O Monstro Do Ártico (The Thing From Another World)

Bogart é TANGA! quarta-feira, 04 de setembro de 2013 – 0 comentários

Aqueles dentre vocês que são apreciadores do bom cinema devem conhecer O Enigma de Outro Mundo, de 1982, famoso thriller de ficção científica sobre um alien que fode a vida de vários pesquisadores no ártico. É, um clássico, tanto que nós aqui do Bacon já falamos nele antes. Só que não é bem dele que eu vou falar, mas do original. Claro, por que o de 1982 é um remake. Vem comigo.

 continue lendo »

Luzes da Cidade (City Lights)

Bogart é TANGA! terça-feira, 19 de março de 2013 – 2 comentários

 Na minha opinião, talvez Chaplin tenha sido o maior cineasta que já existiu. Seus filmes ultrapassaram tantas barreiras e alcançaram tantas pessoas de tantas formas, que não conheço ninguém mais com tanto sucesso no que diz respeito a cinema. E quando digo sucesso quero dizer no sentido de cumprir o fim a que se destina, e não a quantidade de prêmios que faturou. Charlie Chaplin tornou seu Carlitos cômico, leve, impressionante e muitíssimo acessível (Meu sobrinho de 4 anos assistiu O Garoto com mais interesse do que Ben 10). Este filme foi mais um dos brilhantes projetos de Chaplin, já neste ponto bastante famoso, indo em direção oposta aos primeiros filmes falados que surgiam na época. Escrito, dirigido e protagonizado pelo próprio cineasta, o longa é mudo e em preto e branco, mas deixa na chinela as “comédias” atuais. Sem dúvidas, atemporal e imortal! continue lendo »

O Mágico de Oz (The Wizard Of Oz)

Bogart é TANGA! quinta-feira, 07 de março de 2013 – 0 comentários

 A primeira vez que assisti O Mágico de Oz, lá com meus 8 anos de idade e por insistência da minha mãe, eu não entendi nada. Ela, coitada, ficou com cara de bolinho e não tocou mais no assunto. Hoje, no entanto, eu consigo ver o que rolou, afinal, este é mais um daqueles filmes “infantis” não recomendado para crianças. Eu poderia citar pelo menos mais dois exemplos de filmes semelhantes, como A Viagem de Chihiro e O Labirinto do Fauno, onde em todos eles são usados alegorias dessa fase, mas dificilmente uma criança conseguirá captar a mensagem. Pra mim, isso acaba sendo um ponto bem positivo, mas é preciso ser justa: Por mais que O Mágico de Oz seja um clássicão dos bons, ele não é para todos. Isso não quer dizer que você tem que ter doutorado pra entender, nada disso. Mas você vai precisar certamente curtir musicais e ter uma capacidade de interpretação média a alta (O que, com todo respeito, falta em pelo menos metade dos leitores dessa bodega). continue lendo »

Um Dia de Fúria (Falling Down)

Bogart é TANGA! sexta-feira, 01 de março de 2013 – 2 comentários

 Um homem desempregado chega ao seu limite um dia durante um congestionamento e resolve combater a escória da sociedade ele mesmo. Será um dia inesquecível para William Foster (Michael Douglas) e o detetive que estava para se aposentar, Martin Prendergast (Robert Duvall), que tem a missão de encontrá-lo e capturá-lo na imensa Los Angeles.

Sabe aqueles clássicos tão clássicos, mas tão clássicos que você nunca para pra ver inteiro, porque já conhece? Então, se você faz isso você é um imbecil. Tipo eu, que achava do que se tratava Um Dia de Fúria. Peguei pra ver porque estava eu mesmo num dia de fúria. Ou pensava que estava, porque puta que pariu, que filme profundo e com violência gratuita. Ou não tão gratuita assim, já que Bill, ou William Foster, ou ainda D-Fens, conforme sua placa personalizada mostrava, estava só se defendendo das agressões do mundo, inicialmente. Já que depois desandou pra putaria. Afinal, usar uma bazuca quer dizer que você passou do ponto. continue lendo »

Janela Indiscreta (Rear Window)

Bogart é TANGA! quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 – 1 comentário

 Pois bem, tangas, estamos numa época em que muito se houve falar do titio Hitchcok, vide o filme com a Scarlett Johansson o Anthony Hopkins que está vindo por aí. E bem, eu ainda não vi a cinebiografia, mas já vi o que eu chamaria de imprescindível para quem pretende conhecer a arte desse fantástico diretor. Você já deve ter escutado algo sobre filmes clássicos dirigidos por ele, como Psicose, Os Pássaros e este que é objeto da resenha de hoje, Janela Indiscreta. O filme é assim, excelente! Mas merece uma análise atenciosa dos seus mais diversos e deliciosos aspectos, se a tentativa for fazer justiça ao trabalho realizado.

continue lendo »

Um Estranho No Ninho (One Flew Over the Cuckoo’s Nest)

Bogart é TANGA! sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 – 7 comentários

 Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson), um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais, onde estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher). Mas ele não tem idéia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica “especializada”.

Acredito que Um Estranho No Ninho tenha sido um dos filmes mais chocantes que eu tenha assistido. E grande parte disso se deve ao final arrebatador e imprevisível. O longa começa um pouco lento, mas desenvolve bem e fecha sua história num grande ápice. Acredito até que 50% do sucesso do filme venha da conclusão final que tiramos, um prato cheio para quem gosta de situações polêmicas e que saiam da zona de conforto. continue lendo »

O Enigma de Outro Mundo (The Thing)

Bogart é TANGA! segunda-feira, 10 de setembro de 2012 – 0 comentários

“Numa distribuição RCA…”

(Clima de suspense)

“O Enigma… De Outro Mundo…”

Adoro essas dublagens de filmes dos anos 80, sério.

 continue lendo »

A Lagoa Azul (The Blue Lagoon)

Bogart é TANGA! sexta-feira, 31 de agosto de 2012 – 3 comentários

 Essa é pra vocês que acham que pra escrever no Bacon é só chegar e já era. Não se enganem jovens, antes da fama, dos milhões e das mulheres, há um rigoroso processo de seleção. Que é doloroso demais pra descrever aqui, mas pra vocês terem uma ideia, é bastante próximo do treinamento do BOPE, como visto no filme Tropa de Elite. Tirando a parte dos exercícios, lições de estratégia e comer comida do chão em 10 segundos. E adicionando a escrita de alguns textos com tema pré-determinado e prazos absurdos. Então, como eu vinha dizendo, nada a ver com o Tropa de Elite. Mas o fato é durante o processo da minha incursão nesse site, uma das coisas que a Uiara (Editora de cinema na época) me fez fazer foi uma resenha do Lagoa Azul. E essa pérola teria se perdido na imensidão da internet pra sempre, não fosse a minha mania de não apagar emails e revê-los casualmente anos depois. continue lendo »

Thelma & Louise

Bogart é TANGA! sexta-feira, 24 de agosto de 2012 – 2 comentários

Thelma e Louise é, com certeza, um dos melhores road movies já feitos. O longa conta a história de duas amigas que partem em busca de alguma emoção em suas vidas e encontram não apenas imprevistos, mas a essência de si mesmas. Apesar de ser um drama, a comédia dá as caras em diversos momentos, deixando o filme muito divertido. O caráter icônico se deve ainda a atuações magistrais de Geena Davis e Susan Sarandon, aliadas a um desfecho impactante. continue lendo »

O Vingador do Futuro (Total Recall)

Bogart é TANGA! quinta-feira, 16 de agosto de 2012 – 0 comentários

 2084. Douglas Quaid (Arnold Schwarzenegger) é um construtor e tem pesadelos recorrentes envolvendo uma viagem a Marte. Ele vai até a Rekall Inc., uma empresa que realiza implantes de memória que dão a sensação aos clientes de terem um final de semana dos sonhos. A intenção de Douglas é que seja implantada a memória de uma viagem a Marte, mas durante o processo algo sai errado. Ele perde a memória e passa a ser perseguido por assassinos, entre eles sua esposa Lori (Sharon Stone). Desorientado, Douglas descobre que na verdade chama-se Hauser e que é um agente da inteligência marciana. Em busca de respostas, ele viaja para Marte.

Quem não conhece esse clássico do sotaque austríaco do Schwarzenegger e seus gritos bizonhos, ou da puta interespacial com três peitos, ou da cena crássica que os olhos tão esbugalhados e quase estourando? Se você nasceu na década de 80 ou 90, deve se lembrar desses fatores. Mas você realmente lembra de tudo? VOCÊ SE LEMBRA? continue lendo »

Página 1 de 612345...Última »

busca

confira

quem?

baconfrito