Vende mais porque é melhor ou é melhor porque vende mais?

Nona Arte terça-feira, 11 de outubro de 2011

Eu sinceramente não gosto de ficar nessa guerra Marvel x DC. Digo, acho divertido dar corda as vezes, fazer uma piada aqui o outra ali, mas para por ai. Não sou o tipo de maluco que grita “chupa DC” ou “chupa Marvel”, eu leio apenas o que me interessa e o resto, bom, o resto é resto. Não entendo marvelete que fica de mimimi por causa da reformulação da DC, assim como não entendo dcnauta que da piti por causa de coisas da Marvel. Mas bem, a Diamond Comics anunciou os números de setembro, informando quem vendeu mais (aqui e aqui), o resultado foi: DC Comics. E agora? A DC é a melhor editora do mundo?

Bom, vamos deixar claro que esses números não dizem nada quanto a qualidade das editoras. Esse ranking é algo totalmente quantitativo, não qualitativo. Os únicos que deveriam realmente se preocupar com isso deveriam ser as editoras e o tiozinho da banca, porque, pra eles, comics é um negócio e, para nós, é apenas arte/leitura/entretenimento/insira sua palavra aqui. Mas, nego não se contenta apenas em ler e discutir a própria editora, ele também quer incomodar o pessoal da concorrência, ele quer falar “a minha é melhor que a sua”.

 O meu é melior!! rsrs

Afinal, o que é melhor? Vamos ver, eu gosto de Fanta Uva e acho Pepsi melhor que Coca-Cola. Para mim, esses são os melhores refrigerantes, logo, se a Coca vende mais ou se todo mundo acha o Dolly melhor, isso não afeta a minha opinião, a Fanta e a Pepsi ainda serão melhores. Traduzindo para vocês amigos, não importa o que ou quanto vocês falem da DC ou da reformulação, eu acho ela melhor, eu gosto mais dessas histórias e pra mim ela é melhor que a Marvel (para mim). E eu sei que não importa o que eu fale sobre a Marvel vocês continuarão achando ela melhor, certo? É bem simples isso, cada um tem o seu gosto e no final todos ficam felizes lendo seus gibis.

Mas, (sempre tem um mas) a necessidade de dizer que é o melhor faz com que essa guerra busque uns argumentos idiotas, tais como número de vendas, adaptações para o cinema, bilheteria, jogos, camisetas e por ai vai. De um lado berram “A Marvel sempre da uma surra na DC nas vendas”, e do outro falam “Mas em setembro nós ganhamos”. Se um diz “temos mais filmes”, o outro argumenta “mas The Dark Knight é o melhor”. Bom, todos esse “argumentos” são baseados em números de vendas, na maior bilheteria, números, números, números, mas o que esses números comprovam? A editora X vende mais porque é a melhor? Ou a editora é a melhor porque vende mais?

 briga! briga! briga!

Primeiro, a editora não é melhor porque vende mais, vocês acham que ela é melhor porque vende mais. Como eu disse, esses rankings são quantitativos, e números nem sempre definem o que é bom. Eu posso apelar praquela velha frase “coma merda, 1 bilhão de moscas não podem estar erradas” ou posso apenas dizer que as maiores torcidas do Brasil são Corinthians e Flamengo. Viu? Cadê o melhor? Cadê a qualidade?

Ah, então ela vende mais porque é melhor? Não necessariamente. Eu acredito (e aqui quero deixar claro que isso é uma opinião, não um fato) que a venda se dá muito mais pela popularidade. A Marvel sempre foi mais popular que a DC, e boa parte disso se dá pela presença em outras mídias que a Marvel tem. A DC, basicamente era conhecida só por Superman e Batman. Os outros heróis só eram lembrados em piadas ruins. Já a Marvel tinha os populares X-men, o Wolverine, o incrível Hulk, o Homem-Aranha, e partiu pro cinema estreando filmes ruins (X-men e H.A são péssimos), porém, conquistando novos fãs. Enquanto a Marvel ficava se estragando no cinema, ela foi se popularizando mais. Lembro que na época em que Homem-Aranha 1 saiu, eu era o único da sala que lia os quadrinhos e conhecia o herói, depois do filme todo mundo passou a adorar ele e fazer referencias a esse herói. O mesmo vale para X-men e Hulk. Depois de um tempo a Marvel passou a acertar nos filmes, como o Homem-de-Ferro, que fez com que uns 5 conhecidos meus procurassem as HQs dele. Já a DC não se popularizou em outras mídias, ficou com uns desenhos babaquinhas por um tempo e depois veio com um The Dark Knight (esqueçam o Begins), que chuta a cabeça de qualquer filme da Marvel, porém, o filme popularizou mais o Coringa do que o Batman, logo, eu não vi ninguém se interessando pela HQ depois do filme. Agora a DC lança esse “Lanterna Verde”, que além de ser um lixo foi lançado no tempo errado. Esse filme do Lanterna me lembra muito o do Homem-Aranha, que é um filme ruim, porém, só fã percebe isso. Quem não conhece a história, acha o Homem-Aranha um filme bom, até porque, quando o filme foi lançado foi um “wow, que efeito. Uau, um super herói”. Se esse mesmo filme fossa lançado agora, ele seria um lixo. Já Lanterna Verde, se fosse lançado na época de Homem-Aranha 1, poderia ser um sucesso de bilheteria, mas, como foi lançado depois de putas produções de heróis, até quem não conhece a história acha um lixo.

 Filmão hein?

Em resumo, a editora que vende mais é a mais popular, e popularidade não é sinônimo de qualidade, veja como exemplo Felipe Neto ou Pc Siqueira. A DC, nos últimos meses, gerou um buzz maior que Marvel, não é nenhuma surpresa que ela tenha vendido mais em Setembro. Fora todo o “mistério” da reformulação, aposto que teve fã da Marvel comprando algumas edições da DC só por curiosidade. Creio que em outubro a DC talvez continue na frente, já que muitas edições ficaram “abertas” e nego vai querer ver como termina. Até ano que vem a Marvel já deve voltar pro “topo” e tudo fica na mesma (talvez a única diferença seja o aumento de vendas de comics). Mas isso não significa que a Marvel seja melhor, e nem que a DC é a melhor agora (já que ela está na frente em setembro), são apenas vendas. Tudo depende do gosto pessoal, e números, filmes, bilheterias e o cacete a quatro nunca irão mudar a opinião dos fãs, no máximo irão criar mais discórdia entre vocês.

Leia mais em: , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Leonardo Gonçalves de Souza

    O Mescla tem que ler esse post auoheohahueoe.
    Mas eu acho que a DC sempre teve mais presente nas mídias do que a Marvel (antes dos filmes).

  • Ótimo post.
    Eu sou fã da Marvel, mas cada editora vence em suas áreas. Por exemplo, DC é MUITO superior nos desenhos animados, já marvel tem mais sucesso no cinema, e por aí vai.

  • Isso me faz lembrar do The Dark Side of The Moon, do Floyd… Um disco totalmente prog e psychedelic, porém, que ficou 14 anos na Billboard!

    Eu concordo quando vc atrela a maior venda à maior popularidade. O Cinema faz a cultura pop, define muita coisa.

busca

confira

quem?

baconfrito