Atores e atrizes que a gente vai sentir falta quando não atuarem mais

Cinema terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Todo ano tirando esta tragédia de 2020 são lançados centenas senão milhares de filmes no mundo todo, mas isso é irrelevante porque todo mundo só liga pra Hollywood. E, sendo assim, nada mais justo que falar um pouco dos atores e atrizes que fazem um trabalho maneiro no mar de mesmice que é o cinema norte-americano, tendo, várias vezes e com certa regularidade, uma carreira interessante a ponto de ser legal acompanhar. Claro que isso não é garantia alguma de qualidade, muito pelo contrário, mas há também boas chances de valer o seu tempo (E, talvez, com sorte, o ingresso). E bem, a real é que quando essa gente morrer (Ou mudar o tipo de trabalho que faz), o cinema gringo vai ficar bem mais porcaria. Então, sem mais delongas, bora falar um pouquinho de cada uma dessas pessoas.

Ewan McGregor

Enquanto o Ewan McGregor ficou famoso por causa de Trainspotting e se popularizou com Star Wars, pra mim ele é o cara de Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas. Pra além disso, tem, claro, Moulin Rouge – Amor em Vermelho, Os Homens que Encaravam Cabras (Sim, isso é um filme de verdade e cê deveria ver) e Doutor Sono, todos com pegadas muito únicas, e taí a graça do cara: Ele não se restringe num estilo específico, e encara uns papéis meio esquisitos de vez em quando.

Charlize Theron

A Charlize Theron é um caso interessante, porque é uma atriz que conseguiu passar do local de gostosa pro local de excelente atriz, o que deveria ser padrão, mas né, processos. Por incrível que pareça eu curto Poderoso Joe, filme lá de 1998 que pode ser resumido em “e se King Kong fosse só grande e não gigante?”, mas pra além dele tem Monster – Desejo Assassino, o filme que realmente a solidificou como atriz, Aeon Flux: Operação Terminus (Que é péssimo mas todo mundo lembra) e, obviamente, Mad Max: Estrada da Fúria, um dos melhores filmes da última década. A Charlize tá mais ou menos na mesma pegada do McGregor: Misturar filme interessante com blockbuster safado.

Stanley Tucci

De forma similar aos dois mas ainda assim fazendo filmes bem diferentes, tem o Stanley Tucci. Cê pode assistir Sonho de uma Noite de Verão, de 99, se você tiver a falta de bom senso pra isso, ou pode ir assistir o ainda pior O Núcleo: Missão ao Centro da Terra. Claro que se você quiser algo bom tem o fatídico O Diabo Veste Prada, Encontro às Cegas, Um Olhar do Paraíso, mais recentemente, O Silêncio, filme que todo mundo reclama mas até que é legal e, diga-se de passagem, ele tava junto do Ewan McGregor no péssimo Jack, o Caçador de Gigantes. O que me agrada no cara é que apesar da grande quantidade de comédias românticas, ele faz de forma excelente o papel de personagem secundário… Isso pode soar ruim, mas muito pelo contrário: É o cara que transforma um filme ok num filme interessante.

Emily Blunt

Como curiosidade da vida dos famosos, o Stanley Tucci trabalhou com a Emily Blunt em O Diabo Veste Prada, mas mais que isso: Conheceu a irmã dela no set e casou com a garota. Falando do que é importante, porém, vale à pena ir ver O Lobisomem, remake do filme de 41, além de assistir também No Limite do Amanhã, Sicario, A Garota no Trem e Um Lugar Silencioso, filme maneiro cuja continuação já está pronta mas tem sido adiada por causa da pandemia há quase um ano, infelizmente. Seja como for, a Emily Blunt tem toda a graça de topar papéis completamente diferentes e torná-los interessantes sem cair nums (Nuns?) clichês… E não, eu não gosto de Mary Poppins.

Jude Law

 O tempo não perdoa ninguém.

Tá certo que uma enorme parte da carreira do Jude Law são comédias românticas com ele de Don Juan, MAS tem coisa legal nesse meio: Gattaca, lá de 1997, abre a lista, seguido por A.I. Inteligência Artificial, Estrada para Perdição (Junto do Stanley Tucci!), Closer – Perto Demais, o péssimo Capitão Sky e o Mundo de Amanhã que eu gosto do mesmo jeito, O Amor não Tira Férias, Repo Men: O Resgate de Órgãos e, por fim, a bilogia de Sherlock Holmes com o Downey Jr (Aqui e aqui). De uma forma geral, o Jude Law faz um trabalho infinitamente melhor quando ele se leva à sério como ator e não como galã, principalmente no que tange a ficção científica.

Nicole Kidman

 Ela precisa de papéis com cortes de cabelo melhores.

Pra além de Moulin Rouge com o Ewan McGregor, tem o incrível, maravilhoso, abosluto Batman Eternamente, De Olhos Bem Fechados (Que né, desgraçou a vida dela), Austrália (Que um monte de gente acha brega mas eu gosto), Uma Longa Viagem e O Peso do Passado. Eu bem que gostaria de ver a Nicole Kidman fazendo uns papéis mais pesados… Digo, ela se sai muito bem em dramas realistas e tudo mais, mas seria legal vê-la mais na ficção e em filmes mais… Bem, tenebrosos.

Brad Pitt

É até meio irritante que tenha um cara que faça filmes tão legais e ainda por cima vá perfeitamente bem como galã tradicional, mas enfim: Eu não canso de falar de Cool World, lá de 92, mas tem também, é claro, Seven – Os Sete Crimes Capitais, Os 12 Macacos, a trilogia Onze Homens e um Segredo, Snatch – Porcos e Diamantes, Tróia, O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford, Bastardos Inglórios e, mais recentemente, Ad Astra: Rumo às Estrelas. Tá certo que ele faz filmes de guerra demais, mas o cara não deixa de explorar outros tipos de narrativa, saca? Sim, chances são que é sempre no papel principal e isso poderia mudar, mas né, pelo menos não é sempre o mesmo personagem.

Rachel McAdams

Desde sempre falo que a Rachel McAdams é foda e é porque ela é foda. Começando por Garota Veneno, indo pra Meninas Malvadas e passando por Penetras Bons de Bico, a bilogia de Sherlock Holmes junto do Jude Law, Questão de Tempo, Spotlight – Segredos Revelado junto do Stanley Tucci e Desobediência, ela é uma das poucas que pode-se dizer que sabe escolher as comédias românticas que faz, mas mais que isso, sabe sair delas e fazer coisas diferentes.

Tilda Swinton

Pra encerrar esta lista não poderia ser outra pessoa que a Tilda Swinton. Não consigo pensar em absolutamente nenhuma outra pessoa que tenha tanta coisa completamente diferente quanto ela na carreira, então bora lá: Vale começar por Desejos Femininos, lá de 1996, antes de ir pra Vanilla Sky, Adaptação, Constantine, Queime Depois de Ler ao lado do Brad Pitt, O Curioso Caso de Benjamin Button (De novo!), O Grande Hotel Budapeste (Com o Jude Law), Doutor Estranho (Com a Rachel McAdams) e, por fim, Suspiria, filme foda lá de 2018. E bem, o fato é que esta lista começou porque me dei conta de que não tem absolutamente ninguém neste mundo que faça um trabalho que sequer chegue perto do dela… Não dá nem pra dizer mais nada.

Leia mais em: , , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito