O que rola nos cinemas em 2008

Primeira Fila sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Última semana do ano, quem sobreviveu a ele pode começar a planejar o que fazer em 2008. Como a coluna é de cinema, nada como comentar que está pra rolar na telona, alguns filmes já despontam como destaques, sempre preconizando que as estréias estão previstas para este ano nos cinemas mas, pode ser que hajam adiamentos conforme a vontade das distribuidoras.

Separei os destaques em 3 categorias com 5 filmes em cada uma delas (se não ficaria até amanhã comentando os inúmeros lançamentos): Filmes do Oscar, aqueles que provavelmente ganharam alguma indicação ao prêmio e, que, começam a estrear por aqui já em janeiro e tem seu ápice em fevereiro; Blockbusters do ano, os filmes de grande orçamento que povoam os cinemas americanos no início do verão deles (apartir de maio até agosto), normalmente, têm estréia mundial; Sucesso ou Fracasso?, os demais filmes, que podem se tornar uma grata surpresa ou um fracasso retumbante;

FILMES DO OSCAR

Onde os Fracos Não Têm Vez, um dos grandes favoritos, projeto dos irmãos Coen (de Fargo e O Amor Custa Caro), com Tommy Lee Jones, Javier Bardem e Josh Brolin. A trama se passa no oeste do Texas, na década de 80, um jovem veterano do Vietnã aproveita uma venda mal feita de drogas para fugir com US$ 2 milhões. Porém, ele será perseguido por dois assassinos indignados e extremamente interessedos no dinheiro.

O Gângster, dos prováveis candidatos foi o que atingiu uma excelente bilheteria, seria o “filme de máfia” do ano com grande produção (direção de Ridley Scott), boa história (baseada em fatos reais) e excelente elenco (Denzel Washington e Russell Crowe). Porém, como Os Infiltrados levou o prêmio ano passado, acredito que isto não se repita neste ano. Na trama, Frank Lucas (Washington) é um motorista de um dos mais poderosos chefes do crime na cidade nos anos 70. Após a súbita morte de seu chefe, Lucas entra na brecha deixada pelo seu ex-empregador e então começa sua escalada até o topo no mundo do crime e das drogas fazendo com que o instintivo policial Ritchie Roberts (Crowe) note uma perigosa mudança de comando no submundo.

Juno, candidato a vaga dos filmes pequenos e independentes (assim como ocorreu com Pequena Miss Sunshine no ano passado), dirigido por Jason Reitman (de Obrigado por Fumar), esta comédia dramática vem ganhando elogios ao contar a história de Juno, uma adolescente que engravida de seu colega de classe. Com a ajuda de sua melhor amiga e o apoio de seus pais, Juno conhece um casal que está disposto a adotar seu filho, que ainda nem nasceu. No elenco, a talentosa Ellen Page (Kitty Pride, de X Men 3 e, MeninaMá.com), Michael Cera (Superbad – É Hoje), Jennifer Garner (da série Alias e do filme O Reino).

Na Natureza Selvagem, Sean Penn volta a assumir a cadeira de diretor (anteriormente, no suspense A Promessa), num drama claramente apoiado no excelente elenco, protagonizado pelo competente Emile Hirsch (de Alpha Dog e do futuro, Speed Racer) e nomes como Marcia Gay Harden, William Hurt, Jane Malone e Vince Vaughn como coadjuvantes. Na trama, o brilhante aluno e atleta Christopher McCandless abre mão de tudo o que tem e de sua carreira promissora. O jovem doa todas as suas economias para caridade, coloca uma mochila nas costas e parte para o Alasca a fim de viver uma verdadeira aventura. Ao longo do caminho, Christopher se depara com uma série de personagens que irão moldar sua vida para sempre.

Desejo e Reparação, candidato á moda antiga, baseado em literatura inglesa, de época e com a direção de Joe Wright (do ótimo Orgulho & Preconceito) repetindo o trabalho com Keira Knightley (Piratas do Caribe) como protagonista. O filme acontece em 1935, em uma mansão inglesa, e gira em torno de uma petulante e solitária adolescente, Briony, que quer ser escritora e que, depois de surpreender sua irmã com o jardineiro, inventa uma história que lhes transformará a vida. A redenção de um acontecimento terrível do passado e o caso da guerra em que se transforma a vida dos personagens é o tema central de sua obra, considerada uma das mais importantes de sua bibliografia.

Blockbusters do Ano

Homem de Ferro
Um dos melhores trailers exibidos neste ano, promete ser uma adaptação de respeito para os fãs do HQ. A produção com direção de Jon Favreau, pelo menos, conta com um elenco que já vale o ingresso, Robert Downey Jr. arrasa já no trailer, Jeff Bridges, Terrence Howard, Hillary Swank, Gwyneth Paltrow e Samuel L. Jackson (como Nick Fury). Para quem não conhece este herói dos HQ, á primeira vista Tony Stark é apenas um playboy bilionário e alcóolatra. No entanto, sob esta aparência esconde-se o Homem de Ferro, um herói capaz de enfrentar o mal espalhado pelo mundo.

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
Depois de mais de duas décadas de projetos tentando ressuscitar a franquia, Spielberg (direção), George Lucas (produção) e Harrison Ford conseguiram acertar suas agendas e definiram o roteiro (outro grande problema deste retorno) de David Koepp (responsável pelo roteiro de Homem Aranha). Além de Ford, retorna Karen Allen, mocinha de Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, e estréiam na franquia Cate Blanchett (vilã russa), John Hurt e o novo astro de Hollywood, Shia LeBeouf (Transformers e Paranóia). Sobre a trama, história se passará em 1957, durante o auge da Guerra Fria, e trará o herói vivido por Harrison Ford em uma aventura que incluirá passagens pelo Novo México, Connecticut, México e as selvas do Peru. Já a “caveira de cristal” do título se refere a um artefato inspirado em esculturas de quartzo reais cujos designs supostamente seriam incompatíveis com a estrutura dos cristais, tornando suas origens um mistério.

Speed Racer
Depois de um longo tempo afastados de direção os Irmãos Wachowski, retornam dirigindo esta adaptação dos desenhos. Também chama atenção na produção o elenco com nomes como Susan Sarandon, John Goodman, Matthew Fox (Jack, de Lost) e Emile Hirsch como protagonista. Na trama, Speed Racer é um jovem que sonha em se tornar campeão mundial de automobilismo. Para isso, ele compete em perigosas corridas com seu carro Mach 5, equipado com a mais alta tecnologia.

O Acontecimento
Depois do decepcionante A Dama Da Ígua, M. Night Shyamalan (um dos meus diretores atuais prediletos) volta a investir num suspense intimista que desencadeia eventos maiores. Aqui, o filme é descrito como um “thriller paranóico” sobre uma família tentando sobreviver a uma crise ambiental que representa um enorme risco para a humanidade. No elenco, Mark Wahlberg, Zooey Deschanel e John Leguizamo.

Batman – O Cavaleiro das Trevas
Depois de um recomeço genial, o diretor Christopher Nolan promete uma nova aventura fantástica com o Cavaleiro das Trevas, para isto, volta a contar com Christian Bale e grande elenco, o que promete ser uma grata surpresa é Heath Ledger (o cowboy menos gay de Brokeback Mountain) como o enlouquecido Coringa (as fotos da caracterização são excelentes).Também já se nota no elenco Aaron Eckhart (Obrigado por Fumar) como Harvey Dent, futuro vilão Duas Caras. Na trama, Batman consolida sua luta contra o crime e, com a ajuda do Tenente Jim Gordon e do promotor Harvey Dent, acaba com diversas organizações criminosas de Gotham City. A parceria se mostra eficaz, mas eles logo se deparam com um reino de caos que aterroriza a cidade, gerado pelo genial criminoso conhecido como O Coringa.

Sucesso ou Fracasso?

A Lenda do Tesouro Perdido – O Livro dos Segredos
Esta continuação está aqui nesta lista mais para satisfazer a ânsia fanática do boss, Théo, do que pela dúvida quanto ao sucesso do filme. A Lenda do Tesouro 2 já estreiou nos Eua com uma bilheteria superior ao primeiro, que mostra que a franquia deu certo e virou sucesso. Particularmente, adoro filmes pipoca do estilo “caça ao tesouro” e espero que esta continuação que tem a mesma equipe que o primeiro, com as adições importantes de Helen Mirren (ganhadora do Oscar por A Rainha) e Ed Harris (O Segredo de Beethoven e Show de Truman), seja tão boa quanto o primeiro. Na trama, quando uma página perdida do diário de John Wilkes Booth aparece, o bisavô do caçador de tesouros Ben Gates se vê subitamente implicado como o principal conspirador da morte de Abraham Lincoln. Determinado a provar a inocência de seu antepassado, Ben segue uma série de pistas internacionais que o leva em uma caçada de Paris a Londres e, por fim, de volta aos EUA. Esta jornada leva Ben e sua equipe não apenas a revelações surpreendentes, mas também á trilha dos mais bem guardados segredos do mundo.

Cloverfield – Monstro
Um dos filmes mais comentados deste fim de ano e do qual menos se sabe, graças a uma divulgação diferenciada na internet, quando trailers eram mostrados somente através de personagens utilizando filmagens de câmeras digitais. O que começou sendo conhecido como projeto de monstro de J.J.Abrahms (criador de Lost, na verdade, somente produtor aqui), virou Cloverfield, por aqui ainda ganhou o subtítulo Monstro (damn it), e promete ser o que Godzilla americano, não conseguiu. Na trama, cinco jovens novaiorquinos dão uma festa de despedida para um amigo na noite em que um monstro do tamanho de um arranha-céu ataca a cidade. Contado do ponto de vista da câmera de vídeo deles, o filme é um documento de suas tentativas de sobreviver ao mais surreal e aterrorizador evento de suas vidas.

Jumper
Aventura com cara de Sessão da Tarde e toques de ficção científica conta com a direção do competente Doug Liman (A Identidade Bourne) e um elenco com nomes como Samuel L. Jackson, Jamie Bell (Billy Elliot), Hayden Christensen (o jovem Darth Vader) e a gatinha Rachel Bilson (da série The O.C.). Na trama, um jovem descobre ter o poder de se teletransportar quando foge de seu pai abusivo. Ele parte em busca do responsável pela morte de sua mãe e, no caminho, se apaixona por uma garota e conhece um rapaz com o mesmo poder.

10.000 AC
Filme de ação com incontáveis efeitos especiais, obra do diretor Roland Emmerich (Independence Day), no elenco poucos nomes conhecidos, no máximo o veterano Omar Shariff. A trama se passa na época do título, um jovem que vive em uma tribo primitiva se apaixona por uma princesa que está bem acima de sua “escala social”. Quando os caçadores da tribo são escravizados e a princesa é seqüestrada, cabe ao rapaz entrar em ação para que seu povo não seja extinto. Convenhamos tem cheiro de bomba no ar!

Rambo
Se Stallone foi capaz de ressuscitar Rocky Balboa, conseguirá ele fazer o mesmo por John Rambo (lembrando que as continuações de Rambo conseguem ser piores que as de Rocky)?Pois bem, Stallone tenta a sorte em recriar sua outra franquia, os trailers prometem um filme com bastante ação e pedaços de corpos, mas seria isto o suficiente, o que era interessante em Balboa (o último filme) era o contexto decadente do personagem mas, será que como Rambo, Stallone conseguirá o mesmo efeito. Na trama (se alguém se importa com isto), Rambo está vivendo em Bangkok, onde age como um monge e trabalha consertando tanques e barcos de guerra. Sua rotina muda quando um grupo de voluntários que leva suprimentos para Burma desaparece. Um parente de um dos desaparecidos implora a Rambo que o encontre. Para atender ao pedido, o herói reúne jovens guerrilheiros e inicia a missão.

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito