Recapitulando I

Analfabetismo Funcional terça-feira, 17 de agosto de 2010

Esta semana vamos viver do passado e, como estou sem saco de escrever para dar uma organizada nas recomendações que fiz por aqui, resolvi postar esse “recapitulação”. Aí você pergunta: “Mas pra quê isso? Eu não poderia simplesmente ver o histórico do Analfabetismo Funcional?” Eu lhe respondo: É verdade, caro amigo, mas tem muita gente por aqui que tem preguiça de clicar ali no meu avatar, ou simplesmente não sabe disso. E outra, aqui apresentarei tudo de forma um tanto sistematizada.

Nesses poucos meses à frente do Analfabetismo Funcional busquei recomendar livros bons, acessíveis e, de preferência, pouco conhecidos. Outro critério que adotei foi intercalar um livro de autor brasileiro, com outro escrito por um estrangeiro. Por fim, não recomendei mais de um livro do mesmo autor. Agradar a todos gostos não é fácil, mas o que percebi quando perguntei “O que você está lendo?” foi que há um certo padrão nerd no gosto do leitor-Bacon (Surpreendente, não?).

Muito embora não acredite que alguém resolveu deixar o pecado capital da preguiça de lado e ler um livro que indiquei por aqui, espero que, de alguma forma, influencie na sua decisão na próxima vez que estiver numa livraria procurando um livro (digital, ou não) para se distrair ou dar de presente.

Enfim, chega de lero-lero e vamos à lista. Foram 10 recomendações, sendo metade de autores nacionais, metade estrangeiros, como já disse. Um par de biografias, alguns romances, umas aventuras, crônicas, enfim, tem pra todo gosto.

Livros de autores estrangeiros:
O Visconde partido ao meio (Ítalo Calvino)

Como me tornei estúpido (Martin Page)

O Jogador (Fiódor Mikhailovich Dostoiévski)

Travessuras da Menina Má (Mario Vargas Llosa)

A Ilha do Tesouro (R. L. Stevenson)

Livros de autores brasileiros:
A mulher que escreveu a Bíblia (Moacyr Scliar)

Vale Tudo – O som e a fúria de Tim Maia (Nelson Motta)

Chabadabadá (Xico Sá)

A história de amor de Fernando e Isaura (Ariano Suassuna)

O Anjo Pornográfico (Ruy Castro)

Ah, caso interesse, também postei artigos sobre muita coisa relacionada com livros e literatura. Os assuntos vão de José Saramago a Paulo Coelho, passando pelas adaptações de livros para o cinema, além de um conto escrito por mim. Todos os artigos estão, quase subliminarmente (ou não), linkados nesse texto. Enjoy!

Leia mais em: , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito