Território Restrito (Crossing Over)

Cinema quinta-feira, 09 de abril de 2009

 Morando em Los Angeles, Cole (Ray Liotta) é um agente do governo responsável pela análise dos pedidos de imigração de milhares de pessoas das mais diversas partes do mundo. Sua esposa Denise (Ashley Judd) é uma dedicada assistente social local. Max (Harrison Ford) um agente federal imigratório exemplar que em uma de suas batidas policiais acaba por deportar Mireya (Alice Braga), uma jovem mãe solteira trabalhando ilegalmente. Em uma cidade repleta de latino-americanos, orientais, judeus, árabes e australianos, a única coisa maior que os divide é o sonho que compartilham de obter o visto de residência americano.

Basicamente, esse filme fala sobre imigração [Dã]. Mas não impoe um ponto de vista, o que ele faz, resumidamente, é expor várias situações, com vários personagens, se dando bem ou se dando mal, interligados por acontecimentos diversos.

Tudo começa com Max Brogan e seu colega, Hamid Baraheri, dois agentes da imigração, dando uma batida numa fábrica atulhada de imigrantes mexicanos. Além de monstrar que Max é um coração mole, somos apresentados à Mireya Sanchez, uma mãe desesperada, já que seu filho estaria numa vizinha, que esperava pagamento pra liberar o moleque, ou algo assim.

 De volta ao México!

Enquanto isso, o jovem Gavin Kossef, judeu não-praticante de origem britânica, tenta ganhar seu green card baseado em ser um rabino, ou uma tentativa de. Gavin também tá tentando dar uns pegas em Claire Shepard, atriz australiana que quer fazer fama em Hollywood, e tenta primeiro falsificar documentos com Javier Pedraza, dono de loja de cópias, que dá emprego à Zahra Baraheri, irmã de Hamid. Mas antes que Claire volte pra tentar pegar as cópias falsas, ela tem um encontro casual com Cole Frankel, responsável pela liberação dos vistos. Ele avisa a gostosa que ela ganha um se der bastante pra ele.

 Ou dá ou desce.

A questão é que Cole é casado, com uma advogada chamada Denise Frankel, que inclusive trabalha em defesa dos imigrantes, incluindo ai uma garota bangladeshiana, Taslima Jahangir, que acaba se metendo em encrenca por defender entender os terroristas de 11 de setembro. E, por fim, Yong Kim é um jovem filho de coreanos, que não tem ligação aparente com nenhum dos seres acima.

 E essa ae, quem é?

A ideia do filme é fazer você se sentir no lugar de algum deles, e até entender o ponto de vista da macacada, que vai mudando conforme os fatos se desenrolam e os personagens se relacionam. É um filme emocional, que pede muito mais do seu coração que do seu cérebro, e entrega bastante, se for atendido. E que tanga é isso!

Território Restrito

Crossing Over (113 minutos – Drama)
Lançamento: EUA, 2009
Direção: Wayne Kramer
Roteiro: Wayne Kramer
Elenco: Harrison Ford, Ray Liotta, Ashley Judd, Jim Sturgess, Cliff Curtis, Summer Bishil, Alice Braga, Alice Eve, Jacqueline Obradors, Justin Chon

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito