Fresh

Filmes bons que passam batidos segunda-feira, 23 de março de 2009

 Fresh é um garoto negro de 12 anos, que vive em um gueto (os infames projects) norte-americano. Apesar de não demonstrar, ele odeia o lugar em que vive e quer sair de lá logo que puder, mas sabe que pra isso precisa de grana. Como um garoto de 12 anos faz pra ganhar grana fácil na favela? Ele vira avião de traficante. E Fresh é um bom avião, todos percebem isso. Todos sabem que Fresh vai longe se seguir a carreira de traficante.

Mas ele não quer isso. Ele só quer levantar uma grana suficiente pra vazar de lá o mais rápido possível e nunca mais voltar.

No meio tempo, sua vida é bem a de um garoto normal de 12 anos, fora a parte do tráfico. Ele tem seus amigos, e faz coisas de criança. Entre seus amigos, o melhor é Chuckie, um gordinho falador metido a criminoso. Fresh tem até uma paquerinha de colégio chamada Marisol, neta de uma velha espânica, fornecedora de heroína. Mas ele é só uma criança, e nem mesmo consegue demonstrar bem seus sentimentos pela garota.

 Fresh e Marisol

Em casa, a coisa é complicada. Ele mora com a avó, e um monte de primos. Só possui uma irmã, chamada Nicky, que não mora na mesma casa que ele. Ela é viciada em heroína e fica com quem lhe der uma dose, algo que entristece muito Fresh. O pai não mora com ele também, mas Fresh sempre o visita. Sam é seu nome. É um cara viciado em xadrez, que leva o jogo muito a sério. Passa os dias sentado numa praça, aceitando desafios de quem quiser perder. Ele é bom nisso e é assim que ganha a vida. Ensinou Fresh a jogar, e ensinou bem. Sam é a única pessoa que consegue ganhar de Fresh. Fresh inclusive tem uma grande vantagem ao jogar xadrez: é muito mais inteligente que a maior parte das crianças da sua idade. É muito mais inteligente que a maior parte dos adultos também, e essa é parte da razão dele se dar tão bem em algo tão perigoso quanto o jogo do tráfico de drogas.

 Nicky

Aliás, a relação de Fresh com seu empregador é de muita confiança. Esteban sabe que o garoto que apesar de jovem nunca ia fazer molecagem com ele, e Fresh apenas respeita a ética do trabalho. As coisas mudam de figura quando Esteban diz a Fresh que quer posse única de sua irmã. Fresh simplesmente não quer isso, ele ama a irmã. O hábito de heroína já é ruim, ser escravinha sexual do próprio chefe é simplesmente perturbador. Além de Esteban, há também Jake, um traficante menor que vende crack. Jake é o tipo de pessoa que por onde passa deixa no ar uma aura de maldade. Dá pra sentir isso todas as vezes que ele aparece em cena. É jovem, forte, mal, psicopata, e sem medo de matar.

 Sam

Jake um dia, com o disparo inconsequente de uma arma desperta a ira de Fresh. Era a única coisa que faltava pra que ele resolvesse tomar uma atitude definitiva e colocar em ação um plano gigantesco onde ele vai tentar eliminar figuras perigosas do seu bairro, salvar a irmã e fugir de vez daquele local. Pra traçar o plano, ele transforma sua vida em um jogo de xadrez, jogo que ele domina com maestria. E assim ele vai devastando as defesas dos seus inimigos, forçando-os a realizar movimentos impensados e surpreendendo a todos a cada jogada.

 Esteban

Essa é a principal graça do filme: o garoto manda um CHEVY (by Matheus Vanzella) tão bem amarrado, que quando termina você fica todo “repete devagar agora pra eu entender…”.

 Jake

A primeira vez que vi esse filme, foi na escola, veja só. Isso pelos idos de 98-99-2000, não me lembro bem. Lembro de começar achando tosco, e lá pros 7 minutos de filme estar totalmente interessado. Enfim, porque esse filme passou batido? Pra começar, o nome. Fresh não é o nome real do personagem, esse se chama Michael. Fresh é seu nome de rua, que apesar de ter um sentido de tranquilo ou calmo em inglês, aqui no Brasil só lembra pasta de dente. É a verdade. Depois, é um filme pequeno, não rolou muita grana pra divulgação. E depois, não tem um nome conhecido no elenco. Tá bom, tem o Samuel L. Jackson. Mas esse filme é da época que ele não era O Samuel L. Jackson, ele não era um grande nome.

 Fresh e Chuckie

O grau de dificuldade de se achar esse filme é de alto pra médio. Dá pra se achar em algumas locadoras mais velhas, em vhs. Se você tiver sorte, e um video-cassete funcionando em casa, pode até comprar a fita e ver quando tiver tempo. Dvd? Até onde eu sei não foi lançado, mas se você vê-lo em uma banca de jornal, LEVE. Torrent é achável, mas não sei a quantas andam as legendas. Os torrents se você procurar bem acha com um número razoável de seeders. Se tudo falhar, a Bandeirantes costumava passar muito esse filme em suas sessões de cinema. Fique atento.

Sei que não é política do Pipoqueiros falar sobre torrents ou locais onde baixar os filmes, mas esse é um caso a parte. O filme é sim MUITO bom, não foi lançado em dvd, é pouco conhecido… mas merece ser visto.

Na verdade, VOCÊ merece ver um filme tão bom. Confie em mim, eu não ia mentir pra você. ;)

Adendo: Alexandre me diz que Fresh na verdade quer dizer “atrevido”. Não sei, mas fica aí uma segunda opção de tradução do apelido do garoto.

Fresh

Fresh (114 minutos – Drama, Crime)
Lançamento: EUA, França, 1994
Direção: Boaz Yakin
Roteiro: Boaz Yakin
Elenco: Sean Nelson, Giancarlo Esposito, Samuel L. Jackson, N’Bushe Wright, Jean-Claude La Marre, Luis Lantigua.

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito