Mostre Seu Bacon… Primeira edição!

Livros terça-feira, 17 de abril de 2012

Tem uns dias que publicamos isso aqui, o post explicativo acerca da campanha Mostre Seu Bacon. Caso você seja preguiçoso, a coisa é assim: Cê tira uma foto com um filme/álbum/livro/série/jogo/HQ, manda pra página do Bacon no Facebook e semanalmente, escolheremos uma foto para ganhar, inteiramente digratis, um texto aqui. E, sem mais delongas, o Oscar vai para o PRIMEIRO MSB vai para

 Ully Freitas co Guia!!!

E sim, é “Úli” mesmo. Mas então, após intensa deliberação entre os membros do blog site, chegamos ao desconsenso de que a Ully deveria levar essa, então, o post de hoje será sobre a obra de Douglas Adams, mas antes disso, deixem-me dizer algumas coisas: O MSB não é uma competição, ou seja, perdeu numa semana? Sua foto continua lá, nos nossos arquivos, mofando. Cedo ou tarde, TODAS (Ou quase todas) as fotos poderão ter um texto próprio, só não será por ordem de chegada. Além disso, devo agradecer o Robson, a Catrina, a Mona e a Sophia, a Endora e o André (Mas só pela metade, devido à substancial falta de camisa) por enviarem fotos. Fiquem tristes não, miguxos, da próxima cês levam.

 Valeu bróders.

É verdade, o Guia é figura recorrente aqui no Bacon (E como poderia não ser?) e claro, todos nós somos suspeitos para falarmos acerca do livro (Ou dos livros…), mas 8 em 10 pessoas no mundo que sabem ler concordam que o Guia é uma obra foda. Sim, completamente sem sentido e sim, era para ter sido apenas um livro, e sim, era pra ter sido só uma trilogia e sim, era para ser uma coleção de seis livros, mas são cinco: A trilogia de cinco.

Nesses quase 20 anos desde que a série acabou, muita coisa aconteceu no mundo: Novas descobertas científicas, novas teorias, guerras, ataques, mudanças na economia e na política, um filme, o crescimento da internet, a morte do Jobs (CHUUUUUUUPAAAAAA ADAMS, CHUPAAAAAAAAAAAAAAAAAA), um novo livro e claro, Douglas Adams se despediu de todo mundo, com a errada idade de 49 anos.

Não quero discutir acerca da qualidade da série e nem da falta de qualidade, descência e dignidade no trabalho do Colfer, mas o ponto aqui é outro: O Guia acabou, no quinto livro, há VINTE anos. Qualquer um que já tenha lido alguma coisa minha aqui no Bacon sabe que sou totalmente contra essa de “o novo Arquivo X” e semelhantes, quanto mais dizer “está na hora do Guia ser substituído”, mas devo questionar, já não está na hora de termos algo tão bom quanto (Ou melhor), que seja nosso?

 Aposto que cês nem sacaram o easter egg no filme de 2005.

O Guia é dos anos 80. Tem trinta anos, e por mais genial, atemporal e clássica que seja uma obra, há um momento que ela não é mais suficiente. E sim, isso é, para mim, algo ruim de ter que admitir, mas é verdade, e não só o Guia se encontra nessa categoria. Nunca teremos outro Machado, Poe, Moraes e Adams, mas podemos fazer melhor. Sim, eu sei que é difícil de acreditar, mas não creio que nenhum deles se achava “autor definitivo”.

Os anos 80 se foram, junto com o glam rock, os filmes de brucutus e aquelas roupas idiotas. E já está na hora de Arthur, Trillian, Ford, Marvin e Zaphod serem bonecos legais na estante, com lugar de destaque, mas que devem deixar o criado mudo para as coisas que já deveriam ter vindo. Já está mais no que na hora de deixar a nostalgia apenas com o papel de nostalgia, e não de engrenagem, e acreditem, não serão livros para garotas pré-adolescentes e séries cheias de mágica que herderão esse cargo.

Leia mais em: , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Arthur Arantes Souza

    Eu discordo, o novo não precisa necessariamente substituir o velho (com relação as artes), tudo pode coexistir pacificamente (a não ser que você seja um escritor/pintor/músico, porque ai você tem que romper com as tradições, é quase uma regra).

  • Loney

     Porram, não falei substituir cara, mas ter um “equivalente”

  • Ainda não li O Guia, mas está na minha lista!
    E prometo estar substancialmente mais vestido na próxima vez que enviar uma foto, hahahaha!

  • Seria uma ótima ideia, André, ninguém quer ver você sem camisa, pqp né. Brincadeira, mano. E Higgor, só faltou cê declarar todo o seu amor por mim no texto. De resto, ficou muito bom. E nossa, uau, muuuito obrigada por colocarem minha foto aqui. Mentira, eu mandei ela só por caridade, o MSB tava vazio porque os outros putos não mandam, flvv. q

  • Loney

     Todo mundo já sabe o quanto eu amo tuas coxa =D

  • agradeço por terem me dedicado 1 segundo neste post *-* ainda nao li este livro, mas lerei depois *-* e parabéns a 
    Úli representando as baconzetes aqui *-*

busca

confira

quem?

baconfrito