Simon West, ação exagerada;
A Outra Face, de John Woo, excelente;
Olhos de Serpente, de Brain De Palma, suspense “meia-boca”;
Cidade dos Anjos, de Brad Siberling, romance açucarado demais;
Vivendo no Limite, de Martin Scorsese, suspense perturbador;
Oito Milímetros, de Joel Schumacher, suspense “meia-boca” mas com um tema muito interessante;
60 Segundos, de Dominic Sena, ação+carros+Angelina Jolie, pena o roteiro tão mixuruca;
Um Homem de Família, de Bret Ratner , sacarina sobrando numa história sobre escolhas;
O Capitão Corelli, de John Madden, insuportavelmente chato;
Códigos de Guerra, de John Woo, filme de guerra que não acrescenta nada ao gênero;

A Outra Face: excelente escolha neste filmaço de ação, se todas as escolhas fossem assim…

Com estas escolhas Cage viu sua carreira balançar, daí resolveu arriscar na comédia incompreendida, mas bastante premiada, Adaptação, de Spike Jonze com o roteiro sempre curioso de Charlie Kaufman (de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças). Acertou na escolha e voltou a ser indicado ao Oscar, desde então Cage para cada acerto erra em dois ou três filmes (errando feio, diga-se de passagem).

Ator adepto á perucas

O Vigarista, de Ridley Scott, por mais estranho que seja Ridley Scott (diretor de Gladiador e O Gângster), até que consegue se virar numa comédia, diverte;
A Lenda do Tesouro Perdido, de Jon Turteltaub, filhote de Indiana Jones, pipoca;
O Sol de Cada Manhã, de Gore Verbinski, apesar do bom elenco o filme não se define entre comédia e drama;
O Senhor das Armas, de Andrew Niccol, um filme impressionante;
O Sacrifício, de Neil LaBute, fundo do poço;
As Torres Gêmeas, de Oliver Stone, blá-blá-blá ufanista americanóide;
Motoqueiro Fantasma, Mark Steven Johnson, adaptação sofrível, pelo menos, tem a Eva Mendes;
O Vidente, de Lee Tamahori, Nicolas Cage com a peruca de Tom Hanks em O Código da Vinci, e Julianne Moore pagando as contas, ninguém merece;
A Lenda do Tesouro Perdido – Livro dos Segredos, de Jon Turteltaub, se foi divertido como o primeiro, estamos no lucro;
Bangkok Dangerous, dos irmãos Pang, diretores chineses de Os Mensageiros, está para estrear em junho deste ano;

Mais uma peruca!

Sinceramente, Nicolas Cage é um bom ator (por vezes, excelente), mas nestes últimos anos o ator não tem conseguido manter uma regularidade de bons filmes, nem mesmo tendo o poder de escolher em quais projetos embarcar, seu agente tem que se aposentar com urgência ou Cage assume que “Tá na Hora de Trocar de Agente”, antes que veja sua carreira afundar como um Cuba Gooding Jr. da vida.

Que filmes recentes te assustam?

Primeira Fila sexta-feira, 18 de janeiro de 2008 – 7 comentários

Um amigo próximo estes dias me pediu dicas de um filme de suspense ou terror, de preferência que desse sustos, para minha surpresa, minha consulta mental terminou em murmúrios e hesitação, na hora me lembrava somente de bobagens inofensivas que dificilmente o agradariam. Dai minha pergunta: o que o cinema vem produzindo para dar medo nas pessoas? Em quais filmes RECENTES você encontra isto?

Meu primeiro pensamento salvou dois filmes ingleses, um deste ano, Extermínio 2 (disponível em dvd pela Fox), de Juan Carlos Fresnadillo, surpreendentemente sendo tão bom quanto o original, não sei precisar sobre os sustos mas, eu assisti a ele na ponta da poltrona tamanha tensão ao me envolver no clima alucinante da película. O outro filme inglês também foi destaque, porém no ano retrasado, Abismo do Medo (disponível em dvd pela Califórnia Filmes), de Neil Marshall, conta a história sobre um grupo mulheres que, num findi, resolvem fazer escaladas numa caverna, contudo, a mesma já está habitada. O filme é excelente, possui um clima claustrofóbico e angustiante extremo, dificilmente você não se sente apertado entre as pedras da caverna. As tais criaturas surgem de maneira discreta e somente no final para brindar os espectadores com cenas sanguinárias e horripilantes. ótima pedida para os fãs do gênero.

Os demais filmes que me surgiam a mente se encaixavam em subgêneros que estão sendo produzidos á exaustão por Hollywood, alguns bons acertos enquanto outros verdadeiras bombas:

serial killer (com opção porn torture):

porn torture para quem não lembra são denominados aqueles filmes que utilizam tortura para aterrorizar e chocar, como O Albergue 1 e 2, Turistas, os inéditos Eu Sei Quem Me Matou, com Lindsay Lohan, e Captivity, com a filha de Jack Bauer, Elisha Cuthbert. Pelo visto neste ano, este subgênero já não agrada mais devido ás baixas bilheterias (e também por serem filmes muito ruins), enquanto isto, os suspenses (policiais) que envolvem assassinos seriais, ainda seduzem a grande maioria dos espectadores (inclusive, eu), como no excelente Zodíaco;

psicológico:

com certeza o que mais me agrada, engloba um leque de opções que vão desde o recente Possuídos (já disponível em dvd pela Califórnia Filmes), que somente eu e mais meia dúzia gostamos, com uma história sobre paranóia e loucura levadas ás últimas conseqüências, até o cinema sempre bizarro de David Lynch, que recentemente lançou Império dos Sonhos (em cartaz nos cinemas), onde realidade e sonhos se misturam para criar um painel onde explicações lógicas são o que menos importam;

sobrenatural (dominado pelas adaptações e remakes orientais):

esta ainda é a atual moda em Hollywood, nos próximos meses chegam aos cinemas os remakes americanos de dois filmes orientais, The Eye – A Herança (disponível em dvd) virou O Olho do Mal, com Jessica Alba como protagonista, é aquela história da guria que faz um trasplante de córnea e começa e enxergar fantasmas; e Ligação Perdida (disponível em dvd pela Alpha Filmes), agora Uma Chamada Perdida, sobre um grupo de pessoas que recebem atráves do celular, três dias antes, mensagens sobre sua morte, no elenco Edward Burns e Shannyn Sossamon.

Além disso, os produtores americanos ainda trazem mão de obra oriental para trabalhar em seus filmes como aconteceu em Os Mensageiros (disponível em dvd pela VideoFilmes), dos irmãos Pang, e em O Grito 2 (disponível em dvd pela Paris Filmes), de Takashi Shimizu.

E você, quais os filmes que realmente fizeram você se assustar e me ajude a aumentar minha listinha deste gênero.

Quem encheu o cofrinho em 2007

Primeira Fila sexta-feira, 04 de janeiro de 2008 – 3 comentários

As bilheterias (isto é, o dinheirinho) que os filmes americanos arrecadaram ao redor do mundo atingiu o incrível valor de 9,62 bilhões de dólares, você não leu errado. Este é o maior valor desde 2002 e mostra que mesmo em tempos de pirataria e download na internet o mercado cinematográfico ainda rende uma grana preta pro Tio Sam.

Quem será que encheu os bolsos do estúdio e dos produtores?

Claro que este valor foi alcançado devido ao incrível (de inacreditável, devido a grande quantidade) ano de trilogias, continuações e adaptações. Das 10 Maiores Bilheterias somente UM filme é considerado roteiro original, a excelente animação Ratatouille, não levando em conta que se trata de uma animação, normalmente, um gênero que arrecada grande bilheteria devido ao apelo junto ás crianças.

Mais do que uma animação, imperdível

MAIORES BILHETERIAS 2007 (em milhões de dólares)

1. Piratas do Caribe – No Fim do Mundo (961)
2. Harry Potter e a Ordem da Fênix (938,5)
3. Homem-Aranha 3 (890,9)
4. Shrek Terceiro (797,7)
5. Transformers (706,5)
6. Ratatouille (617,9)
7. Os Simpsons – O Filme (525,6)
8. 300 (456,1)
9. O Ultimato Bourne (441,2)
10. Duro de Matar 4.0 (332,1)

O hilário Jack Sparrow não deixou pra ninguém a liderança nas bilheterias

Como vocês podem notar assim como acontece com nossa desigualdade de distribuição de renda, os 10 filmes acima somam mais de dois terços do total arrecadado em bilheterias, ou seja, no mercado cinematográfico também há concentração de renda.

Uma pena constatar que a maioria dos filme são as descartáveis continuações ou adaptações de quadrinhos e séries televisivas. Notem também, que coincidentemente, todos os filmes estrearam no verão americano, na temporada de blockbusters. Claro, que há filmes muito bons e, até, excelentes como Ratatouille, citado acima e O Ultimato Bourne.

O melhor blockbuster do ano

Com exceção de Transformers, um filme de guri cheio de testosterona apesar do apuro visual, e Piratas do Caribe 3, que me incomoda pela looooonga duração, os demais filmes são típicos produtos de entretenimento americano, dá para se divertir, comer pipoca, se surpreender pelos efeitos especiais, mas na hora de analisar a trama a fundo falta criatividade e melhores roteiros, portanto, legítimos exemplos do mais do mesmo que assola o cinema americano. A lamentar, que se as maiores bilheterias representam este pensamento o que deve acontecer no futuro ainda é uma avalanche de filmes no mesmo estilo.

No Brasil somente três filmes diferem da lista americana: o evento do ano no cinema nacional, Tropa de Elite, mesmo com toda pirataria conseguiu se colocar em sétimo lugar na lista de maior público (nota: aqui no Brasil, se soma o número de espectadores nestas listas de mais visto e não de valor arrecadado com a venda de ingressos); a surpresa Uma Noite no Museu, que teve a inteligência de ser lançado em janeiro, mês tipicamente de férias escolares, já que o filme se caracteriza por ser uma comédia familiar e, normalmente, nesta época começam a ser lançados os filmes do Oscar para o público adulto (se ainda houver um que frequente os cinemas); e o último filme que difere da lista americana é a bobagem sem sentido (me desculpem os fãs) Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, que tem um arremedo chamado de roteiro.

Pelo menos as polêmicas renderam bilheteria ao filme

O que rola nos cinemas em 2008

Primeira Fila sexta-feira, 28 de dezembro de 2007 – 12 comentários

Última semana do ano, quem sobreviveu a ele pode começar a planejar o que fazer em 2008. Como a coluna é de cinema, nada como comentar que está pra rolar na telona, alguns filmes já despontam como destaques, sempre preconizando que as estréias estão previstas para este ano nos cinemas mas, pode ser que hajam adiamentos conforme a vontade das distribuidoras.

Separei os destaques em 3 categorias com 5 filmes em cada uma delas (se não ficaria até amanhã comentando os inúmeros lançamentos): Filmes do Oscar, aqueles que provavelmente ganharam alguma indicação ao prêmio e, que, começam a estrear por aqui já em janeiro e tem seu ápice em fevereiro; Blockbusters do ano, os filmes de grande orçamento que povoam os cinemas americanos no início do verão deles (apartir de maio até agosto), normalmente, têm estréia mundial; Sucesso ou Fracasso?, os demais filmes, que podem se tornar uma grata surpresa ou um fracasso retumbante;

FILMES DO OSCAR

Onde os Fracos Não Têm Vez, um dos grandes favoritos, projeto dos irmãos Coen (de Fargo e O Amor Custa Caro), com Tommy Lee Jones, Javier Bardem e Josh Brolin. A trama se passa no oeste do Texas, na década de 80, um jovem veterano do Vietnã aproveita uma venda mal feita de drogas para fugir com US$ 2 milhões. Porém, ele será perseguido por dois assassinos indignados e extremamente interessedos no dinheiro.

O Gângster, dos prováveis candidatos foi o que atingiu uma excelente bilheteria, seria o “filme de máfia” do ano com grande produção (direção de Ridley Scott), boa história (baseada em fatos reais) e excelente elenco (Denzel Washington e Russell Crowe). Porém, como Os Infiltrados levou o prêmio ano passado, acredito que isto não se repita neste ano. Na trama, Frank Lucas (Washington) é um motorista de um dos mais poderosos chefes do crime na cidade nos anos 70. Após a súbita morte de seu chefe, Lucas entra na brecha deixada pelo seu ex-empregador e então começa sua escalada até o topo no mundo do crime e das drogas fazendo com que o instintivo policial Ritchie Roberts (Crowe) note uma perigosa mudança de comando no submundo.

Juno, candidato a vaga dos filmes pequenos e independentes (assim como ocorreu com Pequena Miss Sunshine no ano passado), dirigido por Jason Reitman (de Obrigado por Fumar), esta comédia dramática vem ganhando elogios ao contar a história de Juno, uma adolescente que engravida de seu colega de classe. Com a ajuda de sua melhor amiga e o apoio de seus pais, Juno conhece um casal que está disposto a adotar seu filho, que ainda nem nasceu. No elenco, a talentosa Ellen Page (Kitty Pride, de X Men 3 e, MeninaMá.com), Michael Cera (Superbad – É Hoje), Jennifer Garner (da série Alias e do filme O Reino).

Na Natureza Selvagem, Sean Penn volta a assumir a cadeira de diretor (anteriormente, no suspense A Promessa), num drama claramente apoiado no excelente elenco, protagonizado pelo competente Emile Hirsch (de Alpha Dog e do futuro, Speed Racer) e nomes como Marcia Gay Harden, William Hurt, Jane Malone e Vince Vaughn como coadjuvantes. Na trama, o brilhante aluno e atleta Christopher McCandless abre mão de tudo o que tem e de sua carreira promissora. O jovem doa todas as suas economias para caridade, coloca uma mochila nas costas e parte para o Alasca a fim de viver uma verdadeira aventura. Ao longo do caminho, Christopher se depara com uma série de personagens que irão moldar sua vida para sempre.

Desejo e Reparação, candidato á moda antiga, baseado em literatura inglesa, de época e com a direção de Joe Wright (do ótimo Orgulho & Preconceito) repetindo o trabalho com Keira Knightley (Piratas do Caribe) como protagonista. O filme acontece em 1935, em uma mansão inglesa, e gira em torno de uma petulante e solitária adolescente, Briony, que quer ser escritora e que, depois de surpreender sua irmã com o jardineiro, inventa uma história que lhes transformará a vida. A redenção de um acontecimento terrível do passado e o caso da guerra em que se transforma a vida dos personagens é o tema central de sua obra, considerada uma das mais importantes de sua bibliografia.

Blockbusters do Ano

Homem de Ferro
Um dos melhores trailers exibidos neste ano, promete ser uma adaptação de respeito para os fãs do HQ. A produção com direção de Jon Favreau, pelo menos, conta com um elenco que já vale o ingresso, Robert Downey Jr. arrasa já no trailer, Jeff Bridges, Terrence Howard, Hillary Swank, Gwyneth Paltrow e Samuel L. Jackson (como Nick Fury). Para quem não conhece este herói dos HQ, á primeira vista Tony Stark é apenas um playboy bilionário e alcóolatra. No entanto, sob esta aparência esconde-se o Homem de Ferro, um herói capaz de enfrentar o mal espalhado pelo mundo.

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
Depois de mais de duas décadas de projetos tentando ressuscitar a franquia, Spielberg (direção), George Lucas (produção) e Harrison Ford conseguiram acertar suas agendas e definiram o roteiro (outro grande problema deste retorno) de David Koepp (responsável pelo roteiro de Homem Aranha). Além de Ford, retorna Karen Allen, mocinha de Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, e estréiam na franquia Cate Blanchett (vilã russa), John Hurt e o novo astro de Hollywood, Shia LeBeouf (Transformers e Paranóia). Sobre a trama, história se passará em 1957, durante o auge da Guerra Fria, e trará o herói vivido por Harrison Ford em uma aventura que incluirá passagens pelo Novo México, Connecticut, México e as selvas do Peru. Já a “caveira de cristal” do título se refere a um artefato inspirado em esculturas de quartzo reais cujos designs supostamente seriam incompatíveis com a estrutura dos cristais, tornando suas origens um mistério.

Speed Racer
Depois de um longo tempo afastados de direção os Irmãos Wachowski, retornam dirigindo esta adaptação dos desenhos. Também chama atenção na produção o elenco com nomes como Susan Sarandon, John Goodman, Matthew Fox (Jack, de Lost) e Emile Hirsch como protagonista. Na trama, Speed Racer é um jovem que sonha em se tornar campeão mundial de automobilismo. Para isso, ele compete em perigosas corridas com seu carro Mach 5, equipado com a mais alta tecnologia.

O Acontecimento
Depois do decepcionante A Dama Da Ígua, M. Night Shyamalan (um dos meus diretores atuais prediletos) volta a investir num suspense intimista que desencadeia eventos maiores. Aqui, o filme é descrito como um “thriller paranóico” sobre uma família tentando sobreviver a uma crise ambiental que representa um enorme risco para a humanidade. No elenco, Mark Wahlberg, Zooey Deschanel e John Leguizamo.

Batman – O Cavaleiro das Trevas
Depois de um recomeço genial, o diretor Christopher Nolan promete uma nova aventura fantástica com o Cavaleiro das Trevas, para isto, volta a contar com Christian Bale e grande elenco, o que promete ser uma grata surpresa é Heath Ledger (o cowboy menos gay de Brokeback Mountain) como o enlouquecido Coringa (as fotos da caracterização são excelentes).Também já se nota no elenco Aaron Eckhart (Obrigado por Fumar) como Harvey Dent, futuro vilão Duas Caras. Na trama, Batman consolida sua luta contra o crime e, com a ajuda do Tenente Jim Gordon e do promotor Harvey Dent, acaba com diversas organizações criminosas de Gotham City. A parceria se mostra eficaz, mas eles logo se deparam com um reino de caos que aterroriza a cidade, gerado pelo genial criminoso conhecido como O Coringa.

Sucesso ou Fracasso?

A Lenda do Tesouro Perdido – O Livro dos Segredos
Esta continuação está aqui nesta lista mais para satisfazer a ânsia fanática do boss, Théo, do que pela dúvida quanto ao sucesso do filme. A Lenda do Tesouro 2 já estreiou nos Eua com uma bilheteria superior ao primeiro, que mostra que a franquia deu certo e virou sucesso. Particularmente, adoro filmes pipoca do estilo “caça ao tesouro” e espero que esta continuação que tem a mesma equipe que o primeiro, com as adições importantes de Helen Mirren (ganhadora do Oscar por A Rainha) e Ed Harris (O Segredo de Beethoven e Show de Truman), seja tão boa quanto o primeiro. Na trama, quando uma página perdida do diário de John Wilkes Booth aparece, o bisavô do caçador de tesouros Ben Gates se vê subitamente implicado como o principal conspirador da morte de Abraham Lincoln. Determinado a provar a inocência de seu antepassado, Ben segue uma série de pistas internacionais que o leva em uma caçada de Paris a Londres e, por fim, de volta aos EUA. Esta jornada leva Ben e sua equipe não apenas a revelações surpreendentes, mas também á trilha dos mais bem guardados segredos do mundo.

Cloverfield – Monstro
Um dos filmes mais comentados deste fim de ano e do qual menos se sabe, graças a uma divulgação diferenciada na internet, quando trailers eram mostrados somente através de personagens utilizando filmagens de câmeras digitais. O que começou sendo conhecido como projeto de monstro de J.J.Abrahms (criador de Lost, na verdade, somente produtor aqui), virou Cloverfield, por aqui ainda ganhou o subtítulo Monstro (damn it), e promete ser o que Godzilla americano, não conseguiu. Na trama, cinco jovens novaiorquinos dão uma festa de despedida para um amigo na noite em que um monstro do tamanho de um arranha-céu ataca a cidade. Contado do ponto de vista da câmera de vídeo deles, o filme é um documento de suas tentativas de sobreviver ao mais surreal e aterrorizador evento de suas vidas.

Jumper
Aventura com cara de Sessão da Tarde e toques de ficção científica conta com a direção do competente Doug Liman (A Identidade Bourne) e um elenco com nomes como Samuel L. Jackson, Jamie Bell (Billy Elliot), Hayden Christensen (o jovem Darth Vader) e a gatinha Rachel Bilson (da série The O.C.). Na trama, um jovem descobre ter o poder de se teletransportar quando foge de seu pai abusivo. Ele parte em busca do responsável pela morte de sua mãe e, no caminho, se apaixona por uma garota e conhece um rapaz com o mesmo poder.

10.000 AC
Filme de ação com incontáveis efeitos especiais, obra do diretor Roland Emmerich (Independence Day), no elenco poucos nomes conhecidos, no máximo o veterano Omar Shariff. A trama se passa na época do título, um jovem que vive em uma tribo primitiva se apaixona por uma princesa que está bem acima de sua “escala social”. Quando os caçadores da tribo são escravizados e a princesa é seqüestrada, cabe ao rapaz entrar em ação para que seu povo não seja extinto. Convenhamos tem cheiro de bomba no ar!

Rambo
Se Stallone foi capaz de ressuscitar Rocky Balboa, conseguirá ele fazer o mesmo por John Rambo (lembrando que as continuações de Rambo conseguem ser piores que as de Rocky)?Pois bem, Stallone tenta a sorte em recriar sua outra franquia, os trailers prometem um filme com bastante ação e pedaços de corpos, mas seria isto o suficiente, o que era interessante em Balboa (o último filme) era o contexto decadente do personagem mas, será que como Rambo, Stallone conseguirá o mesmo efeito. Na trama (se alguém se importa com isto), Rambo está vivendo em Bangkok, onde age como um monge e trabalha consertando tanques e barcos de guerra. Sua rotina muda quando um grupo de voluntários que leva suprimentos para Burma desaparece. Um parente de um dos desaparecidos implora a Rambo que o encontre. Para atender ao pedido, o herói reúne jovens guerrilheiros e inicia a missão.

Balanço 2007

Primeira Fila sexta-feira, 21 de dezembro de 2007 – 1 comentário

Chegando aos cinemas os últimos filmes do ano tá na hora de fazer um apanhado do que rolou no universo cinematográfico em 2007. Pode parecer clichê mas, observar os filmes que foram exibidos durante o ano mostra a tendência de Hollywood (sempre repetitiva) frente aos cinemas independentes e autorais. O cinema nacional lançou o filme do ano, Tropa de Elite, que em meio ás discussões sociais e muita polêmica, ganhou domínio público através da pirataria e, mesmo assim, estourou nos cinemas, virou febre e até hoje, ainda garante, sucesso as inúmeras paródias dos personagens e universo do filme.

Capitão Nascimento e sua Tropa de Elite: sucesso do ano

O espaço é pequeno (e a paciência também) então, abaixo faço algumas seleções para fazer um resumo de destaques deste ano:

Continuações, Adaptações e Refilmagens

Como eu já havia mencionado em outra coluna do Primeira Fila, 2007 será reconhecido como o anos das trilogias, foram inúmeras como o excessivo Homem-Aranha 3, o já não tão engraçado Shrek 3, o interminável Piratas do Caribe – No Fim do Mundo, um dos melhores do ano O Ultimato Bourne, o ainda eficiente elenco de 13 Homens e um Novo Segredo e o repetitivo A Hora do Rush 3.

Mesmo assim, no verão americano, onde foram lançados estas e outras continuações se obteve uma bilheteria estrondosa, prova de que os estúdios estão certos de que o grande público procura personagens e histórias que já lhe são familiares. Outro exemplo de sucesso, Transformers, realizado com produção de Steven Spielberg, revelou-se um sucesso entre o público masculino pela mistura infalível (se bem realizada), ação+efeitos+carros.

Claro que houve exceções, A Volta do Todo Poderoso, mesmo com Steve Carrell, um excelente comediante em alta tanto na tevê (The Office) quanto no cinema (O Virgem de 40), foi um fracasso de bilheteria também, o orçamento ultrapassava a barreira dos 100 milhões de dólares e o filme em si, era de uma inocência ímpar, muito, mas muito familiar.

Dois veteranos dos filmes de ação voltaram á ativa com personagens que os fizeram ídolos: Bruce Willis, com o infalível bom humor e as mais diversas explosões retornou com o tira John MacClane em Duro de Matar 4.0 e Sylvester Stallone, assumiu a idade e a decadência de Rocky em Rocky Balboa, que, no final das contas, encerrou com dignidade a história do boxeador.

Morte do Terror

Podem chamar os paramédicos, sucessos instântaneos, o gênero terror, não consegue mais garantir uma boa bilheteria, prova disso, O Albergue 2 chegar diretamente em dvd por estas bandas, resultado da má bilheteria americana. Além dele, produções como Jogos Mortais 4, Resident Evil 3, Turistas, Hannibal – A Origem do Mal e A Colheita do Mal demonstram que o público ainda prefere ver uma boa história com sustos e tensão do que tripas e efeitos jogados na tela.

pi, pi, pi, piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Há outras opções menos sanguinárias ao gênero como o exercício cinematográfico de David Fincher, Zodíaco, a versatilidade coreana O Hospedeiro, o ritmo alucinante de Extermínio 2 e o sucesso surpreendente do terror psicológico de Stephen King, 1408.

Ressurreição das comédias

Se havia um gênero que demonstrava, e ainda, demonstra sinais de cansaço neste último anos era a comédia. O gênero estava largado nas mãos de roteiristas de quinta, claro que ainda há comédias medonhas como Norbit, do mala Eddie Murphy ou a overdose de Ben Stiller em Uma Noite no Museu, Escola de Idiotas e, finalmente, Antes só de que Mal Acompanhado, no entanto, Judd Apatow, Seth Rogen e sua turma criaram duas comédias hilárias neste ano: Ligeiramente Grávidos e Superbad – É Hoje.

McLovin, o melhor personagem de comédia deste ano

Enquanto em Ligeiamente Grávidos, Apatow, conta como um ogro (não o Shrek, mas um adulto com modos de adolescente) acaba por ganhar uma mulher linda e responsável numa noitada mexendo com o mundos de ambos, em Superbad, volta-se ao mundo dos guri adolescentes tentando transar com uma guria antes de entrar na faculdade. Ambos dividem o carinho do roteiro pelos personagens que, normalmente, são somente imbecilizados em outros filmes, aqui ganham bons e inteligentes diálogos em situações engraçadissímas.

Destaques Nacionais

Além do fenômeno Tropa de Elite, o cinema nacional conseguiu lançar bons filmes, uma pena as bilheterias não acompanharem a qualidade dos mesmos. Dois filmes com ótimos roteiros, o bizarro O Cheiro do Ralo e o divertido Saneamento Básico – O Filmes provam que boas histórias conseguem fazer sucesso mesmo em circuito tão restrito. O outro grande campeão de bilheteria nacional foi o televisivo A Grande Família, claramente inferior á série, mas que possuia a máquina de marketing da Rede Globo a sua disposição. Cito, ainda, os bons Não por Acaso, Batismo de Sangue e Antônia.

Outro destaque é para quem gosta de documentários, os diretores nacinais são responsáveis por pequenas obras de arte como Santiago, de João Moreira Salles, e Jogo de Cena, do mestre Eduardo Coutinho. Houve também espaço para obras biográficas como, Oscar Niemeyer e Person; obras homenageando nomes da música nacional, Cartola e Fabricando Tom Zé; obras históricas sobre a ditadura militar, Hércules 56 e Caparaó.

Animações em Alta

As animações continuam apresentando roteiros eficientes com personagens e técnicas de animação muito bem exploradas, neste ano, os destaques foram: Ratatouille, Os Simpsons – O Filmes, Tá Dando Onda e A Família do Futuro.

Cinema Internacional

Para quem gosta de filmes mais pomposos e cultos, o circuito alternativo trouxe diversas películas dos mais diversos paises. Da França, houve quase que uma verdadeira invasão: Piaf – Un Hino ao Amor, com uma interpretação de Oscar, Paris, Te Amo, Crimes de Autor, A Comédia do Poder, Um Lugar na Platéia, um dos maiores boca-a-boca do ano e Medos Privados em Lugares Públicos, somente para citar alguns.

Da Romênia chegou o elogiado A Leste de Bucareste, da Coréia, além de O Hospedeiro, foi lançado o último filme da trilogia de Park Chan-Wook (o mesmo de Oldboy), Lady Vingança. Da Alemanha, o ganhador do Oscar deste ano, A Vida dos Outros. Da Argentina, uma das melhores filmografias atuais, As Leis de Família e O Passado, novo filme do naturalizado brasileiro Hector Babenco. Da Ífrica do Sul, o vencedor do Oscar do ano passado, Infância Roubada. Da Comunidade Européia, A Vida Secreta das Palavras, Princesas, O Tigre e a Neve, do chato Roberto Benigni, Ventos da Liberdade, do cineasta engajado Ken Loach, Inferno, segunda parte da trilogia Paraíso, Inferno e Purgatório escrito pelo falecido cineasta Krzysztof Kieslowsky (responsável pels Trilogia das Cores).

Pra não Passar em Branco

Além de alguns filmes citados acima, nesta categoria menciono os filmes que se destacaram de alguma maneira durante o ano:
Perfume, primeiro filme com olfato;
Cartas de Iwo Jima, Clint Eastwood é mestre;
A Rainha, Helen Mirren a atriz do ano;
Borat, troféu non sense 2007;
Atirador, melhor filme dos anos 80 passado atualmente;
Notas sobre um Escândalo, dupla feminina: Cate Blanchett e Judi Dench;
Ponte para Terabítia, amizade e juventude;
Pecados Intímos, quando se cresce mas não se amadurece;
O Bom Pastor, épico sobre os bastidores da CIA;
Possuídos, paranóia e insanidade;
Sem Reservas, pra agradar a guria no findi;
Um Crime de Mestre, dupla masculina: Anthony Hopkins e Ryan Gosling;
Hairspray, balançando os pés no escurinho do cinema;
Garçonete, a vida é ruim mas pode ser boa;
Morte no Funeral, porque família é divertida até em enterro;

Os melhores filmes do ano, na humilde opnião de quem vos escreve se encontra aqui no Isso Não é um Top 10 de fim de ano – Cinema.

Corrida pelo Oscar 2008

Primeira Fila sexta-feira, 14 de dezembro de 2007 – 0 comentários

Com a revelação dos indicados ao Globo de Ouro foi dada a largada para a temporada de premiações 2008, que tem no Oscar, em fevereiro, seu ápice.

O Globo de Ouro é uma premiação dos jornalistas estrangeiros que trabalham em Hollywood, são 80 e poucos votantes, sendo, inclusive, uma brasileira, Ana Maria Bahiana. O GO premia, em algumas categorias, não tantas como o Oscar, o Cinema e a Televisão. Em ambas ainda há uma divisão entre os dramas e as comédias/musicais. Na terça-feira comento os indicados para os prêmios televisivos. Confira os indicados e algumas considerações sobre os candidatos do cinema.

Melhor Filme Drama

American Gangster, O Gângster – previsto para estrear em janeiro;
Atonement, Desejo & Reparação – previsto para estrear em fevereiro;
Eastern Promises, Senhores do Crime – previsto para estrear em fevereiro;
The Great Debaters, sem título nacional e previsão de estréia;
Michael Clayton, Conduta de Risco, já em cartaz nos cinemas;
No Country for Old Men, Onde os Fracos não Tem Vez – previsto para estrear em fevereiro;
There Will Be Blood, sem título nacional – previsto para estrear em fevereiro;

Como sempre acontece a maioria dos filmes que concorrem a estas premiações estreiam nos cinemas somente em janeiro/fevereiro, época antes do Oscar ou puderam ser conferidos em festivais e mostras neste final de ano, aqui a grande surpresa é o filme dirigido por Denzel Washington, The Great Debaters, que dificilmente era citado nas listas de melhores do ano. Normalmente, são sempre cinco os indicados, aqui já aparecem sete, número que reflete que não houve um grande favorito nas indicações.

Melhor Filme Comédia/Musical

Across the Universe, já em cartaz nos cinemas;
Charlie Wilson’s War, Jogos do Poder – previsto para estrear em fevereiro;
Hairspray, já exibido nos cinemas, em breve em dvd;
Juno, previsto para estrear em fevereiro;
Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, previsto para estrar em fevereiro;

Senti falta de um candidato verdadeiramente cômico entre os indicados, como por exemplo, Ligeiramente Grávidos ou Superbad – É Hoje. Acredito que o prêmio deva ficar com Sweeney Todd, nova parceria entre o cineasta Tim Burton e Johnny Depp. Aqui ainda está a decepção do prêmio o mega citado Jogo do Poder, que reúne Tom Hanks, Julia Roberts e Philip Seymour Hoffman, todos indicados mas o filme ficou abaixo da espectativa pelas críticas estrangeiras, somente conferindo para descobrir;

Melhor ator em Drama

George Clooney, Conduta de Risco;
Daniel Day-Lewis, There Will Be Blood;
James Mc Avoy, Desejo & Reparação;
Viggo Mortensen, Senhores do Crime;
Denzel Washington, O Gângster;

Destes atores, uns quatro pelo menos devem estar nas indicações ao Oscar (acrescento Johnny Depp, que está na categoria abaixo). O GG adora oa atores Denzel e George Clooney, este último é meu chute particular para levar o prêmio.

Melhor ator em Comédia/Musical

Johnny Depp, Sweeney Todd;
Ryan Gosling, Lars and the Real Girl;
Tom Hanks, Jogos do Poder;
Philip Seymour Hoffman, The Savages;
John C. Reilly, Walk Hard: The Dewey Cox Story;

Johnny Depp é o nome certo para o prêmio, Philip Seymour Hoffman conseguiu esta indicação e outra como coadjuvante por Jogos do Poder, outro nome a se observar é do jovem Ryan Gosling, que no ano passado concorreu a melhor ator pelo, ainda inédito, Half Nelson.

Melhor atriz em Drama

Cate Blanchett, Elizabeth: The Golden Age;
Julie Christie, Away from Her (Longe Dela, título nacional);
Jodie Foster, The Brave One (Valente, título nacional);
Angelina Jolie, The Mighty Heart (já em cartaz como O Preço da Coragem, crítica aqui);
Keira Knightley, Desejo & Reparação;

Categoria complicada, acredito que Julie Christie, citada em diversas listas, Angelina Jolie e Keira Knightley sejam as favoritas. Jodie Foster é lembrada pelo retorno aos filmes, Valente, foi mal de bilheteria e chega direto em dvd por aqui, momento contigo: nesta semana Jodie, num discurso de agradecimento, assumiu sua homossexualidade, citando sua companheira Cydney, com quem vive desde 1993.

Melhor atriz Comédia/Musical

Amy Adams, Encantada (estréia neste findi nos cinemas);
Nikki Blonsky, Hairspray;
Helena Bonham Carter, Sweeney Todd;
Marion Cotillard, Piaf – Um Hino ao Amor (já em cartaz);
Ellen Page, Juno;

Dentre estas indicadas acredito que quem tenha chance seja Marion Cotillard, como a cantora Edith Piaf, numa interpretação irrepreensível, com certeza, deve estar no Oscar, e Ellen Page (lembram dela em X Men 3 e MeninaMá.com), que está no filme independente do ano, a comédia Juno, do diretor Jason Reitman, o mesmo de Obrigado por Fumar.

Melhor ator coadjuvante

Casey Affleck, Assassinato de Jesse James pelo coverda Robert Ford (em cartaz nos cinemas);
Javier Bardem, Onde os fracos Não Têm Vez;
Philip Seymour Hoffman, Jogos do Poder;
John Travolta, Hairspray;
Tom Wilkinson, Conduta de Risco;

Categoria complicada, tirando John Travolta e Philip Hoffman, acredito que os demais estejam nas mesmas condições de levar o prêmio;

Melhor atriz coadjuvante

Cate Blanchett, I’m Not There (sem título nacional);
Julia Roberts, Jogos do Poder;
Saiorse Ronan, Desejo & Reparação;
Amy Ryan, Gone by Gone (Medo da Verdade);
Tilda Swinton, Conduta de Risco;

Blanchett sai na frente como uma das versões de Bob Dylan, em I’m Not There, esquecido nas demais categorias do GG.

Melhor Diretor

Tim Burton, Sweeney Todd;
Ethan e Joel Coen, Onde os Fracos Não Têm Vez;
Julian Schnabel, Le Scaphandre et le Papillon (O Escafandro e a Borboleta);
Ridley Scott, O Gângster;
Joe Wright, Desejo & Reparação;

Senti a falta de Paul Thomas Anderson, por There Will Be Blood, acredito que Ridley Scott não chegue ao Oscar, mas estou surpreso pela presença de Julian Schnabel pelo filme estrangeiro O Escafandro e a Borboleta, conseguindo indicações em categorias que não só a de filme estrangeiro. O favoritismo é dos irmãos Coen.

Melhor Roteiro

Desejo & Reparação, Christopher Hampton;
Jogos do Poder, Aaron Sorkin;
O Escafandro e a Borboleta, Ronald Harwood;
Juno, Diablo Cody;
Onde os Fracos Não Têm Vez, Joel e Ethan Coen;

Também acredito que os irmãos Coen levam aqui, fico feliz com a indicação do roteirista televisivo Aaron Sorkin, responsável por série como The West Wing e Studio 60th, por Jogos do Poder.

Melhor Filme Estrangeiro

O Caçador de Pipas
O Escafandro e a Borbolete
Lust, Caution
Persepolis
4 Meses, 3 Semana e 2 Dias

Esta categoria pouco significa no Oscar devido a diferentes regras, o filme estrangeiro mais comentado até agora, é o romeno 4 Meses…, filmografia que está conquistando o mudo todo.

Melhor Animação

Bee Movie, nos cinemas;
Ratatouille, já em dvd;
Os Simpsons – O Filme, janeiro em dvd;

Categoria previsível e acredito que Ratatouille leva fácil, gostaria de ver aqui a curiosa animação Tá Dando Onda, que eu particularmente gostei bastante pelo fomrato diferente.

Melhor Trilha Original

O Caçador de Pipas, Alberto Iglesias;
Desejo & Reparação, Dario Marianelli;
Grace is Gone, Clint Eastwood;
Into the Wild (Na Natureza Selvagem), Eddie Vedder, Michael Vedder e Kaki Vedder;
Senhores do Crime, Howard Shore;

Nestas categorias musicais prefiro me recolher a minha ignorância, chama minha atenção a presença do músico Eddie Vedder, que com certeza deve estar no Oscar, e Clint Eastwood, sempre querido pelos votantes do GG.

Melhor Canção Original

Despedida, O Amor nos Tempos de Cólera (Shakira e Antonio Pinto), estréia de 28/12;
Grace Is Gone, de Grace Is Gone (Clint Eastwood e Carole Bayer Sager);
Guaranteed, de Na Natureza Selvagem (Eddie Vedder);
That’s How I Know, de Encantada (Alan Menken);
Walk Hard, de Walk Hard: The Dewey Cox Story (Judd Apatow, Kasdan, John C. Reilly e Marshall Crenshaw)

Assim como dito acima não me pronuncio nestas categorias musicais, prefiro deixar para quem entende mais.

Para vocês terem noção dos favoritos no momentos, além das indicações do GG, nesta última semana saíram os vencedores de alguns prêmios da crítica americana, confiram:

Círculo de Críticos de Cinema de New York

Filme: Onde os Fracos Não Têm Vez;
Direção: Joel e Ethan Coen;
Ator: Daniel Day-Lewis;
Atriz: Julie Christie;

Associação de Críticos de Los Angeles

Filme: There Will Be Blood;
Direção: Paul Thomas Anderson;
Ator: Daniel Day-Lewis;
Atriz: Marion Cotillard;

National Board Review

Filme: Onde os Fracos Não Têm Vez;
Direção: Tim Burton;
Ator:George Clooney;
Atriz: Julie Christie;
Ator Coadjuvante: Casey Affleck;
Atriz Coadjuvante: Amy Ryan;
Direção Estreante:Ben Affleck, Medo da Verdade;
Roteiro Original:Juno e Lars and the Real Girls;
Revelação:Ellen Page;
Melhores Filmes do Ano:
O Assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford, de Andrew Dominik;
The Bucket List, de Rob Reiner;
O Caçador de Pipas, de Marc Foster;
Conduta de Risco, de Tony Gilroy;
Desejo & Reparação, de Joe Wright;
Juno, de Jason Reitman;
Lars and the Real Girl, de Craig Gillespie;
Na Natureza Selvagem, de Sean Penn;
Swenney Todd, de Tim Burton;
O Ultimato Bourne, de Paul Greengrass

Guilty Pleasure – Filmes Catástrofes

Primeira Fila sexta-feira, 07 de dezembro de 2007 – 3 comentários

Não sou muito fã de expressões estrangeiras que acabam virando referência para determinados assuntos, mas GUILTY PLEASURE se encaixa perfeitamente no sentido que é insinuado atualmente, tanto para filmes como séries, é algo que você gosta, mas não assume para ninguém porque iria “queimar seu filme”.

Todos temos predileção por estilos de filmes, tanto que gosto não se discute, como já diz o ditado, no entanto, quem nunca gostou de uma bomba e escondeu de outras pessoas sua predileção para não ficar com fama de mau gosto, ou que só assiste porcarias?

Particularmente, meu guilty pleassure são os velhos e famosos filmes catástrofes, não perco eles nem em reprises. Desde os anos 70 (auge do gênero), com filmes como Inferno na Torre, Terremoto, Aeroporto 74 e O Destino de Poseidon, contando com grandes produções, os filmes catástrofes desta época possuíam grande destaque no meio por contarem com nomes consagrados (e oscarizados) no elenco.

Irwin Allen, “mestre dos desastres”, criador de Inferno da Torre e O Destino de Poseidon, dizia que “enquanto existirem seres humanos neste planeta, haverá tragédias na vida real; as pessoas os chamam de filmes-catastrofes, mas na realidade são filmes de grandes aventuras com elementos de tragédia e crise”. A grande questão neste gênero é que, na verdade, todos filmes se repetem como numa fórmula, são personagens, normalmente, famílias ou casais com questões pessoais a serem resolvidas que são apanhadas pelos eventos trágicos (inundação, fogo, tempestade, ou invasão de animais e/ou alienígenas, etc.), e tentam em meio ao senso de sobrevivência resolver estas questões pendentes entre eles.

O gênero que andou sumido nos anos 80, voltou com força total na década passada com a grande qualidade de efeitos especiais disponíveis, assim mudou-se um pouco o enfoque, o elenco apesar de contar com atores conhecidos já não é tão imprescindível assim, na verdade, os efeitos ganham destaque em produções de grande orçamento (os blockbusters).

Foi uma verdadeira invasão de filmes nos anos 90 em diante, temos desde o eficiente Twister, O Dia Depois do Amanhã, Mar em Fúria, Titanic, Independence Day, O Núcleo, a refilmagem recente de Poseidon e uma disputa entre os estúdios por temáticas similares: Armageddon (“I don’t wanna close my eyes…”) e Impacto Profundo (que pra mim possui o melhor elenco desta retomada com nomes como Maximilian Schell, Vanessa Redgrave, Robert Duvall e Morgan Freeman) disputavam o título “Melhor Catástrofe envolvendo um Meteoro em Colisão com a Terra”; Inferno de Dante (Pierce Bronsnan e a sumida Linda Hamilton) e Volcano (Tommy Lee Jones) disputavam o título “Melhor Vulcão em Erupção prestes a destruir uma Cidade”.

Como tudo em Hollywood é cíclico, atualmente, os filmes catástrofes deram um tempo devido os custos altos das produções e as bilheterias não corresponderem ás expectativas (vide o fracasso de Poseidon). Aproveite este momento confissão e diga nos comentários (mesmo que anonimamente, não se envergonhe!) que filmes ou gênero você tem vergonha de assumir que não perde de maneira nenhuma?

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