As Aventuras de Peabody & Sherman (Mr. Peabody & Sherman)

Cinema sexta-feira, 07 de março de 2014

 Sr. Peabody é um magnata de negócios, inventor, cientista, ganhador do prêmio Nobel, chef, duas vezes medalista olímpico e gênio… Que também é um cachorro. Usando a sua engenhosa invenção, a máquina do tempo, o Sr. Peabody e seu filho adotivo, Sherman, viajam no tempo para vivenciar eventos que mudaram o mundo e interagir com as maiores personalidades da história. Mas quando Sherman quebra as regras da viagem no tempo, nossos dois heróis entrarão em uma corrida para reparar a história e salvar o futuro, enquanto Sr. Peabody enfrenta o maior desafio de sua vida: Ser pai.

Eu não dei grandes merdas a primeira vez que vi esse filme, e só fui relembrar a existência dele ao ver o trailer antes de Frozen e cara, é um cachorro que adota um pirralho e tem A PORRA DUMA MÁQUINA DO TEMPO VÉI. Esse é o clássico filme em que você não dá nada e sai feliz da vida ou acha chato para caralho… Sim, a sinopse é estúpida mais ei, o He-Man também era e você gostava do mesmo jeito. E não, não vem com “eu gostava da She-Ra” que não vai colar. Chega junto.

Muito bem, assisti o troço ontem e hoje fui procurar mais informações sobre o mesmo. Acontece que o filme é baseado em O Senhor Peabody (Peabody’s Improbable History na gringa), que eram curtas que passavam no desenho As Aventuras de Rocky e Bullwinkle. Sim, o esquilo voador e o alce, que eram chatos pra caralho e que sabe-se lá porquê resolveram chamar de Alceu e Dentinho aqui no Brasil. Na real é impressionante o quanto o desenho influenciou lá fora e praticamente não fez nada aqui: Há citações e aparições dos personagens sobre eles nos Simpsons, Family Guy e até De Volta Para o Futuro, e a máquina do tempo, a WABAC Machine (Pronuncia-se “Wayback” – “uêibéque” caso você seja novo por aqui) é bordão pra três ou quatro coisas da internet… O Otto de Esquadrão do Tempo (Que é um desenho foda, caso você não saiba) é baseado no Sherman e o plot é praticamente o mesmo.

Agora o filme: Se você, assim como eu, não assistiu o desenho original, vai perder várias e várias referências… Aliás, eu só fui notar que eram referências agora. O filme trabalha exatamente da mesma forma que um episódio do desenho, então tem os mesmos formatos. Um exemplo é que os episódios acabavam com algum trocadilho tosco e há VÁRIOS durante o filme e se eles já são ruins em português, que dá pra acertar na dublagem, em inglês devem ser horríveis. E sim, o cinema aqui ainda acha que animação é pra criança.

Aliás, já que estamos no tópico, ou você vai se divertir bastante com este filme ou vai achar tudo muito chato e sem graça… A mesma coisa que Era do Gelo. A questão é que é um humor inocente mas meio babaca (No bom sentido)… Ou você gosta ou não gosta, sem meio termo. Aliás, como não poderia deixar de ser, se você não entender um mínimo de história não vai aproveitar o filme. Tróia, Da Vinci, o Egito antigo: Se você não gostava das aulas de história nem vá assistir.

Quanto à história: Peabody é um cachorro gênio que após encontrar Sherman, ainda bebê, abandonado num beco resolve adotá-lo. Já que não tem nada melhor pra fazer, ele inventa uma máquina do tempo, assim fica mais fácil ensinar as paradas pro pirralho. Tudo muito bem, tudo muito bonito até o primeiro dia de aula de Sherman numa escola comum, no qual ele humilha as inimiga Penny, a garotinha mais inteligente da turma, já que foda-se o seu livro, eu conheci o puto do George Washington em pessoa. Ela fica de mal e resolve bullinar o garoto (Sim, é nesse nível de comédia que o filme está), que acaba por mordê-la. Já pra diretoria todo mundo, chama os pais aqui e olha só o que o teu filho fez, ô Seu Cachorro. Com a ameaça de perder a custódia de Sherman, o Sr. Peabody resolve organizar um jantar com a garota e os pais dela, ela enche o saco do Sherman até ele mostrar a WABAC e aí dá merda e tem gente que ainda diz que mulher não fode a vida de um homem.

É aqui, além do formato e das piadas, que se faz a relação do filme com o desenho original: Neste, Sherman é muito mais o bicho de estimação do Sr. Peabody, realmente numa inversão de papéis UI. Já no filme a grande questão é que o Sherman vai ser tirado não de seu dono, mas de seu pai. É tipo se o curta passasse a ser o desenho principal, entendem? Definitivamente os gringos vão aproveitar muito mais este filme que nós.

Pessoalmente eu aproveitei o filme, foi divertido e, pra ser sincero, devo assistir mais algumas vezes pra pegar mais coisas, mas hei de admitir que o final é meio… Bunda mole. É o tradicional e esperado, sacam? Nenhuma surpresa, particularidade e/ou grande feito, tal qual o resto do filme apresenta. Não vai estragar a experiência, mas os últimos 15 minutos são abaixo do que se esperaria… É um filme relativamente curto, então vai acontecer bastante coisa e, se é do tipo de humor que você gosta, vai se divertir bastante… Só não vem me dizer que gosta de Rocky e Bullwinkle.

As Aventuras de Peabody & Sherman

Mr. Peabody & Sherman (92 minutos – Animação)
Lançamento: EUA, 2014
Direção: Rob Minkoff
Roteiro: Craig Wright, Rob Minkoff e Jason Clark
Elenco: Ty Burrell, Max Charles e Ariel Winter

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito