Confissões de uma Garota de Programa (The Girlfriend Experience)

Cinema quinta-feira, 13 de agosto de 2009

 Chelsea (Grey) é uma prostituta de luxo. Sua história se passa nas eleições de 2008 (que resultariam na vitória de Obama) e ela tem de lidar com os clientes que buscam mais que um programa e conciliar isso com os dilemas de seu namoro.

Confissões de uma Garota de Programa é um filme bem difícil de ser avaliado. Ele é diferente – o que não é sinônimo de erro ou de acerto: pode ser tanto o filme mais bem bolado que você já viu quanto um lixo completo. É uma experiência, exatamente como consta no título original.

Mas comecemos do começo. O diretor é Steven Soderbergh, famoso por filmes como Sexo, Mentiras e Videotape, a trilogia Onze Homens e um Segredo, e que ganhou fama após receber duas indicações ao Oscar de melhor diretor no mesmo ano – por Erin Brockovich e Traffic, e levando o careca dourado pelo segundo. A protagonista é a atriz pornô Sasha Grey – a única profissional do elenco. Mas essa não é a única “ousadia” do filme – sua montagem louca (a qual você tem que montar um linha cronológica, ou pelos eventos conversados ou pela roupa dos personagens) transforma o filme em um verdadeiro quebra cabeça – quase impossível de ser montado perfeitamente. Vou tentar passar a idéia da linha cronológica do filme através desse lindo esquema artesanal.

 Parece que deixaram as cenas se misturarem na sala de montagem e não perceberam.

Mas essas escolhas inusitadas e, por que não, prepotentes, acabam dando um tom especial para o filme. Não que seja genial, cult, futuro clássico, ou algum rótulo tosco. Existem milhares de falhas, e muito dificilmente você não ficará perdido ou boiando em certas partes – tentando entender aonde aquela cena se encaixa. Mas somado as atuações “simples”, acabam criando uma aura especial para o filme, que conta com uma história bem simples. Mostra a história da protagonista Chelsea (que faz uma rápida cena de nu frontal – embora eu não recomendaria para a prática do onanismo, já que está é rapida, e principalmente porque a própria é uma ATRIZ PORNÔ), uma garota de programa luxuosa, que namora com um personal trainer (que não “se importa” com sua profissão). Enquanto ambos tentam ampliar seus negócios, nos deparamos com alguns conflitos inusitados e algumas verdades sobre esse “estilo de vida”.

 O pior que eu sei que metade de vocês já devem ter “prestado uma homenagem” à ela.

Não há muito mais no que se aprofundar. Na minha opinião se trata de um filme médio – mas longe de ser medíocre – é a sua singularidade que faz com que você saia do cinema, pelo menos com a certeza que você assistiu algo diferente. Se isso vai ser bom ou ruim, cabe você tirar suas próprias conclusões.

Confissões de uma Garota de Programa

The Girlfriend Experience (78 minutos – Drama)
Lançamento: EUA, 2009
Direção: Steven Soderbergh
Elenco: Sasha Grey, Chris Santos e Peter Zizzo

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Phael DnB

    Vou assitir só pra ver se ela atua tão bem em hollywood quanto atua no redtube.

busca

confira

quem?

baconfrito