O Desinformante (The Informant!)

Cinema quinta-feira, 15 de outubro de 2009

 Em O Desinformante!, um executivo, em rápida ascensão na gigante empresa da agroindústria Archer Daniels Midland – ADM, Whitacre (Matt Damon) de repente se torna um informante do governo. Mesmo delatando ao FBI a conspiração para formação de cartel por parte da multinacional onde trabalha, Whitacre acredita que será transformado em herói da população e promovido. Porém, antes que tudo isso se concretize, o FBI precisa de provas, então Whitacre, entusiasmado, concorda em usar um microfone escondido e levar um gravador na pasta, imaginando-se uma espécie de agente secreto.
Infelizmente para o FBI, a principal testemunha não parece tão próxima a acessar os cofres da empresa. Os relatos de Whitacre estão sempre mudando, o que frustra os agentes (Scott Bakula e Joel McHale) e põe em risco o caso contra a empresa ADM, pois vai ficando quase impossível decifrar o que é real e o que é produto da fértil imaginação de Whitacre.

Imagina um filme estranho. Uma comédia que, apesar de fazer rir em alguns momentos, não é exatamente uma comédia. Na verdade, é um… porra, eu não sei o que é. É um filme estranho, onde as informações vem e vão sem fazer muito sentido. Uma hora você tá pensando uma coisa, e na cena seguinte já mudou totalmente de ideia.

 “Agora eu vou passar pela máquina de café.”

Imagina um filme do 007, só que sem todas as traquitanas tecnológicas, sem as belas mulheres, sem os inimigos russos, ou comunistas, ou chineses, ou seja lá quais são os inimigos atuais do Bond. Mark Whitacre é ainda menos que isso. Executivo de uma empresa de lisina, ele acaba denunciando um esquema de formação de cartel ao redor do mundo.

 Ele também não tem a sagacidade do 007.

Só que, como ele precisa de provas, o pessoal do FBI ajeita ele como informante. O problema é que ele não consegue praticamente nada de conclusivo. Grampeam ele, arrumam reuniões em locais com câmeras, o diabo a quatro, e nada que preste.

 Até que… [Música dramática]

Quando finalmente Mark consegue algo que dá caso, não é bem o que o pessoal esperava. E rapaz, não é o que NINGUÉM esperava. Mas isso não chega a ser uma coisa boa. Apesar de alguns bons momentos, o filme é bem maçante, chegando a ficar sem sentido em determinadas partes. Não chega a dar sono, mas é bem mala. Pra uma comédia, não rendeu o esperado.

O Desinformante

The Informant! (108 minutos – Comédia)
Lançamento: EUA, 2009
Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Scott Z. Burns, baseado em livro de Kurt Eichenwald
Elenco: Matt Damon, Lucas Carroll, Eddie Jemison, Rusty Schwimmer, Craig Ricci Shaynak, Tom Papa, Rick Overton, Melanie Lynskey, Tom Wilson, Scott Bakula

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito