Confirmados mais nomes em X-Men Origins: Wolverine

Cinema quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008 – 4 comentários

Lembra dos nomes que a gente citou por aqui? Disseram que eram boatos. Mas agora é oficial. E tem mais: Ryan Reynolds (Blade Trinity) viverá o mercenário Deadpool. Will.i.am, “músico” do Black Eyed Peas será John Wraith. Além disso, Lynn Collins (Número 23) será a Raposa Prateada; Liev Schreiber (trilogia Pânico) será o Dentes de Sabre; Dany Huston (30 Dias de Noite) será William Stryker; e, finalizando, Hugh Jackman será Wolverine.

O longa é um prelúdio á trilogia X-Men, e conta a história do passado de Wolverine. Descoberta do mundo mutante, Arma X e, é claro: Dentes de Sabre.

Com roteiro de David Benioff, direção de Gavin Hood e os mesmos produtores da trilogia X-Men (Lauren Shuler Donner e Ralph Winter), o filme está sendo filmado na Nova Zelândia e na Austrália. Nova Orleans (EUA) será o local das últimas semanas de gravação. O filme estréia no dia 1º de Maio de 2009.

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Assista ao teaser trailer de Coraline, animação inspirada em obra de Neil Gaiman

Cinema quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008 – 1 comentário

Curte Neil Gaiman? Taí um clássico da literatura infantil.

No filme, uma animação, vemos a história de uma garotinha, Coraline, que vive com seus pais em um casarão gigante que adora explorar jardins e coisas do tipo. Porém, em um certo dia de chuva, a garota fica em casa e decide contar as janelas, as portas e as “coisas azuis”. Mas é atrás de uma das portas que ela encontra um universo alternativo… estranho. Neste lugar, existe uma versão de seus pais com botões no lugar dos olhos.

Dublagens de Dakota Fanning (Guerra dos Mundos), Teri Hatcher (Two and a Half Men), Keith David (Sr & Sra Smith) e Ian McShane (Kung Fu Panda). Henry Selick foi quem adaptou o livro para o cinema. Mike Cachuela (ilustrador de Os Incríveis) é seu co-diretor, e a produção fica com Bill Mechanich e Mary Sandell. O filme estréia só em 2009. Veja mais um vídeo abaixo:

Cara, que medo.

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Street Fighter: The Legend of Chun-Li – Confira alguns nomes do elenco

Cinema quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008 – 1 comentário

Bom, como você viu aqui, Kristin Kreuk (Smallville) será a Chun-Li do novo filme do game Street Fighter. E você deve se lembrar que o primeiro não foi lá muito agradável.

Seguindo com o elenco: Michael Clarke Duncan (Escola de Idiotas) será Balrog, o boxeador.

Chris Klein (American Pie) será Nash, como o personagem Charlie.

Rick Yune (007 – Um Novo Dia Para Morrer) será o ancião Gen.

Ainda falta definir o papel dos atores Moon Bloodgood, Cheng Pei Pei, Edmund Chen e, pasmem, Taboo, o cara do BLACK EYED PEAS. Eu acho que o cara vai ser um daqueles que fica torcendo no fundo das lutas, mas o Eric acha que ele será o Vega. Definitivamente, o cara PRECISA de uma máscara.

Testes estão sendo feitos para a escolha de Bison, o “chefão”. A direção é por conta de Andrzej Bartkowiak (do sensacional Rede de Corrupção) e o roteiro é de Justin Marks (que tem na lista os filmes He-Man e SuperMax, que ainda estão pra começar). Em Março começam as filmagens. O filme será filmado em Hong Kong, Bangkok e Vancouver. Estréia prevista para 2009, e a pergunta é: VAI ENCARAR?

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Medo da Verdade (Gone, Baby, Gone)

Cinema terça-feira, 19 de fevereiro de 2008 – 1 comentário

A distribuidora Buena Vista tá de brincadeira. Lançar um filme policial com este baita elenco (veja abaixo) e com uma indicação ao Oscar (melhor atriz coadjuvante, Amy Ryan) diretamente em dvd (menos mal, que já está previsto para ser lançado agora em abril) é incentivar a pirataria. Custava muito colocar MEDO DA VERDADE em circuito cinematográfico?

A separação do casal preferido dos paparazzi, Jennifer Lopez e Ben Affleck, fez muito bem ao jovem ator que passou a se dedicar a projetos fora do esquemão hollywoodiano como Hollywoodland (um suspense com toques noir, que lhe valeu prêmios por atuação em festivais) e aqui assume o roteiro (em parceria com Aaron Stockard) e a direção desta adaptação de Dennis Lehane.

Para quem não ligou o nome a pessoa, o último filme adaptado da obra de Lehane foi o ótimo Sobre Meninos e Lobos (dirigido pelo mestre Clint Eastwood e que garantiu um Oscar ao ator Tim Robbins e a Sean Penn). Iinclusive, quem começa a assistir MEDO DA VERDADE logo observa a semelhança no ambiente entre estes dois filmes, a cidade de Boston. No entanto, por um revés do destino, o filme de Affleck foi lançado na mesma época do caso Madeleine, a menina inglesa que sumiu do hotel em Portugal na época de seu lançamento. No filme, dois detetives particulares são contratados para encontrar uma menina de quatro anos que desapareceu misteriosamente em um bairro pobre de Boston. Eles acabam descobrindo que nada é o que parece ser.

Indicada ao Oscar, Amy Ryan, e Ed Harris

Voltando ao filme, apesar de ser um policial com todas as convenções do gênero presente (bandidos com cara de mau, policiais nem tão bons assim, reviravoltas), os personagens de MEDO DA VERDADE são o verdadeiro motivo para o sucesso do filme. Todos são construídos de maneira ambígua e com questionamentos interessantes, como a ética do detetive particular Patrick (Casey Affleck, que teve um excelente ano com este personagem e Robert Ford de O Assassinato de Jesse James…) ou mesmo o descaso maternal da viciada Helene (excelente presença da Amy Ryan).

Mesmo assim, com uma temática pesada e sombria, incluindo corrupção policial, MEDO DA VERDADE não consegue fugir da comparação com Sobre Meninos e Lobos, e fica difícil acreditar numa dupla de detetives particulares “tão novinhos” como Casey e Michelle Monaghan (como esta atriz é linda).

Jovem casal de detetives

Indicações ao Oscar 2008

*Melhor Atriz Coadjuvante – Amy Ryan

Medo da Verdade

Gone, Baby, Gone (114 minutos – Policial)
Lançamento: Eua, 2007 Direção: Ben Affleck
Roteiro: Ben Affleck e Aaron Stockard baseado no livro de Dennis Lehane
Elenco: Casey Affleck, Michelle Monaghan, Morgan Freeman, Ed Harris, Amy Ryan, Amy Mandigan

Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider) (2)

Cinema segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008 – 6 comentários

Manja aqueles caras que fazem acrobacias com motos pulando por cima de pessoas, carros, caminhões, abismos, rampas e qualquer outra coisa que você sempre olha e pensa “isso vai dar merda”? Johnny Blaze (Nicolas Cage) é um desses caras. Quando era mais novo, ao descobrir que seu pai estava com câncer, fez um pacto com o Capeta (Peter Fonda) pra que seu pai não morresse. Lógico que o capeta fodeu com o cara e ele ficou meio besta da cabeça e saiu sem rumo na vida.

Muito anos mais tarde, o capetinha júnior, Blackheart (Wes Bentley) aparece barbarizando o mundo todo, querendo tomar várias almas que seu pai tinha capturado e matando quem estivesse no seu caminho. É nessa hora que a porca torce o rabo e o Capetão Pai resolve cobrar a dívida com Johnny Blaze (ou você acha que é fácil fugir do demônio?). É apresentada uma história sobre os Ghost Riders e você descobre que Nicolas Cage vai ter que ficar de cabeça quente também e vai aprontar várias aventuras com uma galerinha muito louca que veio lá do Inferno nessa sessão da tarde.

O roteiro, em suma, é isso aí. Não é uma obra prima, mas faz algum sentido. Agora, como um roteiro mediano se transformou num dos piores filmes de todos os tempos a gente explica pra você.

Primeiramente: quantas pessoas já leram uma HQ do Motoca? Nicolas Cage, aquele gordinho em que você batia na escola e o cara que escrevia o roteiro. Mais ninguém, véi. O Motoqueiro não é um herói popular, não tem uma história fantástica, não tem lá muito sentido, então pra que fazer esse filme? Vá lá, o cara tem alguma influência nos estúdios e conseguiu levar seu sonho adiante, então, fazer o que? Esperar que o filme seja bem feito, pelo menos, certo?

Esse é o naipe dos efeitos que você vai ver.

Errado! O filme consegue ser mais mal feito que esquetes de Hermes e Renato! á exceção de Sam Elliot, as atuações são muito ruins. Wes Bentley é o demônio mais afetado desde o Little Nicky de Adam Sandler e a cara de bunda de Nicolas Cage, que dá muito certo em alguns filmes onde ele precisa parecer loser, bobo ou algum tipo de maníaco, não funciona como o vingador que o Motoqueiro personifica, e se você pensa que a coisa melhora quando a cabeça dele pega fogo, prepare-se pra se decepcionar: os efeitos especiais são MUITO ruins. Tirando a cena em que o Motoqueiro e o personagem do Sam Elliot dão um rolê pelo deserto, os efeitos especiais conseguem ser piores que os do filme do Demolidor.

Sério, pior do que ISSO:

Mas o que realmente me deixou emputecido foram as lutas. Elas não acontecem! Que porra de filme de herói dos quadrinhos é esse em que não existe clímax, nem batalha, nem porra nenhuma? Sério, os vilões simplesmente aparecem, fazem uma bobeira qualquer e o Motoqueiro mata eles sem o menor esforço. Acho que até Um Tira no Jardim da Infância tinha mais emoção que isso.

Bom, o filme é uma droga e se mesmo assim você quiser ver, problema seu. Só não diga que eu não avisei.

PS: Sim, a Eva Mendes aparece no filme, mas eu nem citei na resenha, senão você poderia ter a falsa impressão que até valeria a pena agüentar essa merda monstruosa, por 2 minutos de Eva Mendes com um monte de roupa. Acredite em mim, não vale. Clique aqui e seja feliz.

Indicações de Motoqueiro Fantasma

Framboesa de Ouro:
Pior ator: Nicolas Cage

Motoqueiro Fantasma

Ghost Rider (114 minutos – Ação)
Lançamento: EUA, 2007
Direção: Mark Steven Johnson
Roteiro: Mark Steven Johnson
Elenco: Nicolas Cage, Eva Mendes, Peter Fonda, Sam Elliot, Wes Bentley

Dany Huston será William Stryker em X-Men Origins: Wolverine

Cinema segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008 – 0 comentários

Notícia relativamente velha, mas vale a pena comentar.

Dany Huston viverá o vilão William Stryker no filme X-Men Origins: Wolverine. Parece?

Vale frisar que o cara participou de outra adaptação sensacional: 30 Dias de Noite. O vilão Dentes de Sabre será Liev Schreiber (trilogia Pânico), que inicialmente havia sido cotado para interpretar o próprio Stryker. Finalizando, Hugh Jackman (trilogia X-Men) será Wolverine.

O longa é um prelúdio á trilogia X-Men, e conta a história do passado de Wolverine. Descoberta do mundo mutante, Arma X e, é claro: Dentes de Sabre.

Com roteiro de David Benioff, direção de Gavin Hood e os mesmos produtores da trilogia X-Men (Lauren Shuler Donner e Ralph Winter), o filme está sendo filmado na Nova Zelândia e na Austrália. Nova Orleans (EUA) será o local das últimas semanas de gravação. O filme estréia no dia 1º de Maio de 2009.

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Confira a lista de vencedores do Festival de Berlim

Cinema sábado, 16 de fevereiro de 2008 – 2 comentários

Foi a 58ª edição do Festival, e os prêmios foram entregados hoje. Como você já ficou sabendo, Tropa de Elite ganhou o Urso de Ouro – o PRINCIPAL prêmio. Outro filme brasileiro, um curta, ganhou o prêmio “Geração 14plus”. Enfim, confira a lista dos vencedores abaixo:

Urso de Ouro

Tropa de Elite – José Padilha, Brasil.

Prêmio Especial do Júri

Standard Operating Procedure – Errol Morris, EUA.

Urso de Prata de Melhor Diretor

Paul Thomas Anderson – Sangue Negro, EUA.

Urso de Prata de Melhor Ator

Reza Najie – Avaze Gonjeshk-ha (The Song Of Sparrows), de Majid Majidi.

Urso de Prata de Melhor Atriz

Sally Hawkins – Happy-Go-Lucky, de Mike Leigh.

Urso de Prata de Melhor Roteiro

Zuo You (In Love We Trust) – Wang Xiao Shuai.

Urso de Prata pela Contribuição Artística

Sangue Negro – EUA.

Prêmio Alfred Bauer

Lake Tahoe – Fernando Eimbcke, México.

Prêmio da Crítica Internacional FIPRESCI

Lake Tahoe – Fernando Eimbcke, México.

Prêmio Anistia Internacional

Sleep Dealer – Alex Rivera, México/EUA.

Prêmio Geração 14plus

Café com Leite – Daniel Ribeiro, Brasil.

Tropa de Elite ganha o Urso de Ouro no festival de Berlim!

Cinema sábado, 16 de fevereiro de 2008 – 5 comentários

O filme mais polêmico e sensacional de 2007 finalmente teve o reconhecimento merecido: Neste Sábado, Tropa de Elite, de José Padilha, ganhou o principal prêmio do Festival de Berlim: O Urso de Ouro, de MELHOR filme.

É claro que a polêmica tomou conta dos críticos também: Uns julgaram o filme inteligente; outros, fascista. Mas ninguém tirou seu merecido prêmio.

Não subiu ninguém.

Vale a pena re-ler as TRÊS críticas que rolaram aqui no AOE: 1, 2 e 3. É o cinema brasileiro ganhando destaque lá fora, cada vez mais. Rumo ao Oscar com O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, agora.

Destaques da Semana em DVD – 11/02 á 15/02

Cinema sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008 – 0 comentários

Depois da miséria de lançamentos na semana passada, esta semana o ritmo e as opções melhoram consideravelmente.

Mandando Bala: para os fãs de ações explosivas e impossíveis, como o recente Adrenalina, esta é uma indicação certeira. Filme que peca sempre pelo excesso cômico tendo como referência até mesmo o coelho Pernalonga e personagens como uma prostituta lactante (sim, você não leu errado). Na trama, ao ver uma bela mulher grávida ser perseguida por homens armados em um ponto de ônibus, Smith (Clive Owen de Fora de Rumo) decide ajudá-la. Para o azar dos perseguidores, Smith é um exímio atirador, e consegue ajudar a mulher. Mas ao mesmo tempo, sem saber, ele se mete em uma grande enrascada quando começa a ser perseguido por Hertz (Paul Giamati de Sideways – Entre Umas e Outras), um impiedoso matador de aluguel que aparenta ser inofensivo e vive intercalando assassinatos com suas ligações para a esposa (que não sabe de seu trabalho). Em meio a tudo isso, ainda se mistura a bela DQ (Mônica Bellucci de Irreversível), uma prostituta que agora cuida do bebê que foi salvo por Smith.

Os Donos da Noite: Policial bastante elogiado pela crítica com elenco acima da média (Joaquin Phoenix, Mark Wahlberg, Robert Duvall e Eva Mendes) Na trama, as ruas de Nova York são invadidas por uma nova droga e uma onda de violência que só cresce. Nesse cenário, Bobby Green (Joaquin Phoenix de Jonnhy e June) é o gerente de uma movimentada discoteca que é muito freqüentada por um perigoso gangster e seu grupo. Bobby também é irmão de um policial que tenta combater o crime com todas as suas forças. Quando o cerco vai se fechando, Bobby começa a ver que ele não poderá ficar impune e terá de escolher um lado. Quando seu irmão fica gravemente ferido e seu pai pode ser o próximo, ele decide que está na hora de planejar um ataque aos bandidos e mudar de uma vez o cenário das ruas.

1408: Adaptação de uma história de Stephen King. Basicamente um suspense psicológico, logo não há monstros nem extraterrestres. O diretor Mike Hasftröm consegue segurar a trama somente na figura de John Cusack durante quase toda duração. Mas há uma ponta inicial de Samuel L. Jackson. Na trama, Mike é um grande escritor, famoso por desvendar eventos paranormais de lugares ditos mal-assombrados. Seu próximo desafio é o quarto 1408, do Hotel Dolphin. Para terminar seu livro “Dez Noites em Quartos de Hotéis Mal-Assombrados”, ele passa uma noite neste quarto e decide enfrentar seus medos e suas crenças, mesmo com os avisos do gerente sobre a morte de quase 60 pessoas naquele lugar. Resenha aqui.

Garçonete: Filme que passou rapidamente pelas telas de cinema. Uma comédia com toques de romance e drama, um filme independente dirigido pala atriz Adrienne Shelly, que logo após as filmagens foi assassinada por um vizinho. O filme é muito bom, consegue dosar comédia e romance de maneira eficiente sem parecer aquelas comédias românticas de sempre. A atriz Keri Russell está perfeita no papel que parece ressuscitá-la para o grande público após o término da série Felicity. Na trama, Russell é uma garçonete de uma pequena cidade norte-americana. Ali, ela vive ao lado do marido que não dá a mínima para ela e tem um talento que pode ser uma fuga em seu futuro: ela prepara deliciosas tortas. Com isso, ela pretende vencer um famoso concurso de tortas que dá um prêmio de 25 mil dólares. Ela procura os ingredientes e tenta criar a torta mais saborosa já que o prêmio pode ser a chance dela modificar para sempre a sua vida, lhe dando condições para abandonar o marido. Porém, um simpático estranho chega á cidade e poderá ser o verdadeiro caminho da felicidade para a garota.

O Rei da Califórnia: Inédita nos cinemas, comédia com Michael Douglas e Evan Rachel Wood (de Aos Treze e Across the Universe) é um lançamento da FlashStar. Na trama, Evan é uma garota de 16 anos de idade que já viveu grandes desapontamentos na vida. Ela vive sozinha, trabalhando em uma lanchonete para se sustentar. Sua mãe a abandonou e seu pai está internado em um hospital psiquiátrico. Quando ele retorna para casa, ela tem sua vida novamente modificada já que ele está obcecado com a idéia de que existe um tesouro espanhol enterrado na região. Com um detector de metal e vários livros de caça ao tesouro, ele convence a sua filha a ajudá-lo nessa caçada que parece uma loucura, mas que poderá reaproximar novamente os dois, além de gerar muita diversão.

Resident Evil 3 – A Extinção: Trilogia que não acrescentou nada ao cinema, nem mesmo como exemplar de cinema terror, apenas a beleza de Milla Jovovich agrada. Nesta aventura que parece continuação de Mad Max, anos após o desastre da Raccon, Alice segue seu rumo sozinha. Ao mesmo tempo em que luta para sobreviver, ela tenta derrubar a liderança de corporação Umbrella, encabeçada por Albert e dr. Issacs. Enquanto isso, sobreviventes tentam atravessar o deserto de Nevada e as ruinas de Las Vegas. Resenha aqui.

Guardiões do Dia: Seqüência do sucesso do cinema russo Guardiões da Noite, chega no mesmo clima do filme original. Ou seja, uma história que mistura alguns toques sutis de terror com uma alta dose de ficção cientifica, com direito a muitos efeitos especiais. O cinema russo sempre foi rico em criar gêneros e construir uma identidade própria, fruto da distância e da particularidade em que o país vive, entre ocidente e oriente; além de uma forte herança literária com viés psicológico. Porém, nessa produção, isso tudo é deixado de lado para criar algo mais moderno e que se adapte melhor ao gosto do resto do mundo. Dessa forma, o filme aposta na luta do bem contra o mal, sem se preocupar tanto em dar explicações ou explorar a psicologia de seus personagens. Para tanto, foi mantida a direção nas mãos de Timur Bekmambetov. O filme gira em torno da escolha de um dos guardiões do dia. A trégua que existe entre os seres da noite e os seres do dia, na verdade espécie de vampiros, está por um fio e tudo promete desmoronar resultando no fim do mundo. Porém, existe um objeto chamado giz do destino que pode mudar a ordem dos acontecimentos, e é na disputa desse objeto que os personagens entram em conflito.

Por Trás da Câmeras: Inédito nos cinemas, lançamento da Swen filmes. Por Trás das Câmeras é mais um filme do famoso (no mundo indie) diretor Christopher Guest (que em seus filmes sempre trabalha com os mesmos atores como Eugene Levy, Catherine O’Hara, Parker Posey e Jennifer Coolidge. Na trama, um grupo de atores participa da filmagem de uma produção de baixo orçamento, sem grandes perspectivas de sucesso. Mas tudo muda quando surge um boato na internet que um dos atores está prestes a receber a indicação ao Oscar por seu trabalho. Isso muda radicalmente o ritmo das filmagens, quando surgem executivos com novos planos para o filme, repórteres atrás de um furo e muitas coisas mais, criando um clima de confusão muito divertido.

Elipsis: Inédito nos cinemas, esta produção venezuelana distribuida pela Fox conta duas tramas paralelas que se cruzam para montar um panorama universal dos dias de hoje. Um ator e um designer gráfico têm vidas completamente diferentes, apesar de serem amigos. Enquanto o primeiro é um sucesso em sua profissão, o segundo tem uma carreira e uma vida frustrada. Segundo decisões que cada um toma em sua respectiva vida, os papéis se invertem e agora, o que era fracassado consegue sucesso, e o que era bem sucedido acaba fracassando. Quando o ator aparece para pedir ajuda ao amigo, eles dois partem em uma viagem que vai pôr a amizade e a própria vida de cada um em jogo.

Meu Melhor Amigo: Comédia francesa com o excelente ator de dramas e comédias Daniel Auteil (de filmes como Closet e A Agenda). Passou rapidamente pelos cinemas, lançamento da VideoFilmes. Na trama, um comerciante de antiguidades vive para o trabalho e se dedica em tempo integral a colecionar e comprar produtos genuínos. No dia de seu aniversário, durante uma comemoração, sua sócia lhe diz que ele não tem amigos e que somente nutre emoções pelos objetos que tanto procura. Os outros presentes concordam com ela, o que faz com que ele comece a repensar a sua maneira de viver depois de ter algumas dúvidas para saber se ela realmente falou sério ou estava brincando. Dessa forma, ela insiste que ele precisa fazer amigos de verdade, longe dos negócios. Com isso, ela propõe um desafio a ele: arrumar um amigo de verdade em um prazo de 10 dias.

“Perfume” em dose dupla

Filmes bons que passam batidos sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008 – 6 comentários

Ok, estou trapaceando e recomendando um filme e um livro ao mesmo tempo. Apedrejem-me motherfuckers. Soterrem-me sob pedras, mas leiam o livro e assistam ao filme.

Eu só não sei o que é melhor fazer antes.

Porque eu fico puto quando eu vejo um filme bom e depois leio o livro. É um saco ler um livro excepcional já sabendo da história através do filme, não? Você deixa de ser surpreendido pela história, e acaba se prendendo em aspectos mais técnicos ao invés de se deixar levar pelos personagens e narrativa.

Por outro lado, eu acho pior ainda ver um filme depois de ler o livro em que ele foi baseado. Ao ler o livro você monta as cenas de forma exuberante e extremamente pessoal na sua cabeça deformada, e é difícil superar isso com as imagens feitas por outras pessoas. Daí vem a natural frustração das pessoas com filmes baseados em livros que elas já tenham lido.

Então a minha dica pra você decidir o que fazer primeiro é: DANE-SE; TANTO FAZ. Por sorte o filme E o livro são espetaculares, então você não vai errar de jeito nenhum.

O LIVRO

Resumão pra vocês entenderem qualé a de “Perfume”: Jean Baptiste Grenouille é um pequeno puto abandonado pela mãe e que cresce tendo uma vida desgraçada de merda miserável maldita. O cara se ferra. Mas tem um olfato do caralho.

Eu só me fodo

O cara cheira coisas impossíveis, cheira suas entranhas, o cara cheira os seus PENSAMENTOS se você estiver perto o suficiente. Sério, lê isso:

Para Terrier era como se a criança o visse com as narinas, como se ela o olhasse de um modo agudo e examinador, de um modo mais penetrante do que se poderia fazê-lo com os olhos, como se engolisse algo com o seu nariz, algo que saía dele, Terrier, e que ele não conseguia reter nem ocultar… Essa criança sem cheiro cheirava-o todo, desavergonhadamente! Farejava-o!

Grenouille cresce CHEIRANDO o mundo inteiro e aprendendo o ambiente através dos cheiros. Ele define as coisas através de como elas cheiram e classifica pessoas, emoções e objetos a partir dessas combinações olfativas. Cara, eu nunca vi um dos cinco sentidos ser tão bem utilizado como mote de uma história. E um sentido que normalmente é relegado, já que você não cheira palavras ou imagens.

Em uma pequena crítica, o livro demora pra engrenar. Não estranhe. Antes da história propriamente dita começar, o autor precisa de páginas e mais páginas pra fazer você criar simpatia por Grenouille. Uma simpatia extremamente necessária, já que ele vai cometer atrocidades ao longo da história, e faz você ficar pensando sobre o alinhamento moral dele. Essa é a força maior da narrativa, ao meu ver: deixar claro que Grenouille não é MAU ou BOM. Ele simplesmente montou um mundo olfativo onde regras morais não fazem sentido. A busca é pela sensação final, o gozo olfativo, o cheiro supremo.

O Perfume

Das Parfum
Ano de Edição: 1985
Autor: Patrick Süskind
Número de Páginas: 255
Editora:Record/Altaya

O FILME

Belo, belo filme. Poesia em movimento. O diretor foi simplesmente genial ao fazer você sentir o que é o mundo de Grenouille através de imagens. A ator escolhido para o papel, que eu nunca vi mais gordo, consegue expressar na face a sensação de se cheirar coisas sublimes e coisas horrendas. Ele parece um cachorro durante o filme todo, o que acho que foi intencional já que cachorros são ótimos farejadores.

A história é minimalista no filme, com as imagens tendo mais efeito do que os diálogos. Você simplesmente PRECISA embarcar no ritmo visual, ser levado pelas cenas de corte rápido e rascante, como um cheiro ácido e acre. Cenas longas e demoradas, como o aroma de um COELHO assado enchendo primeiro o fogão, depois a cozinha e finalmente a casa toda. Cenas que criam expectativa, onde Grenouille sente uma nota de algo no ar; o vazio sonoro, sem música, a palheta cinzenta de cores, que significam o vazio sensorial. Grenouille, feito um Wolverine, pega um cheiro e começa a segui-lo; a música começa, passa a compor e fazer par com mais cores na tela até que ele acha a fonte do cheiro, contorce o rosto, fecha os olhos, desaba no chão, arrebatado, a música sobre, preenche tudo e a tela explode. Sensacional. Melhor que isso só se o maldito filme tivesse cheiro mesmo.

GERAL quer o perfume do cara

A cena final, onde Grenouille encontra e liberta seu perfume supremo, é tão maravilhosa e orgiástica, tão bonita e erótica que me lembra os melhores momentos de Calígula. Mas vocês são novos demais pra saber o que isso quer dizer. É um tipo de cinema que não existe mais. Onde pessoas peladas e o sexo são mostrados de uma forma a passar uma mensagem ao telespectador, e não apenas a criar excitação por ver um corpo nu. Aliás, esse filme quase passou batido por aqui. Muito injustamente.

Trailerzinho aí pra vocês que gostam disso:

Altamente recomendado. Cenas maravilhosas, ritmo exclente, história original e fora do padrãozinho Roliúdi.

Perfume: A História de um Assassino

Perfume: The Story of a Murderer
Lançamento: 2006
Direção: Tom Tykwer
Roteiro: Andrew Birkin; Bernd Eichinger
Elenco: Dustin Hoffman; Alan Rickman; Ben Whishaw

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