TV na internet ou internet na TV?

Televisão sábado, 23 de julho de 2011

Durante a semana rolou a entrevista do PC Siqueira no Jô Soares. Tu que é ligado em internet (Oi?) deve ter, no mínimo, ficado sabendo. Se não soube, além de voltar pra Terra, tu pode assistir aqui. Mas enfim. O PC foi parar na Rede Globo e sentou no sofá mais visado da TV brasileira – depois do sofá da Hebe, mas whatever.

 PC na TV. Literalmente.

A gente sabe que o Twitter narra todos os fatos da vida em tempo real, sejam eles relevantes como a morte do Bin Laden, ou não tanto, como o lançamento de uma música do ex-BBB Rodrigão (Se tu não viu isso, sinta-se orgulhoso). Enfim. O negócio é que, durante a entrevista do PC, o Twitter deu uma boa parada. Ele tava enlouquecido umas horas antes, narrando o jogo do Brasil, e deu uma baita sossegada enquanto um dos ícones da atualidade da websfera estava sentado do lado do Jô.

Só que aí, no desenrolar da entrevista tu te questiona até que ponto a internet é respeitada enquanto meio de comunicação, ou não passa de uma chacota para aqueles que não estão tão por dentro do que rola online. O Jô, foda do jeito que ele é, se referiu ao PC como um “viciado em internet”. Ok, ele é o Jô e ele pode tudo. Né? Não, né. Em rede nacional, tem que cuidar com tudo o que fala, porque é tomado como verdade absoluta. E aí tu vê um cara que é mega influente na interwebs, e ele é citado como um viciado em internet que faz xixi sentado? C’mon.

É, não dá pra negar que é ótimo mesmo ter um representante wébico de peso na televisão, mas ao mesmo tempo dá uma sensação de dever semi-cumprido. Não é sempre que abrem espaço pra internet, blogueiros, vlogueiros e afins desse jeito e, quando abrem, não dá pra explorar o assunto a fundo. Frustra, né? Claro que é ótimo, abre espaço, e mesmo que seja de pouco em pouco, a internet vai sendo vista por todos, e entendida de uma forma diferente. Mas não quando o negócio não flui e a coisa toda acaba ficando meio vazia.

O PC é ilustrador, tem um dos canais mais vistos do YouTube, o MASPOXAVIDA, é apresentador de um programa da MTV, o PC na TV, é influente, tudo que ele fala gera um milhão de comentários, mas ninguém soube disso. Mas que ele faz xixi sentado, todo mundo soube.

Televisão é um negócio engraçado. Tu tá na TV, tu é famoso, tu é celebridade e tu merece respeito. Tu tá na internet, todo mundo “te ouve”, comenta o que tu diz, te xinga, te idolatra, te segue, te acompanha, e tu é “viciado em internet”. Só isso mesmo? Quem tá na TV é viciado em quê? Reflita sobre isso e me conte.

É fácil ser formador de opinião e ser líder de tribos se tu faz parte da televisão e tem teu programa garantido. Mas se tu vem de outro meio de comunicação, cadê o teu respeito e o teu valor? Meio distorcido isso aí. Tem muita gente na TV que não tem um pingo de relevância no que diz, e gente na internet que tem o que dizer, o que acrescentar, e a grande massa nem sabe quem é.

Duas semanas atrás, quando rolou A Liga e um programa todo dedicado pro mundo da web, a história foi outra. Ali sim tu pôde ver bem como as coisas acontecem na internet, e como fatos simples, como a criação de uma música podem viralizar e cair no gosto da galera rapidinho, movimentando toda uma rede social em questão de minutos. O programa foi feito por quem entende de internet, para quem entende e para quem não é lá bom entendedor do assunto. Todo mundo pôde conhecer um pouco mais do assunto e, quem sabe, mudar de opinião ou se integrar nessa coisa toda de vida conectada.

Ok, o Jô é um programa de entrevistas. Mas seria legal tu saber bem quem tu vai entrevistar, né? O cara é um mito, e é inquestionável o quanto foi sensacional ter um representante wébico falando pra grande massa num programa conceituado, mas é nos detalhes que a gente perde a chance de trazer o valor que hoje a internet tem. A TV é sempre super respeitada. Mesmo quando mostra um bando de gente que “fala fala o tempo todo, mas não tem nada a dizer”, como diria Charlie Brown Jr. E quem tá escondido atrás de uma tela, se apresenta com 140 caracteres e vídeos de 10 minutos? Às vezes, seria melhor que a TV tivesse só 140 caracteres pra gente não ter que ver tanta coisa absurda.

A internet foi pra TV. Mas há tempos a TV já tá na internet. Seja noticiando o que rola na telona, ou usando os formatos televisivos, criando vídeos e seguindo o formato de programas de televisão. O negócio é mostrar a internet como o meio que ela é hoje, com o todo o seu poder e suas falhas (Né?), pra que ela não seja vista como um meio engraçadinho de se divertir, e sim como um meio que realmente influi na vida do cidadão moderno. E como.

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Eu lamento por quem se sente representado pelo PC Siqueira.

  • Henrique Rosler

    Muito bom o texto, quem trabalha na TV é viciado em merda (Globo), provavelmente.

  • Nathan

    Mas que texto foda, simples assim. Não poderia concordar mais
    Venho aqui todos os dias e raramente comento, mas esse texto pqp.

  • Arthur_marques

    Tive vergonha alheia nessa entrevista… O PC parecia um babaca que não tinha o que fazer e perdia tempo na frente de uma webcam, sim, isso mesmo. O Jô ainda ficou surpreso quando o sujeito afirmou que utilizava uma câmera em hd.

  • Julio Kirk

    Se não me falha a memória, essa é a segunda vez que o PC vai no Jô. Na primeira eles tiveram uma longa conversa sobre tudo que precisavam saber dele.

  • Luiz Carlos Corrêa

    Simplesmente ridículo um entrevistador não se preparar para uma entrevista. O Jô é inteligente e tem um cultura geral vasta. Mas isso em temas que exigem uma cultura mais clássica, como literatura, música erudita, etc. Já percebi que temas não tão densos, como internet, esportes, entre outros, ele vai muito mal, parece que os considera desimportantes. As entrevistas dele com o time do santos (futebol) e a seleção feminina de vôlei foram bem fraquinhas.

  • Olaf Q

    Somos dois.

  • Isistencia

    primeira coisa: quase todos os assuntos mais comentados do twitter são a fazenda bbb ou novela, logo a teve ainda é muiTo infleunte, tanto ou mais q a internet ( EU DISSE AINDA) porque sabemos que nem todos tem internet blá blá blá
    E as pessoas nao entendem ainda como é o conceito de internet, normal ué, agora sofrer por causa disso?
    Agora concordo com o amigo aqui se sentir representado pelo Pc Siqueira… é mesmo?
    E não ta curtindo? Desliga a tv e vá ler um livro, um blog ou vai pro twitter! rs
    O q não dá é pra exifir qualquer coisa ta televisão, que sabemos sempre fez tudo do jeito que ela sempre quis.

  • Isistencia

    somos três!

  • Isistencia

    ele ta cagando pra gente, e todo mundo continua vendo! Ele nunca vai mudar! Todo mundo assite!

busca

confira

quem?

baconfrito