Overdose Sci-Fi: O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams)

Livros terça-feira, 20 de maio de 2008

SCI-FI
Depois de quase um ano de site, finalmente consegui uma justificativa para falar sobre essa série de livros, pois não queria falar sobre ela assim, sem ter um motivo forte o suficiente. Então, aproveitando o Dia da toalha que se aproxima e que estamos no overdose Sobre Sci-Fi, vamos em frente para destrinchar essa trilogia de 5 livros.
Como não podia ser diferente, (ou podia?) vamos começar pelo primeiro volume da série, conhecido pelo título de O Guia do Mochileiro das Galáxias.
Esse primeiro livro é nada mais do que um grande começo de uma viagem que não tem ponto de volta, porque ele foi destruído. Arthur Dent era um cara comum, talvez comum até demais, com uma grande dose de azar a dominar a sua vida. Um dia, pouco antes de sua casa ser destruída, seu amigo chamado Ford Prefect o chama para ir ao bar tomar umas e terem uma conversa séria. Nessa conversa, ele revela para Arthur que não é um humano, mas sim um viajante espacial, mais exatamente de Betelgeuse. Paralelamente a esse fato, uma frota de naves Vogon se posiciona para destruir a Terra, porque ela está no caminho de uma construção e deve ser removida dali. Como bons mochileiros, os dois se hidratam o máximo possível (no bar, sacou?) e pegam uma carona em uma dessa naves Vogon, que são a raça que mais odeia mochileiros.
Daí pra frente, o livro se foca em Arthur Dent e suas impressões sobre o universo. Mas isso não dura muito, pois outros personagens tão ou mais loucos que os dois antes apresentados aparecem na história, adicionando a ela um elemento que tem grande importância nos livros seguintes da série: A improbabilidade infinita, principal motivo que faz a nave coração de ouro se movimentar a velocidades Impossíveis, de acordo com o próprio livro:

Quando o Gerador de Improbabilidade Infinita alcança improbabilidade infinita, ele passa por todos os pontos do Universo quase que ao mesmo tempo. Resumindo: Você nunca sabe onde vai parar, e nem que espécie vai ser quando chegar.

O responsável por essa nave é uma figura chamada Zaphod, o presidente da galáxia que rouba-a pouco antes de ela ser apresentada ao público. Há também a personagem feminina chamada Trillian, que tem seus poucos momentos, mas fica muito jogada ao canto. Agora, só pra puxar um pouco o saco, vou falar do personagem mais conhecido de todos, o personagem que me fez querer chegar ao fim de todos os livros. Esse personagem é o Marvin.
Um robô que tem um cérebro do tamanho de um planeta e um QI 30 bilhões de vezes maior que o de um humano. Esse fato faz com que ele fique deprimido, pois não existe tarefa conhecida que possa usar toda a sua capacidade cerebral, o que faz ele ter um total desprezo por tudo que é vivo. Tal personagem assim não poderia ser deixado de lado, tendo sua presença garantida em quase todos os momentos do livro. Sua participação no segundo livro é ainda mais importante, mas isso é pra ser dito na próxima resenha.

O Guia do Mochileiro das Galáxias


The hitchkiker Guide to the galaxy
Ano de Edição: 1979
Autor: Douglas Adams
Número de Páginas: 204
Editora:Editora Sextante

Leia mais em: , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Will

    Santhyago, to adorando essa seção sci fi…
    oq vc achou do filme!?

  • Esse livro é muito bom mesmo. Douglas Adams foi um gênio… Uma pena mesmo que ele tenha morrido.

    o/

  • O que significa Sci-Fi?

  • Os livros são sensacionais. Toda a série é boa, do início ao fim. Não tem um momento sequer que a história perde a graça. O Arthur é o cara!

  • joao

    o ruim é que eu tive a ma sorte de nunca por minhas mãos nesse livro,so no filme :(

  • @ LucasCF
    é uma maneira de abreviar Science fiction. ou ficção científica, dá no mesmo, mas assim fica mais bonito e garboso.
    @Will
    eu achei o filme bom, mas só se for pra não levar em consideração uma adaptação oficial do livro. tem fatos que se assemelham a história, personagens, mas as coisas acontecem de maneira bem diferente.

  • Karol

    Oi…Muito legal sua resenha, me ajudou pra caramba na hora de fazer a minha!!!!
    Não tem o resto do livro???
    Obrigado …

busca

confira

quem?

baconfrito