Manual da Internet: Clipes no Youtube

Música terça-feira, 25 de junho de 2013

Estava eu feliz por finalmente conseguir jogar Bátema: Arcã Siti e, deste modo, garantir meu texto da semana resenhando o mesmo. Mas então, não rola. Entro, portanto, numa espiral decadente de comiseração e auto-indulgência, onde não há luz no fim do túnel e o começo do mesmo foi tapado por um desmoronamento causado por cupins robôs do MAL. E para remediar isso, resolvo ouvir Foo Fighters. Mas então, não rola.

 Ri enquanto pode, seu merda.

Juro que não entendo algumas decisões de algumas bandas e/ou seus respectivos representantes/administradores/encarregados. Caso não tenha ficado claro, explico: O clipe de These Days, do Foo Fighters, está bloqueado para o Brasil, e muito provavelmente para vários outros países. Eles não são os únicos a fazeram isso: Várias bandas, dos mais variados tamanhos e da mais variada fama, também bloqueiam conteúdo para outros países, idiomas e, em alguns casos, até mesmo estados/províncias. Em suma, um bloqueio geográfico para o conteúdo.

Não vou entrar em méritos do YouTube, todos sabemos que a Google tem algumas políticas bem estúpidas, e isso fica ainda mais evidente no site de vídeos. A questão é que por mais babaca que a Google possa ser, ela não força um canal (E, consequentemente, o dono desse canal) a fazer alguma coisa: É o dono do canal que escolhe se seus vídeos terão ou não propagandas, a duração limite dos vídeos, uso de links externos e miniaturas e se o vídeo estará ou não disponível para o mundo todo.

 Exceto se Jesus não deixar, é claro.

O YouTube, por padrão, bloqueia vídeos caso este tenha conteúdo que tem direitos autorais. É o caso de montagens com músicas, trechos muito longos de outros vídeos, vídeos duplicados, postados em várias contas, e, claro, o bom e velho plágio e seu amigo roubo. Esses casos podem ocorrer tanto automaticamente, pelo próprio YouTube, quanto por uma reclamação de quem detém os direitos de tais materiais. Pessoalmente acho idiota impedir as pessoas, em sua maioria fãs, de usar/usufruir seu trabalho, e assim, de certo modo, ajudá-lo, mas né, cada um no seu quadrado de oito.

E, de certa forma, há uma razão para tal ação, seja automática ou não: A pessoa não é dona do material, não tem a permissão para usá-lo, logo, o seu conteúdo é bloqueado. Mas, voltando para o Foo Fighters, a coisa fica completamente diferente, afinal, eles são os donos daquele material, eles possuem os direitos autorais, são os donos do canal. Por que caralhos essa merda tá bloqueada, seus filhos da quenga?!?!?!?!?!?1/?!??

Eu, sinceramente, não entendo isso véi. Sério, não dá. Não é um material que, pode-se dizer, é específico para um país, tal como uma promoção ou uma informação específica, é um clipe. Ou melhor, é O CLIPE OFICIAL da porra duma música que é tocada no mundo inteiro há anos. E o pior é que, até onde sei, NENHUM vídeo foi tirado do ar e/ou bloqueado só porquê continha essa música. É o cúmulo do absurdo: Qualquer um pode usar a música para o que bem entender, mas um país inteiro (No mínimo) não pode ver o material oficial.

 Não é só por… Ah, foda-se.

Quero dizer, qual o ponto? Qual o parâmetro de decisão pra uma coisa dessas? Não sou publicitário porque eu não me rebaixo à esse nível, mas algo que limita o alcance do seu material não me parece uma boa decisão. Já usei essa metáfora por aqui, mas nem ligo: É tipo ter um pau de 30 cm e só colocar a cabeça. E isso é errado. Isso é errado pra banda, que ganha com os fãs, e pra quem é fã, que não pode usar a porra duma música. Todo mundo sabe que ninguém ganha dinheiro vendendo CD, devia ser mais que óbvio que ninguém ganha nada bloqueando material na internet.

Não consigo ver uma banda definindo que bloqueará o próprio material. De verdade, eu sei que há gente burra no mundo, mas aí é burrice demais. A única coisa que passa na minha mente quando vejo que um vídeo foi bloqueado baseado no país é que algum empresário e/ou responsável pelo canal resolveu que seria muito mais melhor de bom bloquear essa merda. Por que? Eu não sei, mas não duvido nada dessa galera da social media ou a merda que o valha. E o pior dessa cena é que as pessoas parecem que ainda não entenderam a internet. Porra, ela tá aí já tem mais de 15 anos, já tá na hora das pessoas entenderem como a coisa funciona por aqui. E como ela funciona?

Assim.

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Maycom Cardoso

    muitos músicos e artistas, ainda não aprenderam a usar a tal da internet! ;/

  • TRÓU

    Músicos e artistas não fazem esse tipo de decisão, primeiro porque clipe não dá dinheiro pra eles e segundo que clipe é divulgação, censurar o próprio vídeo deles seria contraprodutivo.

    Já os empresários…

  • Aline

    Puta babaquice das bandas fazerem isso. Alô, amigos, internet é terra de ninguém. Tu tira ou bloqueia teu vídeo no youtube, aparecem trocentos lugares e pessoas que compartilham o delas. Pior de tudo é como tu disse, pq só em algumas regiões? A música ou o que quer que seja, não devia não ter fronteiras? Que idiotice é essa agora? É divulgação pra própria banda ter seu vídeo compartilhado e visualizado por muita gente. E de graça!

busca

confira

quem?

baconfrito