Porque Leonardo DiCaprio não vai ganhar o Oscar

Cinema segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Se você está na internet há um tempo, deve saber que há uma certa torcida à favor do Leonardo DiCaprio quanto ao prêmio da Academia: O cara já ganhou Globo de Outro, o festival de Berlim, de Chicago, da Austrália, o Critics’ Choice Awards, o festival de Dallas, de Dublin, o da MTV, o Kids’ Choice Awards, o festival de Palm Springs, People’s Choice Awards, o festival de Santa Bárbara, o de San Diego, o Teen Choice Awards e mais uns outros aí. Acontece que o Oscar não veio. E não deve vir mesmo.

Com cinco indicações anteriores (Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador, O Aviador, Diamante de Sangue e O Lobo de Wall Street) o cara tá na sexta tentativa com o filme aí de cima, O Regresso. Que inclusive já ganhou alguns Globo de Ouro e o prêmio do Screen Actors Guild. Seguinte: Vou contar o final desse último filme dele aí; se você é fresco e liga pra spoiler, fica esperto.

Ele acha o maluco que meteu ele nos problemas todos do filme e os dois caem na porrada. No meio da bagunça, o pai da mocinha indefesa da história mata o outro e deixa o DiCaprio escapar por ter ajudado a filha dele. Só que ele já tomou sopapo demais e começa a ficar biruta, e o filme termina sem mostrar se ele bate as botas ou não.

Tá, então é isso.

Tirando a primeira indicação em Gilbert Grape, em todos os outros filmes Leonardo DiCaprio interpreta um papel só. Sim, tipo o AC/DC, os quadros d’A Praça é Nossa ou os bolos da tua vó.

Saca só a lista: Prenda-me se For Capaz, Gangues de Nova York, Os Infiltrados, Diamantes de Sangue, A Origem, J. Edgar, Django Livre, O Grande Gatsby, O Lobo de Wall Street e, por fim, O Regresso. Esses são todos os grandes filmes em que ele atuou desde o começo dos anos 2000. Há uns outros (Entre atuações e como produtor), mas estes são os grandes nomes. E em cada um deles, Leo interpreta o mesmo personagem.

Vários desses filmes são inspirados em fatos reais, ou em livros, ou documentários ou qualquer coisa verossimilhante. Todos esses filmes tiveram orçamentos gigantes e o nome “DiCaprio” contribuiu extremamente para o sucesso que todos eles tiveram em termos comerciais e de crítica. Todos esses filmes são superproduções contando com exatamente a mesma coisa: Uma atuação forçada, feita pra ganhar Oscar. Que nem jogador de futebol cavando pênalti.

Essa trilha sonora ganhou o vídeo.

Olha pra cada um desses filmes: É sempre um personagem “foda”. O cara rouba, trafica, contrabandeia, trai, vende, compra, finge, falsifica e é o melhor nisso. É sempre um cara que “os outros caras queriam ser”. Tanto faz se é rico ou pobre, no século 19 ou nos anos 80, no meio da guerra ou em salões de baile, DiCaprio sempre faz o cara importante. Pode não ser o principal, mas jamais é coadjuvante.

E é sempre uma saga épica, no melhor estilo O Herói de Mil Faces: O cara começa na boa, na maciota, cresce e fica poderoso, alguém dá um jeito de estragar isso, há alguma batalha pra se recuperar e, no final, ele ganha. DiCaprio sempre ganha. Ele ganha até quando morre no fim.

Vez após vez, DiCaprio sempre personifica o cara fodelão, que faz as paradas erradas, se fode um pouquinho por isso mas, na hora H, sai de cena triunfante. Não há derrotas, não há sofrimento: Todo o meio de todos estes filmes é apenas enrolação, porque todo mundo sabe que no momento decisivo ele vai fazer valer sua participação no filme à ponto de sempre fazer alguém falar que “dessa vez ele se superou”. Se machucou durante a filmagem? Continua atuando; deu certo pra várias pessoas. História engraçada no set? Se for legal com o público teve participação dele, senão ele manteve sua “ética de trabalho”. Ainda tá rolando a promoção do filme? Sejamos legais com os colegas e fãs em algum lugar público.

Eu não tenho absolutamente dúvida alguma que a vida do cara é um inferno: Pouca gente é tão seguida e vigiada quanto ele. Porém, após 25 anos de carreira, não se pode duvidar nem um pouco que ele sabe os caminhos a percorrer nessa história toda.

 Nunca entendi essa gente que usa bermuda na praia, serião.

E não há esforço. Não esforço real. Já não deu pra sacar que se arrastar pelo chão fazendo careta não dá resultado? Faça o derrotado uma vez, engorde 70 quilos pra um papel, sei lá. O cara está preso na mesma fórmula que há CATORZE ANOS não dá o resultado que ele quer, mas continua insistindo na mesma coisa. Tem gente que define isso como loucura, mas eu gosto de definir na realidade que é “burrice”.

Leonardo DiCaprio se esforça pra ganhar um Oscar, mas não se esforça pra fazer a melhor interpretação possível pela arte, seja essa arte qual for. A atuação não conta, só conta o quanto faz o público se simpatizar com todo o “esforço” colocado em cada cena impactante pro público no cinema. Foda-se essa merda: Ator tem que atuar, não ganhar prêmio. E enquanto a tal da arte não for o foco principal, o bagulho não anda.

Eu sinceramente não acho que o cara consiga baixar a bola e fazer um papel diferente. Não acho que ele consiga não ter o nome bem grande no pôster, ou fazer só uma participação, ou ir além dos limites que ele próprio impôs pra sua carreira. Leonardo DiCaprio está tão preocupado em ser Leonardo DiCaprio, o nome grande, que chama o público e arrecada milhões (Ou bilhões), que não alcança nem mesmo o objetivo tosco de agradar a Academia.

Porque, sejamos sinceros que ganhar o Oscar não é exatamente um sonho de vida. O que é interessante notar já que o cara ainda não ganhou: Ou alguém lá dentro tem um bico muito grande contra ele, ou ele genuinamente quer merecer essa porcaria e não apelou pra dinheiro e/ou teste do sofá nenhum. Afinal, todos sabemos como a galera da Academia não faz questão de “injustiçar” ninguém sob as circunstâncias corretas.

Mas enfim, é isso: O cara tá fazendo a mesma coisa há mais de década e ainda não se deu conta de que não deu certo. E pelo menos por enquanto a Academia está fazendo a coisa certa: Mandar ele se foder.

E olha só que coisa interessante: Ele pode até ganhar esse ano, mas não vai ser porque ele mereceu. Não, seria um cala-boca pras pessoas pararem de encher o saco. A torcida que o cara tem, tanto na internet quanto na vida real, provavelmente é maior que qualquer um já teve na história da premiação, e puta que me pariu, que gente chata. É que nem fã: Fã é uma merda, e fã que faz barulho torra a paciência de qualquer um.

A premiação deste ano vai acontecer dia 28 de fevereiro e a lista dos indicados já saiu, e eu duvido muito, mas muito mesmo, que ele ganhe. E, de novo, não deve ganhar. Não enquanto não criar vergonha na cara e topar se sacrificar de verdade por um papel, não com olho em prêmio, não com olho em reconhecimento, mas por poder dar vida pra tal personagem. Pra isso ele precisa descer do pedestal, arranjar um roteiro que seja bom mesmo e não uma marmita requentada, achar um diretor decente (E com isso eu quero dizer sim pra meter pé em Scorsese, Spielberg, Tarantino e toda essa laia aí) e, olha só, atuar mesmo. Do tipo que atores atuam. Do tipo que você interpreta outra pessoa e não um alterego babaca seu.

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