Top 10 Trilhas Sonoras – Hans Zimmer

Clássico é Clássico segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Bem vindos ao último Clássico é Clássico do ano. Calma… isso não quer dizer que eu não vou continuar postando até o final de dezembro, mas estarei presente em uma coluna diferente… ou melhor, especial. Mais informações (Muito) em breve. Para encerrar essa sequência de Top10 então, escolhi um pedido feito por uma leitora em meu Top do Enio Morricone. Hoje o compositor da vez é o marcante Hans Zimmer.

WHOIS?

(a.k.a. Wikipédia conte para nós)
Hans Florian Zimmer (Nascido em 12 de Setembro de 1957, Frankfurt) é um compositor alemão, conhecido mundialmente por seus trabalhos com temas de filmes.
Zimmer iniciou sua carreira musical tocando teclados e sintetizadores, entre outros instrumentos, com as bandas ‘Ultravox’ e ‘The Buggles’ (Famosa pelo hit “Video Killed the Radio Star“). Nos anos 80, começou a compor e produzir trilhas sonoras para filmes. Seu primeiro grande sucesso veio em 1988 com o tema de Rain Man, pelo qual foi indicado ao Oscar. O estilo de Zimmer é caracterizado pelo uso predominante de sons metálicos, combinados com coro de vozes marcantes.

Top 10

10) Dias de Trovão

(Tony Scott, 1990)

Música: Main Theme
E quem disse que clássicos da Sessão da Tarde não tem música de artistas renomados?

9) O Rei Leão

(Roger Allers e Rob Minkoff, 1994)

Música: This Land
O maior acerto de O Rei Leão foi sua parte musical. E This Land, uma das melodias mais sóbrias e épicas do filme contribui, e muito, para isso.

8) O Último Samurai

(Edward Zwick, 2003)

Música: Idyll’s End
Com uma música muito mais calma do que o costume, Hans Zimmer demonstra versalidade e dá um belo upgrade em um dos filmes mais superestimados do século XXI.

7) Piratas do Caribe: O Baú da Morte

(Gore Verbinski, 2006)

Música: Main Theme
No segundo filme da trilogia, Hans Zimmer deixa sua marca em uma das músicas mais épicas já tocadas nos filmes de Jack Sparrow.

6) Batman – O Cavalheiro das Trevas

(Christopher Nolan, 2008)

Música: Main Theme
Não sei se foi devido a ter embalado um dos trailers mais empolgantes da década, mas a trilha sonora de Hans Zimmer foi mais um dos muitos pontos positivos de um dos filmes mais alardeados de todos os tempos. Pesada, suja, urbana e heróica.

5) Melhor é impossível

(James L. Brooks, 1997)

Música: Main Theme
Um dos grandes filmes de 1997, ao contrário do que possa parecer, não perdeu o Oscar de melhor trilha sonora para Titanic, uma vez que na época o prêmio de trilha era dividido em drama e comédia/musical, mas para a comédia britânica Ou Tudo ou Nada. Ainda sim é sensacional.

4) Conduzindo Miss Daisy

(Bruce Beresford, 1989)

Música: Main Theme
Uma das maiores qualidade de um compositor, é conseguir fazer uma música que se adeque ao espírito do filme. E Hans Zimmer é mestre nisso – a trilha de Conduzindo Miss Daisy por exemplo, uma música suave e ainda sim divertida e acolhedora (A expressão americana heart-warming cairia perfeitamente aqui). O trecho que a partir de 1:42 do vídeo abaixo, sempre me faz sorrir.

3) Gladiador

(Ridley Scott, 2000)

Música: Earth
Outro exemplo de música de trilha que se adequa perfeitamente ao filme. Uma melodia que começa suave, clássica e termina épica, mas sem desandar em nenhum momento. Duvido que vocês não se lembrem dos acordes da metade final desse trabalho premiadíssimo de Zimmer.

2) Madagascar

(Eric Darnell e Tom McGrath, 2005)

Música: Zoosters Breakout
Pode parecer a primeira vista um “azarão”, mas enganam-se aqueles que subestimam sua trilha em Madagascar. Um trabalho magistral (E não por coencidência minha obra favorita de Zimmer): Uma trilha animada, mais épica do que propriamente infantil, dando um tom único para a proposta de “animais em fuga” do filme. Pena que a animação não corresponde a altura.

1) O Rei Leão

(Roger Allers e Rob Minkoff, 1994)

Música: Circle of Life
Não preciso dizer muita coisa… Basta o começo da música para te fazer voltar uns 15 anos no tempo e relembrar uma das melhores animações já produzidas pela Disney. E pra primeiro lugar, uma obra conjunta: Hans Zimme, a cantora Carmen Twillie e o coro africano do grupo Lebo M.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Ricardo

    Pessoalmente eu curto mto a “Hoist the colors” do piratas 3 :)

  • Lucas

    FAZ DO STEVE JABLONSKY TAMBÉM!

  • Luciano

    Ele também fez a trilha dos Modern Warfare 1 e 2.

  • Dimsum

    Só uma correcção: Circle of live foi composta por Elton John e não pelo Zimmer

  • Monnica Calabria

    Hahaha olha meu pedido foi atendido!Adorei a lista, mas para mim Gladiador tinha que estar em 1º xD.

  • Adrien Henrique

    pergunta: inception main theme entra em q posição? para mim é top 3…

  • Daniel Polly

    Como pôde não citar Tennessee do Pearl Harbor?! Rs Música essa que faz chorar independente do momento.

busca

confira

quem?

baconfrito