O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford)

Cinema quarta-feira, 06 de fevereiro de 2008

Faroeste

Mais um filme que concorre ao oscar. Para conferir a resenha de Juno e Desejo e Reparação, ãhn, acho que já sabem o que fazer…

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

Dirigido por Andrew Dominik (quem?) e estrelado por Brad Pitt, O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford não é um filme pra se assistir assim, a toa. Com um desenrolar lento, chato diversas vezes, vale a pena ser assistido.
Jesse James, famoso bandido, reúne um bando pra assaltar um trem, que é lá onde aparace Bob Ford, seu futuro assassino, o que não é mais spoiler do que o título do próprio filme. Depois de um tempo, o necessário para que ele conquiste a confiança de Jesse James, uma pessoa extremamente paranóica que acha que qualquer um o quer matar (o que não deixa de ser verdade), Bob vai conhecendo mais sobre essa pessoa tão diferente, e que outrora foi seu ídolo.
Bien, não vou falar mais do filme, até porque no título dele já dá pra saber o final que apesar de tudo é um pouco surpreendente. A interpretação dos atores é impecável. Com um diálogos curtos que parecem seguir um ritmo diferente de outros filmes, praticamente se apoiando na interpretação dos papéis de cada um. Brad Pitt no papel de Jesse James está bem caracterizado, quase passando bem a idéia de como seria as atitudes do próprio na época.

jesse james

Mas o principal de tudo, o que valeu uma indicação ao Oscar, foi a interpretação de Robert Ford encarnada por Casey Affleck, irmão mais novo de Ben Affleck, e que parece ter todo o talento da família. A cada momento em que ele fala no filme, ele passa a impressão de que tem algo mais escondido na manga, dando bastante ênfase a interpretação dele as caras que ele faz.
E já que estamos falando de indicações, outra que esse filme está concorrendo é a de melhor fotografia, que admito, não entendo muito (nada), então não vou arriscar. Só digo que as cenas dele são muito bem feitas, desde as noturnas, durante o assalto no trem, logo no início do filme, até aquelas ao ar livre, com os caras cavalgando na neve.
E tem uma coisa que sempre me dá uma raiva nesses filmes que concorrem ao Oscar é aquela sensação de “Como essa coisa pode concorrer a um prêmio?”, mas daí lembro que americano tem um gosto esquisito. O filme é lento, como já disse, a ponto de eu ver ele em velocidade maior, porque estava ficando pentelho, desagradável até. Deve ter sido bom para o público de lá, acostumado a não ter que pensar muito pra ver um filme, o que explica algumas cenas mastigadas, das quais qualquer um poderia tirar suas próprias conclusões. Não recomendo pra ver ele numa tarde de domingo como fiz, é porque pode dar muito sono. Esse é um daqueles filmes pra se ver nas horas em que tem outros problemas mais sérios pra resolver, e que tem que ser deixados pra depois, pois com suas pouco mais de 2 horas, ele parece se desenrolar por mais tempo, tornando o filme mais longo, e deixando mais tempo pra que cada um resolva seus problemas.

Indicações de O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford ao Oscar 2008

*Melhor Ator Coadjuvante, para Casey Affleck
*Melhor Fotografia

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford (160 minutos – Drama/ Faroeste)
Lançamento: 23/11/2007 (Brasil)
Direção: Andrew Dominik
Roteiro: Andrew Dominik, baseado em obra de Ron Hansen
Elenco:Brad Pitt, Mary-Louise Parker, Casey Affleck e Sam Rockwell

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Covardia é fazer um nome DESSE tamanho. O ingresso é até mais caro por usar o dobro de papel pra imprimir.

  • guts

    Eu achei o filme fodástico, o jesse james sempre envolto por uma aura dark e totalmente distanciado de todo mundo do bando
    é um filme lento msm, mas eh akele tipo q vc fica parado encarando os creditos por alguns minutos, tentando digerir td

  • Fernanda

    De fato é um pouco lento! Mas apresenta cenas muito bem produzidas… É um filme legalzinho!

busca

confira

quem?

baconfrito