MMORPG

GameFreaks terça-feira, 09 de junho de 2009

Talvez vocês queiram ler este texto aqui. E esse daqui também. Mas tudo bem, vocês podem até já ter os lido. Ou não. Mas por que eu estou dizendo pra lerem isso? Eu queria que vocês… captassem a essência do que é… um MMORPG. Como eu já disse no texto do primeiro link, é um “Massively Multiplayer Online Role-Playing Game”, ou “Jodo de RPG online de vários jogadores”, pra simplificar. E vocês talvez queiram me perguntar de novo:”E daí?”

Mas o fato é que muitos jogadores já esqueceram do sentido de “Multiplayer”. Multiplayer é exatamente o contrário de “Single Player”. Se o jogo é feito para VÁRIAS PESSOAS jogarem AO MESMO TEMPO, não é sem sentido algum. Mas tudo que os players pensam é em se dar bem às custas dos outros. Pode até parecer que eu tou escrevendo isso porque aconteceu comigo recentemente, mas não é. Só que eu me dei conta que o mundo dos MMOs tá um caos.

Lembro-me bem de uma discussão sobre Tibia, sim, Tibia, que ouvi a uns tempos atrás na… virada cultural. Dois seres estranhos conversavam, e um deles dizia:”Aí eu virei pra ele e disse:’Véi, cê tá na guild a três meses, eu tou aqui a três anos. Cê deu mancada comigo, acha que eles vão escutar QUEM?’ e aí no dia seguinte demos hunted no maluco”.

tibia_1Tibia. Acho que posso até chamar de O PAI dos MMOs. Foi lançado no começo de 1997, quando cê ainda usava FRALDAS!

A conversa pode não fazer sentido pra alguns, mas pra mim fez (quase) todo. Só fiquei encucado pra descobrir o que o tal “maluco” fez de tão grave pro “veterano” da guild. E também fiquei me perguntando PORQUE CARALHOS o cara joga Tibia a três anos E AINDA NÃO PAROU? Sério, eu não aguentei nem UM ano antes de procurar outro jogo. Talvez ele jogue alguma outra coisa, nunca se sabe, não?
Enfim, o ponto em que eu quero chegar aqui é: Uma maçã podre pode estragar a fruteira inteira. Uma simples intriga como essa poderia dividir a guilda em duas partes. As guildas inimigas iriam se aproveitar, e se for uma guilda boa, seu “império” pode cair. Provavelmente essa divergência já aconteceu em algum momento da história, acabando com impérios reais, e o mesmo tá acontecendo agora, no mundo dos MMOs.

Lembro-me também do meu Clã do Cabal Online. Já chegou a ser conhecido, estar no rank dos 20+ e tudo, e agora não passa de um clã mais ou menos. Não acompanhei toda a história da decadência, já que me ausentei por um tempo, e voltei apenas alguns meses depois. Fato é que o líder do clã estava incapacitado de jogar, além de ter acontecido uma certa briga entre membros. Alguns membros (fortes) saíram, três, se bem me lembro. E aí, pelo líder estar “afastado”, ele decidiu que iria repassar o clã. E aí o líder foi mudado prum dos membros mais antigos do clã, e decidiu-se que o nome seria mudado. Uma enquete foi aberta, mas não foi a opção vencedora o novo nome do grupo. E alguns membros também se foram, por discussões bestas como essa. Agora, não tou mais em clã algum, porque… bem, eu parei de jogar há algum tempo e não tenho vista de quando vou retornar.

O que eu tou tentando passar aqui é: Os jogadores ainda não viram que enquanto não se ajudarem, ELES MESMOS não vão avançar. Lembro bem que os melhores clãs de TODOS os jogos em que eu já estive eram unidos. Muito unidos. Clãs na WoE do Ragnarök, que criavam estratégias e eram super organizados. Nas guerras o Cabal, onde os grupos se falavam por Teamspeak pra decidir quem ia pra onde, e até mesmo no Counter-Strike. Vejo também certa revolta por parte de jogadores mais antigos, que reclamam que “ninguém mais sabe jogar em equipe!”

Acho que posso até mesmo usar aqui a expressão:”No meu tempo…” Porque, enfim, no meu tempo, os jogadores não precisavam de punição pra não dar KS, não precisavam de sistemas que travam o loot de monstros pra quem matou e nem existia punição pra algum player que “matasse demais”. Mas isso já é assunto pra próxima coluna. O meu aviso é: Caso não queiram que os MMOs acabem como o mundo atual, a atitude de muitos jogadores precisam mudar. E acredito que não deva ser com regras e punições que isso tenha que acontecer.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito