Bandas genéricas

New Emo quarta-feira, 25 de junho de 2008

Você também fica confuso em alguns casos, pensando que está escutando uma banda quando, na verdade, você está escutando OUTRA? Pois é, rapaz, são as bandas genéricas. Bandas que seguem o sucesso de alguma banda específica – e bota específica nisso -, ou apenas se parecem tanto com alguma banda que você FICA cismado e grita PLÍGIO sem dó.

Vamos a cinco exemplos, então. Cito uma banda e uma ou duas bandas genéricas. Sigam-me:

Green Day

Começando aí com um exemplo clássico de banda devidamente copiada.

She, a mais clássica, a mais… copiada. O Green Day, ao contrário do que dizem, não mudou o estilo musical. Porra, eles continuam a mesma merda, a diferença é que o vocalista não tem mais a voz fina e que agora eles têm grana pra comprar maquiagem. Enfim, vamos ao mais óbvio agora:

Blink 182

First Date, VOCÊ já decorou essa letra. O clipe é sensacional. Enfim, exemplo claro de banda genérica; mas obviamente o Blink 182 parte pro lado mais CHEGAY da coisa. Eu diria que o Blink 182 reciclou o Green Day, da pior forma possível, e conseguiu criar bandas genéricas do genérico. Incrível. Outro exemplo:

Good Charlotte

The Anthem, uma beleza de… porcaria. Enfim, não conheço muita coisa dessa banda e não sei se ela reciclodestruiu o Green Day ou é um genérico da banda acima. Sei que é uma merda, e que também teve seus genéricos

Bom, definitivamente, o Green Day é uma das bandas que mais influenciou outras bandas que surgiram na época, e que surgem até hoje em dia. Beatles? Não, Green Day é melhor que Beatles. Fato.

Nirvana

Uma das bandas mais espetaculares de todos os tempos, e outra que influenciou banda pra carái.

Breed, puta sonzeira. Ganhou o dia, véi. Enfim, qualquer um copiava Kurt Cobain, mas ninguém, NINGUÉM tinha a manha de fazer como o cara. TODOS sempre, SEMPRE falharam miseravelmente. E posso citar exemplos mais contemporâneos, o que é pior.

The Vines

Get Free, um som bacana porém “valeu pela tentativa, véi”. Aliás, essa banda só tem essa música, basicamente. Quer mais?

Puddle of Mudd

Famous, chega a ser apelativo. Não há muito o que se falar dessa banda, ela é uma… vergonha. Aliás, ainda não consegui descobrir se o cara tenta dar uma de Kurt ou…

Acho que dava pra passar umas cinco colunas citando bandas “mamãe eu quero ser o Kurt” – poderia citar até a Cássia Eller, véi -, mas… nah. Paremos por aqui. Ou por aqui.

Pearl Jam

Outra banda que fez um sucesso do carái, é claro que mais um motivo para cópias. Principalmente o estilo de cantar.

Black, até seu tio axézeiro conhece essa. Mas enfim, podemos citar exemplos IDÊNTICOS á voz de Eddie Vedder. Como, por exemplo…

Creed

One Last Breath, e eu bem que poderia ter dado outro exemplo, mas esse clipe é MUITO constrangedor pra passar batido. Mas enfim, em relação á voz, genérico TOTAL. Se eu não me engano, o Vedder até deu umas fisgadas nos caras dessa banda, não me lembro muito bem o que foi, mas acho que eles estavam cansados de serem comparados ao Creed, que ESTOROU na época, e decidiram chutar o balde. Ololco!

Esse exemplo é tão FORTE que eu nem preciso citar mais nada. Aliás, taí, Creed. Caramba, que banda ruim.

Radiohead

Radiohead, grande banda indie do mainstream (?).

Fake Plastic Trees, baladinha clássica. Cara feio pra cacete, esse vocalista. Enfim, o exemplo que eu vou citar pode até ser polêmico, mas alguém precisava fazer isso:

Coldplay

The Scientist. Se foder, Coldplay e Radiohead se parecem musicalmente e vocalistamente falando. Se eu tivesse a memória boa e me lembrasse de mais sons, PROVARIA CIENTIFICAMENTE que Coldplay e Radiohead, na verdade, são a MESMA banda.

E, falando em polêmica, essa é pros fãs de…

Beatles

Como eu poderia deixar de lado a banda que mais influenciou outras bandas na história? Beatles, véi! São tantos exemplos que fica IMPOSSÍVEL achar o ideal.

Help!, lá vem. O momento que vocês esperavam. Vamos citar um exemplo não tão inusitado, mas quem sabe inesperado:

The Wonders

That Thing You Do! é o one hit wonder mais espetacular de todos os tempos. A influência de Beatles é CLARA, óbvio. Como eu disse, é simplesmente IMPOSSÍVEL citar um exemplo mais claro de banda genérica, então optei por citar uma banda genérica que, com apenas um som, consegue ser MELHOR que Beatles. É claro que a maioria das bandas genéricas de Beatles são melhores que Beatles, mas essa vence com apenas UMA MÚSICA, véi. Enfim, o grande lance da coluna, infelizmente, não é falar mal de Beatles, mas sim falar de bandas genéricas. Então, fica aí o exemplo.

Até os Ramones são um genérico de Beatles (e, mesmo eu detestando Ramones, os acho melhores que Beatles, é claro). Pra vocês que são noobs, segundo alguns boatos (verídicos para muitos fãs), o nome Ramones foi inspirado em Paul McCartney, que usava o nome “Paul Ramon” em alguns registros de hotéis. Não precisa nem ter o mesmo estilo musical, ISSO já é ser genérico pra carái.

Bom, é isso, cinco exemplos. Até posso fazer uma parte 2 se eu lembrar de mais coisa (relativamente boa), ou se vocês citarem exemplos aí. Noobs.

Leia mais em: , , , , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Igor

    “Beatles? Não, Green Day é melhor que Beatles. Fato.”

    Parei nessa parte. :)

  • Xiitas: 1.

  • Samuel

    Mamãe quero chamar a atenção! :P

  • Bandas genéricas ROCK! \o/

  • É fato essa cópia descarada. Mas e nos 80’s? Aquilo sim era uma máquina de xerox em forma de década. Viajei. oO

  • bel

    eu imagino fortemente que não é que você NÃO GOSTA de beatles, você IMPLICA com os caras por algum motivo que só essa sua mente doentia compreende. não duvido nada que você ouça Help! batendo o pézinho no ritmo e que cantarole Ticket to Ride durante o banho. mas como é um rabugento exemplar, jamais admitiria isso.

    mas o post não é sobre beatles, é sobre genéricos, vamos lá. pearl jam e creed têm vocalistas que cantam com um ovo entalado na garganta, deve ser por isso que confundo os dois. e tem banda genérica de green day demaaaais, rendia um post inteiro só sobre isso.

    mas vale diferenciar, meu caro, “influência” de “plágio”. colocar os dois no mesmo patamar seria burrice, já que todo mundo se inspira em algo prá fazer seu trabalho. até NóS somos acusados de plágio, quando na verdade sofremos influência!

    théo: criando polêmicas desde a década de 80. uma verdadeira tradição em azedume!

  • Igor

    Não estou sendo xiita, só que não da para continuar lendo depois daquel frase há, mas gosto é gosto não é? :)

  • @Théo
    é cara…
    cagou na parte do “Green Day é melhor que Beatles.”
    Mas foi bom. Tem razão na parte da cópia… masss… Imagina se não fosse os Beatles, que vc tanto odeia, não haveriam outras bandas (Y) cara. Então abaaaixa a bola pros caras, vai. Reconheça a importância :D

    @Tiago Matias
    Realmente, 80’s é que nem bingo. Pega qualquer coisa do saco que é tudo igual mesmo…

  • Bom, não concordo muito com a parte que diz que Blink é um genérico de Green Day. Green Day foi a primeira banda de rock que escutei, influenciou pra caralho? Sim, pra caralho. Mas os estilos são diferentes.

    Enquanto o início do Green Day era aquela coisa mais “punk rock”, o Blink já surgiu como um “pop punk”. (Se é pop, como q é PUNK, porra? o.O)
    Mas isso foi depois que estourou, com o Enema of the State. Os outros cds como Ceshire, Dude Ranch são mais pancadas. Com som ainda um pouco pop.

    E quanto aos genéricos de Pearl Jam, faltou citar o 3 Doors Down, que não sei se é genérico do Pearl Jam ou do Creed. Eu não sei distinguir quem é quem cantando. Só quando escuto as respectivas bandas.

    E Ramones? Porra, TODAS são genéricos de Ramones na minha opinião. :D

    Isto é, se a minha opinião valer alguma coisa aqui né? =/

    abraço!

  • Véi, odeio esse papo de que “Se não fossem os Beatles não haveriam outras bandas”
    E o Rolling Stones, é o que? Coral Gospel?

  • @Rafael
    Sim, por isso eu citei que o Blink “reciclou” o Green Day.

    @Pizurk
    Mas não é isso que é o pior, cara. Nunca, mas NUNCA creditam o VERDADEIRO cara: Chuck Berry. Beatles é um genérico vencido de Chuck Berry. E muita banda que vocês acham que são “filhas de Beatles”, na verdade são filhas do dinossauro. Noobs.

  • @Pizurk:
    Agreed. Realmente cara, Rolling Stones, Chuck Berry(@Theo), Mettalica, Dilermando Reis, e muitos outros artistas influênciaram muitas bandas. Só to dizendo que, você nao pode discordar, Beatles influênciou uma PENCA de banda. Do mesmo jeito que muita banda foi influênciada por outras. Ou você vai dizer que NINGUÉM influenciou PROBOOOT? (ai, pisei na ferida dele)
    Pois é… Reconheço a importância. Se não fosse o É O Tchan, não teríamos morenas gost…opa…bonitas dançando na tv. Se não fosse o Gugu, não teríamos Samambaias nem Melancias. É cara… Reconheço a importância de todos sim.

    e Hail Bandas Influência.

    Como dizia a minha vó: “Filinho, vc só nasceu pq um filho da puta convenceu a sua mãe a fazer uma coisa que eu ODIARIA saber que ela fazia…”

  • Não sabe nem escrever Metallica e quer discutir música?

    E Beatles eram os caras bonzinhos que tocavam baladinhas, enquanto os Stones foram os caras maus que tocaram música mais paulera.
    Como eu sou muito mais fã da putaria que do pop, acho que a influência dos Beatles foi uma bosta
    Não que eu não goste de Beatles, eu gosto.
    Mas convenhamos, eu preferia um mundo que tivesse 5 Black Sabbath no lugar de 500 Green Day.

  • Vou ter que citar quais erros tanto nos comentario tanto na coluna?

    The Wonders, cópia discara de Beatles e one-hit wonder… Alguem esqueceu que a banda só existia pra um FILME baseado na musicalidade dos anos ’60, que era TODA Beatles? Podia ter citado The Monkeys e sairia um pouco menos infeliz…

    Beatles é bom enquanto balada, mas quem nunca viajou musicalmente com qualquer musica que não seja do Sgt. Peppers’ Lonely Heart Club Band TIRA ESSA ROUPA PRETA PORQUE TU NÃO É ROQUEIRO, É POSER. POSER!

    Hmm, Green Day é melhor que Beatles? Depende, você está em clima de rir, se divertir com amigos, ou de deitar, apagar a luz e viajar na maionese?

    (PS: Drogas incluidas em ambas as bandas.)

  • * que seja do Sgt. Peppers pra frente

    Só corrigindo.

  • marina

    Que bom que vcs todos conhecem música :] só falta achar um meio de sair dos 3 anos de idade e das briguinhas ‘eu sô mais legal ki vc!’ ‘eu tenhu maix conhecimentu musical ki vc!’ e perceber que todos vcs são um tão bonitinho quanto os outros e que nenhum de vcs sabe de tudo.

    :]

  • @Pizurk:

    Não sei escrever mesmo.
    Mas não vim brigar, vim escrever.

    “Mas convenhamos, eu preferia um mundo que tivesse 5 Black Sabbath no lugar de 500 Green Day.”
    CEM POR CENTO concordo.

    @Marina

    (y) I’m A Drinker, Not A Fighter yeah?

    @All

    E como vovó dizia:”FODAM-SE todos: Gostoso mesmo é o Adoniram Barbosa”

  • Não tem graça discutir com quem concorda com a minha opinião, véi, vai se foder!!1

    E agora que chegou a marina, a superior a todos nós, que não briga e blá blá blá, o mundo está salvo!

  • Dezinhorox

    Mr. Moura se você está me pedindo para escutar beatles e gostar assim como eu amo iron maiden, black sabbath e guns’n roses me desculpe.
    Talvez em algum dia bem distante fazer isso entre na minha lista de “coisas que eu odeio fazer mas faço só pra dizer que fiz depois” mas em um mundo dominado pela merda do hip hop e do rap não podemos parar para escutar beatles.
    mas o pior é que enquanto tentamos convençer as pessoas de que hip hop é lavagem cerebral vem os emos chorando e dizendo que o mundo é horrível.

    É merda demais pra um mundo só porra!

  • ZIM

    Cara, só faltou
    Nickelback, você até
    podia comparar com Creed.
    Antigamente, eu confundia
    Creed com Nickelback, a voz
    e o estilo de musica, a mesma
    coisa mano, identico praticamente.

  • @Dezinhorox

    “mas em um mundo dominado pela merda do hip hop e do rap não podemos parar para escutar beatles”

    q
    Porra, é melhor ouvir Beatles que hip hop.

  • Concordo completamente com o Mr. Moura!

    E sim, Chuck Berry influenciou os Beatles e Muddy Waters os Stones, mas depois de um tempo as duas bandas criaram estilos que aí sim influenciariam as milhares de bandas mais pra frente. E não é só na música, formas de divulgação, formato de shows, jeito de tratar fãs foi muito copiado também.
    Só quem não conhece é que acaba não vendo…

    Já pro Rock pesado, o Cream e os Kinks influenciaram o peso na música com a virtuose dos músicos, que com o Deep Purple, o Led Zeppelin e o Black Sabbath botariam peso e metal na música, influenciando a NWOBHM, que acabaria influenciando o Speed, com o Metallica, que junto com o Glam que tinha se influenciado no Hard Rock setentista estava a toda depois com o Guns N’ Roses.
    Do nada veio o Nirvana e cagou com tudo.
    Mas isso é opinião. Não gosto de nirvana assim como tem gente que não gosta de Beatles.

    E hoje eu vejo. Eu comecei minha vida musical escutando Beatles e Stones. Mas se eu tivesse começado escutando Led Zeppelin ou AC/DC, dificilmente eu voltaria a cabeça pra trás pra escutar Beatles…

  • Capitão Piratão

    @ Marina

    Belo tiro de canhão nesses putos, aye? Me encontre na cabine do capitão mais tarde.

  • Nirvana num cagou… Só popularizou ao extremo o rock de Seattle que era totalmente contra aquela putaria Glam Metal que tava na cena… (Eu curto mas acho que uma década só daquilo já bastou).

    Pena que realmente o mito de Grunge ser três acordes percorreu o mundo e povo nunca ouviu as coisas impossiveis de serem tocadas (e mais bonitas que muito metal do inferno ai *cutuca ferida*).

    E sou contra trocar os Green Days pelos Black Sabbaths. Não por nada, mas dai quem viraria o pop comercial que ninguem aguenta ouvir mais e quem se tornaria a raridade musical que apenas fãs arduosos procuram por ai?

  • Orra, se uma merda tipo axé ou pagode se tornasse a raridade musical, o mundo seria um lugar melhor de se viver.
    Haveriam menos bundas a mostra, eu sei, mas eu prefiro catar uma metaleira que só olhar uma bunda num palco.

  • esse do Creed(o) e do Pearl Jam até foi motivo para um “celebrity death match”, akelas animações da MTV em que duas celebridades musicais partiam pra porrada por algum motivo … e sempre sobrava carnificina pra galera …
    tentei achar o video no Youtube, mais não achei o do Edie Vader contra o Scoth Stap “Barbarie By Bonnaza”

  • Zuco

    apesar de eu não concordar com vc, pois acho q Beatles é “A” banda, achei mto legal o post.
    outra coisa: no clipe dos beatles, não parece q o Paul tá “carcando” o John? hahahahaha
    e o Ringo lá, só de bobeira.. segurando um guarda chuva! mto surreal… hahahahaha

  • Só uma obserção, a banda The Wonders só existiu na Ficção.

  • @Fernando
    Bacana, cara! Até hoje eu me perguntava: “Por que eu NUNCA fui num show do The Wonders mesmo?”

  • Dezinhorox

    o théo deve estar se sentindo “o tanga” com todos esses comentários

  • Mas ele é “o tanga”

  • @ Dezinhorox
    Eu to é MUITO satisfeito com o resultado, cara. Veja só: Se não fosse esses comentários, eu não saberia que o The Wonders é uma banda que só existiu na ficção.

    E outra, já falei há algumas colunas atrás sobre o fato de algumas pessoas discordarem de que qualquer outra banda seja melhor do que Beatles. Ninguém se toca, mas não é POSSÍVEL discordar de uma opinião PESSOAL, véi!

  • Fabio

    Cara deixa de ser burro THE WONDERS NUNCA EXISTIU!!!

    Ele é baseado nas bandas de uma unica musica dos anos 60. Obviamente q é copia dos Beatles. A Musica foi composta pelo Tom Hanks. Larga mão de ser Burro.

  • @Fabio
    MAS ISSO É SÉRIO MESMO, CARA? CARÍI! Porra, isso chega a ser uma novidade MAIOR do que… o movimento emo, véi. Parabéns e valeu, cê devia se inscrever no Nobel da Descoberta.

  • sandrine

    Citando Gabi, artista pelotense, “gosto é que nem cu, não tente forçar o meu”. Sejam felizes.

  • “Beatles? Não, Green Day é melhor que Beatles. Fato.”

    Parei aí também. Caramba, o théo tem vocação pra falar merda, pqp.

  • Radihead é a melhor total! Me acabei de rir aqui…

    ;PPP

  • @sandrine
    Você compartilha seu gosto com seus amigos?

  • sandrine

    @théo

    Você nunca saberá.

  • josé

    Não se trata de Copiar uma banda, NUNCA!
    trata-se de ser influênciado por ela.
    Se você passa boa parte do dia ouvindo Beatles e acha a melhor banda do mundo, você terá mais idéias de fazer sons no mesmo estilo deles.
    The Vines é um exemplo claro disso, e no mundo rock de ultimamente como pode uma banda tão jovem ser tão Boa? (meu amiguinho, Get Free não é a única)

    R: Boas influências.

  • @josé
    Isso, você tem uma banda que se influencia PRA CARÍI em Beatles e, o que tem no fim? Uma BANDA GENÉRICA.

    Bacana que cês se respondem com suas próprias contradições.

  • Arthur

    Quanto recalque em relação aos Beatles… ELES SÃO, FORAM, E SEMPRE VÃO SER A MELHOR BANDA DO MUNDO!

    E Ramones são do caralho também!!!

  • Letícia

    Faltou Silverchair na lista do Nirvana, eu sei que você disse que renderia muitas colunas, mas é que nessa a cópia é gritante.
    Poderia sugerir também a Amy de original e a Duffy como cópia. Ah, e Madonna, saindo bastante do rock. Essa sim daria colunas e colunas e colunas e colunas…

  • Encare: TODAS AS BANDAS POSTERIORES AOS RAMONES SÃO GENÉRICAS DOS RAMONES!
    (Pelo menos as bandas legais, claro)

  • Rato do Porão

    Meu, tu é muito mané, achar que Radiohead é igual Cold Play, Radiohead é mais antigo e tem uns sons muito loko, vai no youtube e poe lá kid a e Amnesiac e ve as musicas maluca que os cara cantam, mené.

  • Shuffle

    @ Rato do Porão

    SE Coldplay foi influenciada, significa que veio depois. Sobre isso que é o texto, acho que não percebeu.

    E adorei o texto, muito bom.

busca

confira

quem?

baconfrito