Vicío Frenético (The Bad Lieutenant: Port of Call – New Orleans)

Cinema quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

 Terence era um bom policial mas se considerava acima da lei. Lutando contra ladrões e traficantes ele acaba por se render à corrupção e às drogas que o cercam. Mas às vezes uma coisa ruim leva à outra, e à outra… Agora ele e sua namorada têm apenas um ao outro para se livrar desta armadilha do destino. Assim, juntos eles mergulham num mundo frenético de desejo e compulsão.

Filmes policiais são sempre a mesma lenga lenga: Ou o policial é honesto até a medula óssea, e acaba ficando sozinho na corporação por conta disso, ou ele é um safado bastardo, que faz tudo sozinho, por baixo dos panos. E não, esse não foge do estereótipo.

A cena inicial, com o policial Terence McDonagh pulando numa água suja e lamacenta de enchente pra tirar um presidiário de uma cela quase submersa dá a impressão errada do cara. Ele não é um herói. E o Val Kilmer tá muito diferente, puta merda. Enfim, o que importa é que o cara vai pular na água pra salvar o truta, e se fode. Talvez, se não fosse esse episódio, o Terence não virasse um policial tão FDP. Mas isso são só teorias da minha cabeça.

 E pensar que o Batman já foi loiro…

Enfim, o que é mostrado depois disso é um policial sacana, viciado em dorgas, que não hesita em usar seu poder e influência em benefício próprio. Intimidação, recebimento de suborno, abuso de poder, só pra citar algumas coisas que ele faz. Além de namorar uma garota de programa, Frankie.

 Eu vô, hein? [Aliás, quem não vai na Eva Mendes?]

Até que, no ápice da filhadaputagem, Terence se infiltra na organização criminosa do Xzibit [… digo, de Big Fate, que é o traficante que manda no beco. Tudo porque ele tava investigando um homicídio, que todo mundo sabe que foi a mando do Big Fate, mas ninguém pode provar. Na verdade, é um puta emaranhado de pensamentos e histórias que fica difícil explicar aqui.

 “So, a put a car in his car…”

O que me deixou meio puto com o final foi que não foi bem um final, o filme terminou, mas o protagonista parece não ter saido daquele ciclo, enquanto os outros tomavam seu rumo. Como se ele fosse ficar naquele esquema pra sempre. Se bem que certas coisas nunca mudam…

Vicío Frenético

The Bad Lieutenant: Port of Call – New Orleans (122 minutos – Policial)
Lançamento: EUA, 2009
Direção: Werner Herzog
Roteiro: William Finkelstein
Elenco: Nicolas Cage, Eva Mendes, Denzel Whitaker, Jennifer Coolidge, Shawn Hatosy, Xzibit, Vondie Curtis-Hall, Val Kilmer, Fairuza Balk

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito