Monstros vs Alienígenas (Monsters vs. Aliens)

Cinema quinta-feira, 02 de Abril de 2009

Quando Susan Murphy, uma garota da Califórnia, é inesperadamente atingida por um meteoro repleto de energia no dia do seu casamento. Ela misteriosamente cresce, atingindo 15 metros de altura. Depois que ela é capturada pelos militares e mantida em um local secreto do governo, o mundo descobre que os militares, durante muitos anos, estão reunindo em segredo outros monstros, que, juntos com Susan, são convocados com a missão de salvar o mundo depois de uma invasão alienígena.

A DreamWorks acertou a mão mais uma vez e, assim como em Kung Fu Panda, fez uma animação caprichada, sem muito oba-oba e com apenas um objetivo: divertir!

Não estou criticando a Disney/Pixar – mesmo porque, coloquei a questão à prova aqui – mas as crianças, que até se divertiram com o robozinho lixeiro, preferem mil vezes um panda gordo carismático que senta o cacete em um Tigre Branco.

 É hora do pau!

Mas isso não vem ao caso agora.

Monstros vs Alienígenas é um filme divertido que centra sua história em Susan Murphy (voz original de Reese Whiterspoon), que prestes a se casar, é atingida por um meteoro carregado com Quantonium, a energia mais poderosa do Universo.

 – Oi, você vem sempre aqui?

Como Susan, em pleno altar, começa a crescer assustadoramente, logo todos fogem dela e, imediatamente, é capturada pelo exército americano, onde é levada para uma base secreta.

Chegando lá, assustada e desnorteada, conhece Dr. Barata, PH.D. (Hugh Laurie), Elo Perdido (Will Arnett), B.O.B. (Seth Rogen) e Insectossauro.

 UMA BARATA!

Até que eles tentam ser amigáveis com ela, mas fica meio difícil se socializar com uma barata falante, um réptil-macaco-pré-histórico, uma geleca azul com um olho só e um inseto gigante que só grunhe.

Para acalmá-la, o General W.R. Monger (Kiefer Sutherland) mostra as instalações da base e o objetivo daquilo tudo, encerrando a apresentação dizendo que ela iria ficar ali para sempre e que seu novo nome é Ginórmica.

 Daqui a pouco rola um show de teclado.

Enquanto isso, o alienígena Gallaxhar (Rainn Wilson) está atrás do meteoro, pois quer se apoderar da energia dele para dominar o Universo.

Ao descobrir que ele caiu na Terra – região mais requenguela da Via Láctea, segundo o próprio – manda uma sonda-robô para recuperá-lo.

Ao cair na Terra, o Presidente americano Hathaway (Stephen Colbert) faz questão de recepcionar o robô-ET, em uma das cenas mais hilárias do desenho.

 É só apertar o botão vermelho para resolver os problemas.

Quando o dito cujo começa a atacar São Francisco, o Presidente não tem outra solução, a não ser usar armas nucleares, até porque ele não quer ser lembrado como o presidente do EUA quando o mundo acabou. Até aparecer o General Monger com sua solução milagrosa: Os Monstros.

Ginórmica, Dr. Barata, Elo Perdido, B.O.B. e Insectossauro são mandados para a cidade das ladeiras para enfrentar o robozão.

Após uma batalha cômica, dura e cheia de reviravoltas, os Monstros derrotam a sonda-robô e Susan começa a aceitar, com certo orgulho, sua condição de Ginórmica.

 – Sai para lá com esse salame!

Acontece que Gallaxhar não vai deixar barato e vai dar um jeito de colocar as mãos (ou melhor, tentáculos) no precioso Quantonium.

Enfim, mais que isso, não conto.

 NemferrandoquevouencararissoaíSOCORRO!

Assim como falei no começo do ano, Monstros x Alienígenas tem tudo para ser sucesso de bilheteria e ser um dos melhores desenhos do ano.

Recheado de referências aos filmes de monstros e sci-fi, além de personagens carismáticos e dublagens perfeitas – tanto dos atores originais, quanto da dublagem brasileira, principalmente do presidente americano, a cargo de Guilherme Biggs, genial como sempre – o filme é centrado em Susan, com a história dos outros monstros sendo contada na medida certa, ao contrário de seu sucessor, onde até hoje não sabemos a origem dos Cinco Furiosos.

 – Théo? Ah, é Tanga.

Monstros x Alienígenas possui excelente acabamento técnico, com os detalhes da pela e escamas do Elo, transparência de B.O.B e pêlos do Insectossauro idênticos ao da vida real.

Enfim, o filme é fodástico, aliás, se vocês, leitores, puderem conferir a animação em 3D, não percam, a experiência é demais.

Curiosidades

B.O.B significa Bicarbonate Ostylezene Benzoate – Bicarbonato de Ostilizeno e Benzoato – ele não tem cérebro e é fruto da experiência de um molho de saladas quimicamente modificado com um tomate geneticamente modificado. B.O.B possui um apetite insaciável e é indestrutível. O personagem é uma clara referência ao clássico do terror A Bolha.

Elo Perdido é um peixe-macaco híbrido que foi descongelado por cientistas 20 mil anos depois da Era Glacial. Ao ser descongelado, fugiu e aterrorizou turistas e mulheres em uma praia de Miami, sendo preciso a Marinha, Exército e a Guarda Nacional para capturá-lo. Ágil e super forte – pelo menos era há 30 anos – Elo é mestre no combate entre monstros. Clara referência ao clássico do terror B Monstro do Pântano.

 -Você deixa meu coração mole.

Insectossauro era uma larva de 3 cm quando foi atingido pela radiação nuclear de testes da bomba atômica, transformando-se em um monstro de 106 metros de altura e habilidade de atirar seda pelo seu nariz. Ele não fala e, aparentemente, só Elo o entende. Possui um gosto por cidades japonesas. Referência à qualquer monstro gigante que queira destruir Tóquio na última semana.

Ginórmica possui a força de 10 mil mulheres, podendo destruir um quarteirão sem quebrar uma unha. Por conta da intensa energia, seu cabelo perdeu a cor original.

Dr. Barata, PH.D. é o ser mais inteligente do mundo, sendo indestrutível por possuir um esqueleto externo resistente – assim como as baratas. Ele pode inventar qualquer coisa a partir do lixo, desde que não coma nada. O doutor adquiriu essa aparência após um acidente com uma máquina de teletransporte, ficando levemente pirado também. Alguém ainda se lembra de A Mosca?

 -Vou fazer uma rave com isso aqui de gente!

O Gen. Monger já passou por oito guerras e enfrentou três crises com mísseis. É formado em Ciências pela West Point com diploma na captura de Monstros. É bravo, grosseiro e terrível.

Gallaxhar é o último de sua espécie, todos os outros foram destruídos. Por ele mesmo.

O filme marca a estreia do processo Ultimate 3-D da DreamWorks Animation, um processo de produção proprietário de autoração de seus filmes de animação em 3D do começo ao fim.

 Ah, eu ia fácil…

Monstros x Alienigenas foi inspirado na revista em quadrinhos “Rex Havoc”, que conta uma moderna e irreverente história de um caçador de criaturas chamado para combater alienígenas que interromperam as transmissões de TV a cabo nos Estados Unidos.

Monstros vs Alienígenas

*Monsters vs. Aliens* (94 minutos – Animação)
Lançamento: EUA, 2009
Direção: Rob Letterman, Conrad Vernon
Roteiro: Maya Forbes, Wallace Wolodarsky, Rob Letterman, Jonathan Aibel, Glenn Berger, Conrad Vernon
Elenco: Reese Witherspoon, Seth Rogen, Hugh Laurie, Will Arnett, Kiefer Sutherland, Rainn Wilson, Stephen Colbert, Renée Zellweger

Leia mais em: , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Caio, The Eldar

    Bom, agora só preciso de um lugar onde eu possa ver, pq realmente promete ser bem divertido!

  • Bruna Despezio

    chatooo

busca

confira

quem?

baconfrito