Stoner rock?

Música segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Gosto de stoner rock a muito tempo, pelo menos uns 15 anos, enquanto todos estavam na modinha new metal (É galera, antigamente as modinhas eram bem melhores) eu me deliciava escutando o som de bandas maravilhosas. Claro que não conhecia as melhores, aquela era uma época muito difícil, você gastava a mesada toda com os CDs, que custavam os olhos da cara, não sobrava grana pra mais nada. Mesmo assim valia demais a pena.

Queens Of The Stone Age

Claro que o Queens of the Stone Age é demais, mas como vocês verão, o stoner rock não se resume apenas a eles…

Hooghwater

Hooghwater é uma das bandas mais promissoras da Holanda, rock psicodélico que soa como anos 60 e 70, misturado ao stoner rock. Depois de lançarem um single que obteve sucesso em seu país natal, lançaram o álbum Echos em 2009, saquem que é muito bom.

Year Long Disaster

O Year Long Disaster é uma banda americana de Los Angeles, Califórnia, e que já nasceu impondo respeito: Daniel Davies, guitarrista e vocalista, é filho de ninguém menos que Dave Davies, do The Kinks. O som deles é uma mistura de hard/stoner e classic rock.

Hypnos 69

Hypnos 69 é uma banda de psychedelic rock da Bélgica, formada em 1994. Se apresentam em vários festivais na Europa mas, claro, no Brasil são totalmente desconhecidos. Os integrantes são Steve Houtmeyers, Dave Houtmeyers, Tom Vanlaer e Steven Marx.

The Atomic Bitchwax

The Atomic Bitchwax é uma banda de stoner rock formada em Long Branch, Nova Jersey em dezembro de 1992. A banda tem um forte lado psicodélico no som. Atualmente é formada por Finn Ryan (Guitarra e vocal), Chris Kosnik (Baixo e vocal) e Keith Ackerman (Bateria).

The Muggs

The Muggs é uma banda americana de Detroit. Foi formada em 2001 pelo guitarrista Danny Methric, baixista Tony DeNardo e o baterista Matt Rost. Fazem um som que soa como blues rock, com pitadas de hard e stoner rock.

The Company Band

The Company Band é um grupo formado por vários integrantes de outras bandas (Não gosto do conceito de supergrupo). Fazem um rock’n roll muito bom, vocal forte e guitarras sempre presentes. A banda é formada por Neil Fallon (Frontman da banda Clutch), James Rota (Frontman da banda Fireball Ministry), Jess Margera (Baterista da CKY), o guitarrista Dave Bone e Brad Davis (Baixista da Fu Manchu). Possuem apenas um álbum lançado em 2009, mas que vale muito a pena.

Clutch

O Clutch é uma banda de stoner rock/blues formada em Germantown, Maryland nos Estados Unidos no ano de 1990. A banda é conhecida por fazer letras engraçadas, irônicas e sarcásticas, fazendo referências à história, mitologia e cultura popular americana. Apesar de ter assinado com grandes gravadoras nos anos 90, a banda nunca fez um grande sucesso nas rádios americanas e nunca vendeu milhões de cópias. O grande trunfo do Clutch são os fãs devotos que a banda acumulou em seus shows, dando-lhe o status de cult. Mesmo não sendo uma banda muito famosa, o Clutch chega a fazer 100 apresentações por ano.

Fu Manchu

Banda da Califórnia que faz um “stoner skate rock”, eu diria. Baita sonzeira, guitarras distorcidas e solos com wah-wah. No começo dos anos 90 foram sondados por grandes gravadoras, mas preferiram continuar independentes. E ainda contaram em suas fileiras por um bom tempo com o ex-baterista da banda Kyuss, Brant Bjork. Por esses motivos, e outros mais, você deve ouvir e conhecer o sons dos caras.

Firebird

Firebird é um trio britânico fundado por Bill Steer em 1999. Sua sonoridade é uma mistura de blues rock com stoner rock. A banda consiste em além de Bill Steer (Vocal e guitarra), Ludwig Witt (Bateria) e Greyum May (Baixo). Possuem seis álbum de estúdio gravados.

Honky

Honky é um trio de Texas, Estados Unidos. Fazem um southern rock clássico, misturando a sonoridade de ZZ Top com Lynyrd Skynyrd. Visual country com guitarras pesadas e vibrantes. Mais informações no site dos caras (Um dos piores que eu já vi). Quem quiser sacar mais indico o álbum House of Good Tires.

Death From Above 1979

Foi um duo formado apenas por baixo e bateria, mas mesmo assim muito enérgico e dançante, quase um stoner rock pras pistas de dança. Uma dupla canadense de stoner rock/electro. A formação era de Jesse F. Keelerno no baixo/sintetizador e Sebastien Grainger nos vocais e na bateria. Eles sempre se recusavam a arrumar um guitarrista, a banda era apenas baixo/bateria, e tocava alto a sua mistura de música pesada e dançante. Infelizmente já acabou faz teeeempo.

Butthole Surfers

É uma banda de rock alternativo formada por Gibby Haynes e Paul Leary em San Antonio, no Texas, no ano de 1981. A banda teve inúmeros integrantes, mas os membros Haynes, Leary e King Coffey, o baterista, permanece desde 1983. Teresa Nervosa foi a segunda baterista, de 1983 para 1985 e de 1986 de 1989. Eles tiveram também uma grande variedade de baixistas, sendo que os mais notáveis foram Bill Jolly e Jeff Pinkus. São mais conhecido pelo seu humor negro, um som que incorpora elementos do punk rock, psicodélia, heavy metal, noise rock e eletrônica. Aclamados pelos caóticos shows ao vivo, o Buttholes Surfers tem uma grande experiência com drogas, principalmente as psicodélicas, o que acaba por influenciar no som que eles fazem. Apesar de respeitados por uma devotada base de fãs, o Butthole surfers teve um pequeno sucesso comercial com o Electriclarryland de 1996, seu único grande sucesso.

Mondo Generator

Mondo Generator (Atualmente chamado Nick Oliveri and The Mondo Generator) é uma banda de stoner rock/punk rock liderado por Nick Oliveri. Com a alcunha de Rex Everything, Nick formou a banda em 1997 com os amigos Josh Homme, Brant Bjork, Rob Oswald e outros, e gravou seu primeiro álbum chamado Cocaine Rodeo. O álbum só seria lançado 3 anos depois devido ao grande sucesso alcançado pelo Queens of the Stone Age. Após o lançamento, houve pouquíssimos (Mas disputadíssimos) shows, dando uma aura cult entre os devotados fãs do QOTSA. Em 2003, o álbum A Drug Problem That Never Existed deu um novo gás para a banda. Desta vez, com mais participações nas gravações, como Dave Catching, Troy Van Leeuwen, Josh Homme, Brant Bjork, Molly McGuire, e o líder dos Dwarves, Blag Dahlia, também coprodutor do álbum. O álbum foi lançado pelas gravadoras Ipecac Records (Que pertence a Mike Patton e a membros do Melvins) e Rekords Rekords (Que pertence a Josh Homme). A banda ao vivo contava com Catching, McGuire e Bjork. Depois da expulsão de Nick do QOTSA, a banda passou a se chamar Nick Olivieri and the Mondo Generator.

Eagles of Death Metal

Eagles of Death Metal é uma banda estadunidense de garage rock formado por Jesse Hughes e Josh Homme (Tocando bateria!). Apesar desse nome, o Eagles Of Death Metal não é uma banda de death metal. Hughes afirma que o nome veio de uma conversa escrota com um bêbado, que viajou na maionese e disse que a banda de hard rock alemã Scorpions era death metal. Hughes logo respondeu de bate-pronto que o Poison era o Eagles do Death Metal, ironizando as duas bandas de rock americanas.

The Datsuns

O The Datsuns faz um som explosivo, agressivo e intenso. A sonoridade hipnotiza pelo equilíbrio entre peso,criatividade e técnica do grupo formado na Nova Zelândia. Os riffs são fantásticos, com feeling aos montes. E o melhor: Apesar das claras influências de bandas como Led Zeppelin, Thin Lizzy, AC/DC, QOTSA e Deep Purple, os caras do The Datsuns conseguem fazer uma releitura do hard rock, com viagens pelo heavy metal dos anos 80 combinando com o rock pesado do Motörhead, criando assim riffs ainda mais ásperos que os do AC/DC e solos que nos fazem lembrar de Jimmy Page e Randhy Roads (Não exatamente nos timbres da guitarra).

Tédio? Sua vida social tá uma merda? Não se mate, siga o Bacon no Twitter, ou quem sabe vá ouvir umas musiquinhas no Last.fm ou ainda pode entrar também na comunidade do Orkut e fazer muitos amiguinhos! E no Facebook você aperta em “curtir” e nos faz todos felizes! Brincadeira, isso tudo é muito chato, se mate que é melhor…

Leia mais em: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • vinicius

    Conhece Black Drawing Chalks? Pra mim a melhor banda de stoner do Brasil

  • As bandas daqui de stoner rock serão uma boa aposta pra esta nova década. Tomara, porque a cena musical brasileira cada dia mais se torna pior, com raras excessões…

  • Só pra constar que boa parte dessas bandas ae nem pode ser considerado stoner rock. Eagles of Death Metal, por exemplo, tá mais pra glam.

  • é né. mas tem o josh bateria…
    (devia ter posto o desert sessions tb, se fosse por isso!)

  • Justamente, nem Eagles of Death Metal nem Desert Sessions são bandas stoner. Eagles é um negócio mais pro pop rock zoado, enquanto que Desert Sessions é uma grande jam de drogaditos no Rancho de la Luna. Não é porque tem a participação do Josh que é stoner.

  • Reinaldo

    POW KRA, PARABÉNS PELO POST!!!
    Eu fico absurdamente INDIGNADO com o tanto de bandas boas que ninguém conhece, muito menos aqui no Brasil, e você não é um desses. Datsuns é uma das minhas bandas, deveria estar no mainstream. Não sei se vc sabe, mas DFA197 VOLTOU!!! Ainda bem que já sei como procurar rock’n’roll na internet aos meus 15 anos, tem gente com 25 que acha que só coisas do século XX são boas…

busca

confira

quem?

baconfrito