Os anti-heróis dos desenhos animados

Televisão quarta-feira, 18 de março de 2009

O DJ Raphael Mendes, aka Bobagento, mandou uma sugestão interessante para a coluna desta semana.

Listar os maiores anti-heróis da ficção.

Anti-herói é aquele cara que, ao contrário do herói bonzinho cagão – tipo Superman – faz as coisas do jeito lhe convém e de acordo com seus interesses, objetivos ou o que quer que seja para cumprir sua missão, independente se os métodos que usarão são ou não tolerados pela sociedade, como o Batman e Wolverine.

Geralmente são movidos pelo egoísmo, vaidade e qualquer coisa que não seja a visão principal do herói, que é ajudar o próximo.

Anti-heróis são complexos pelo simples fato de que tanto podem ser os heróis como os vilões da história, de certa forma criando uma empatia com o público, que, dependendo da situação, torcem por ele independente de ser o personagem principal, herói ou vilão.

Enfim, há vários deles e no mundo dos desenhos não seria diferente, ao contrário.

Vassourada e Paulo Jr. já listaram os seus preferidos no mundo do cinema e das séries. Uiara, até o fim da semana, colocará os preferidos dela.

E eu, aqui neste humilde espaço, irei destacar os principais do mundo da animação.

Primeiramente, vou apresentar os principais anti-heróis em desenhos comuns e, semana que vem, apresento os anti-heróis de longas-metragens.

10) Patolino – Looney Tunes

 – Vai encarar?

O segundo pato mais famoso dos desenhos faz de tudo para se dar bem, quase sempre com resultados não muito felizes.

Patolino sempre tenta se destacar mais que Pernalonga – que geralmente se dá bem – mas sempre termina com seu bico explodido e proferindo o bordão “Você é desprezível”.

Apesar disso, sempre torci pelo pato, embora sejam raras as vezes que ele se deu bem.

9) Malvado – Ursinhos Carinhosos

 Diz aí se não desenterrei essa?

Sim, essa eu busquei do fundo do baú. Mas eu tenho certeza que muita gente assistia esse desenho desprezível –Patolino© – por conta do Malvado, que era o melhor personagem da série, além de ser engraçado para caramba.

O desenho era ruim e chato, mas o Malvado sempre salvava, mesmo sendo do mal.

Como ele dizia, “Tudo que é mal, é bom”.

8) Cérebro – Pinky e o Cérebro

 – Aproveitem o mundo humanos idiotas

Todo o santo dia o rato cabeçudo, junto com seu assistente magrelo e retardado, acordava com uma simples missão de rato de laboratório: Dominar o mundo!

Só por esse fato, já que Cérebro quer subjugar a humanidade aos seus caprichos, já vale a alcunha de anti-herói, mas como ele, de vez em quando, valorizava sua amizade com o Pink mostrando um pouco de sua humanidade (?), mesmo quando o plano furou por conta de Pink, fica em oitavo lugar.

7) Frajola – Looney Tunes

 – Eu acho que vi um passarinho…

Um desenho que tinha muita raiva era esse, pois sempre torcia para esse gato pegar o personagem que mais odeio na história dos desenhos animados: o Piu-piu.

Com certeza Frajola era bem mais legal que o passarinho amarelo cabeçudo, mas, infelizmente, tinha que se lascar para a vovó Naiá puxar o saco do passarinho amarelo motherfucker.

6) Roger Smith– American Dad

 -Tipo… Vocês são um lixo, sabia?

O que falar de um alienígena bissexual, alcoólatra, egocêntrico, fumante e sarcástico?

Esse é o Roger, o ET cinzento criado por Stan e que dá um pouco mais de graça para American Dad, principalmente por suas presepadas para ganhar dinheiro, colocando a segurança da família Smith em risco, ou por invadir a privacidade das pessoas lendo seus pensamentos e os usando contra eles.

Ah sim, ele lê os pensamentos através de uma sonda anal.

5) Bender B. Rodriguez – Futurama

 – Como assim me pareço com uma lata de lixo?

Bender é um robô beberrão que odeia todos os humanos na série Futurama.

Criado em Tijuana no México, sua função primordial é ficar sentado no sofá sem fazer nada. Cansado (?) disso, entra para a tripulação do Planeta Expresso, fazendo amizade com o protagonista da série, Fry.

Bender é legal porque é mulherengo, alcoólatra e cleptomaníaco, roubando tudo que vê pela frente.

Ele lembra muito o Homer e por segurar Futurama nas costas, merece ficar em quinto.

4) Stewie Griffin – Family Guy

 – Ó proceis!

Stewie é praticamente um bebê de Rosemary, um Brinquedo Assassino, o filho do cara de Cemitério Maldito.

O caçula da família Griffin é o mal encarnado, quer matar a mãe que tanto odeia, acha o pai um idiota – o que é mesmo – e o mais próximo que tem de um amigo é o cachorro da família, Brian.

Mesmo assim, justamente com Brian, Stewie é o melhor personagem da série, principalmente com suas tiradas que coloca em dúvida sua sexualidade e as diversas tentativas de matar a mãe, sempre fracassando justamente por ser tratado como criança.

3) Pica-Pau

 O melhor Pica-Pau de todos os tempos

Pica-Pau é o pássaro mais FDP que existe na história das animações. É egoísta, maluco, egocêntrico, faz tudo que dá na telha e sempre sabota os seus, digamos, amigos.

Ele rouba gasolina, explode pensões, bota fogo na casa dos outros, desce cataratas em um barril, enfim, traz o caos.

Como o jeito que ele faz isso é divertidíssimo, merece a medalha de bronze.

2) Dick Vigarista e Muttley – Corrida Maluca e Máquinas Voadoras

 Schumacher e Rubinho

Um clássico, Dick Vigarista e o cachorro Muttley em dois desenhos que eram as melhores coisas que tinham nas tardes do início para o meio da década de 90.
Vigarista era trapaceiro, bolava planos mirabolantes e, claro, sempre se estrepava.

Se perguntar para qualquer um o nome de todos os pilotos da Corrida Maluca, pode apostar, que vão lembrar do velho Dick, enquanto os outros serão relegados a meros coadjuvantes.

Dick foi tão famoso que virou até um apelido ‘carinhoso’ do heptacampeão mundial Michael Schumacher.

É uma pena que nunca ganhou uma corrida – ganhou mas foi desclassificado – e que nunca tenha capturado aquele pombo chato do kct.

Vigarista Rules!

1) Bart Simpson – Os Simpsons

 – Quem eu vou sacanear hoje?

A escolha de Bart Simpson para o primeiro lugar se resume ao fato de que o filho mais velho de Homer ser o personagem mais anti-herói de todos aqui listados.

Bart já fez de tudo que se tem direito, talvez, a pior, seja a vez que, com o auxílio de um walk-talk, fingiu ser um garoto preso dentro de um poço, enganando a cidade inteira que prestava solidariedade ao garoto.

Bartholomew é anárquico, desordeiro, mal-criado, burro, folgado, enfim, tudo que uma criança não pode ser.

Apesar de hoje só aparentar uma criança arteira – no começo da série era o mal encarnado – Bart ainda é uma das estrelas dos Simpsons, portanto, o primeiro lugar desta lista.

Sempre há a menção honrosa, que nesse caso, vai para todo o elenco de South Park e Drawn Togheter, já que todo mundo é praticamente anti-herói ali.

E quanto a vocês?

Alguma injustiça? Alguém que ficou fora da lista?

Dêem sua opinião aí nos comentários.

Leia mais em: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito