O Solista (The Soloist)

Cinema quinta-feira, 05 de novembro de 2009

 Drama baseado em fatos reais sobre o redentor poder da música. Na história, o jornalista Steve Lopez (Robert Downey Jr.) descobre por acaso a existência de Nathaniel Anthony Ayers (Jamie Foxx), um ex-estudante da universidade Julliard e prodígio em música clássica, que agora se vê na condição de sem-teto e passa os dias tocando violino e violoncelo nas ruas de Los Angeles. Enquanto o jornalista Lopez faz de tudo para ajudar o jovem músico a reencontrar seu caminho, nasce entre eles uma bela amizade que transformará completamente suas vidas.

Eu confesso que tive vontade de ver esse filme desde que eu vi alguns sites anunciarem esse filme erroneamente logo de cara. Afinal, histórias reais costumam ser muito melhores que certos roteiros de Hollywood. Né, Logan?

Pois bem, tudo começa quando Steve Lopez, andando de bike por Los Angeles, toma um capote bonito. Rala a fuça, etc e tal. Mas isso não é tão relevante, nem sei porque apareceu no filme. Mas tudo bem, um pouco de drama na vida do protagonista sempre cativa. Até que ele, por um acaso do destino, acaba conhecendo Nathaniel Anthony Ayers, um mendigo doido sem-teto que toca um violino com duas cordas.

 O certo é ter quatro, quadrúpede.

Querendo ajudar, Steve escreve um artigo sobre o cara. E acaba recebendo um violoncelo, que é o instrumento que Nathaniel realmente gosta. O violino só é mais fácil de levar pela rua. E conforme vai indo, Steve vai querendo ajudar Nathaniel. Mesmo que o doido ache que Beethoven manda na cidade.

 Com esse tamanho todo, também…

O que Steve não sabe, é que [Por mais que essa frase seja clichê e me doa usar ela] ele é quem vai ser ajudado por Nathaniel. Afinal, todo mundo sabe que mendigos sempre dão lições de vida. Mesmo que eles tenham que te derrubar e pisar em você pra isso.

 Ainda mais se eles acharem que você vai levar o carrinho deles embora.

E não riam, crianças. Doenças mentais são coisas tristes.

O Solista

The Soloist (117 minutos – Drama)
Lançamento: EUA, França, Reino Unido, 2008
Direção: Joe Wright
Roteiro: Susannah Grant, baseada em livro de Steve Lopez
Elenco: Robert Downey Jr., Jamie Foxx, Catherine Keener, Stephen Root, Tom Hollander, Nelsan Ellis, Angela Featherstone, Justin Martin, Rachael Harris, Lisa Gay Hamilton

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito