O Médico e o Monstro (R. L. Stevenson)

Livros terça-feira, 15 de Fevereiro de 2011

Uma das melhores coisas em relação à literatura é quando uma obra é considerada clássica, e mesmo após décadas (Ou séculos, e até milênios) de seu lançamento, esta continua fazendo sucesso. É  interessante pensar que a grande maioria das melhores obras literárias datam de mais de um século… Esperem só até o Justin Bieber lançar sua auto-biografia, a My World 2141.0, e verão o que estou falando.

R. L. Stevenson consegue fazer de uma história simples em um verdadeiro thriller, abordando um caso de dupla personalidade que deixaria até mesmo Freud sem dormir. O Médico e o Monstro é um dos grandes clássicos quando o assunto é terror (E com um certo toque de ficção científica): A história narra as investigações de Utterson, um advogado de Londres, que nota estranhas fatos relacionando seu amigo, Dr. Henry Jekyll com o cruel Edward Hyde.

Jekyll é um respeitado médico londrino, mas que esconde um grande segredo (Já não é mais segredo para ninguém, mas enfim): Possui um lado totalmente ruim, o completo oposto do que mostra para a sociedade. Ao se deparar com a posibilidade de separar seu lado bom de seu lado mau, dando origem ao estranho e filho da puta Mr. Hyde.

A graça deste livro, nos dias de hoje, não é saber quem é Mr. Hyde, afinal, o resumo da narrativa vem sendo divulgado a mais de 100 anos, mas sim o que acontece até que Utterson descubra a verdade sobre seu amigo Jekyll. Não há grandes reviravoltas, mas o constante sentimento de que algo ainda pior pode acontecer é simplesmente incrível. O Médico e o Monstro definitivamente merece o título de clássico, não só por sua inovação (Na época, é claro), mas pelo desenvolver de uma das histórias mais bem escritas dos últimos 125 anos.

O Médico e o Monstro


The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde
Ano de Edição: 2010
Autor: R. L. Stevenson
Número de Páginas: 108
Editora: L&PM Pocket

Leia mais em: , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Ótimo livro. No final dele tem um conto chamado “Janet do Pescoço Torcido” que é muito bom também.

  • Felipepedarsini

    é o pir livro de todos

busca

confira

quem?

baconfrito