Um Estranho No Ninho (One Flew Over the Cuckoo’s Nest)

Bogart é TANGA! sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

 Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson), um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais, onde estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher). Mas ele não tem idéia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica “especializada”.

Acredito que Um Estranho No Ninho tenha sido um dos filmes mais chocantes que eu tenha assistido. E grande parte disso se deve ao final arrebatador e imprevisível. O longa começa um pouco lento, mas desenvolve bem e fecha sua história num grande ápice. Acredito até que 50% do sucesso do filme venha da conclusão final que tiramos, um prato cheio para quem gosta de situações polêmicas e que saiam da zona de conforto.

O filme gira em torno da loucura e de como as pessoas “normais” lidam com isso. O cotidiano de um hospital psiquiátrico foi a melhor forma de expressar a maneira com que a doença é remediada e como as pessoas tidas como “loucas” podem ter sua liberdade limitada – fisicamente e mentalmente – por médicos e enfermeiros.

Certamente, o melhor do filme (Depois do excelente final, é claro) fica por conta de atuações épicas de Jack Nicholson, Danny DeVito, Doc Brown Christopher Lloyd, Brad Dourif, Sydney Lassick e Will Sampson, absolutamente irretocáveis na interpretação dos internos, e finalmente Louise Fletcher, que dá vida a enfermeira-chefe responsável por todos.

Um Estranho No Ninho promove o debate sobre como a sociedade lida com suas mazelas, ou seja, nem sempre da forma mais adequada. A chegada de R. P. McMurphy ao hospital também nos faz pensar sobre mudanças no protocolo e como muitas vezes evitamos esse tipo de coisa. A falta de emoções ao lidar com pessoas doentes também é um grande tema abordado. Porém, nenhum deles ultrapassa a questão da liberdade, do fato de se fazer ouvir ou de lhe fazerem calar. Um grande filme, clássico e atemporal que recomendo de olhos fechados!

Um Estranho No Ninho

One Flew Over the Cuckoo’s Nest (133 minutos – Drama)
Lançamento: EUA, 1975
Direção: Milos Forman
Roteiro: Bo Goldman, Lawrence Hauben.
Elenco: Jack Nicholson, Danny DeVito, Christopher Lloyd , Brad Dourif, Sydney Lassick, Will Sampson e Louise Fletcher.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Luiz Carlos Santos

    Eu já assiti a esse filme, e francamente não entendo o porque dele ser tão valorizado. Realmente as atuações do elenco e principalmente de Jack Nicholson são excelentes. Mas o filme cansa do meio para o fim, e a história perde o fôlego, se tornando muito chata. O filme ganhou muitos oscar e tal, mas para mim faltou um quê a mais para se tornar atemporal, ao contrário de “Laranja Mecânica” por exemplo, que não ganhou tantos prêmios, mas é até mais conhecido e comentado.

  • Eu-Voce

    pq desapareceu Jade? fez falta viu…

  • Cara, terceiro comentário seu desse tipo. Se não vai falar do texto, nem fala. A Jade não tá aqui porque é um rostinho bonito, mas pela qualidade de escrita. Se ela mudar a foto de perfil e botar um gordo barbudo cê vai parar de comentar?

  • huum ciumento….

  • Sim. Eu tenho ciúmes do meu site ter os comentários estuprados por nego que não consegue deixar de bater punheta pra um avatar que mostra o rosto cortado de uma desconhecida.

  • N4gu4l

    Nunca vi o filme, mas tenho o livro. Reli o final várias vezes, excelente.

  • Marina Oliveira

    Assisti esse filme uns anos atrás e achei sensacional. Me rendeu a melhor redação que fiz pro meu inglês hahaha Jack Nicholson é realmente O ator de personagens loucos (ou que se passem por)

busca

confira

quem?

baconfrito