…Like Clockwork (Queens of the Stone Age)

Música quinta-feira, 23 de maio de 2013

E eis que chegou o novo álbum do Queens of the Stone Age e nada de resenha por aqui. Eu já não reconheço mais esse site… Mas vamos tentar consertar essa parada, antes que seja tarde demais.

O que mais chama a atenção depois da primeira ouvida no …Like Clockwork, 6º CD da banda, é a unidade do trabalho. A coisa já começa pesadíssima, no melhor sentido da palavra. A faixa de estreia, Keep Your Eyes Peeled, traz as boas e velhas guitarras afinadas em dó, acompanhadas de um clima totalmente onírico, reforçado ainda mais pelo teor da letra.

Em seguida, vem I Sat by the Ocean, que eu não achei tão boa inicialmente, mas agora é a minha preferida. Riff sensacional, linha de baixo foda, vocal com eco, tudo se encaixa, tem nem o que dizer.

The Vampyre of Time And Memory combina bem na sequência, tem um pianinho legal, mas nem sei… Nem gostava muito do refrão, porém ela vai crescendo com o tempo, não tenho opinião definitiva. Aliás, sempre é assim com o QotSA. Anos e anos atrás, comprei o Songs for the Deaf só pela No One Knows e acabei gradualmente curtindo mais todas as outras.

A 4ª faixa, If I Had a Tail, é outra genial, com um climão manero e solinho bacana demais… Até então eu vinha comparando as faixas do disco com os outros álbuns, é aqui que já dá pra sacar a identidade do …Like Clockwork.

E então vem My God is the Sun, música mais empolgante do CD, e com valor especial por eu ter ouvido pela primeira vez no mundo (Com mais algumas milhares de pessoas, mas beleza) no Lollapalooza, há. Também deve ser a mais tradicional, bem single, estrutura verso, refrão, verso, refrão, solo e afins. Não que isso seja especialmente bom ou ruim, mas funciona.

Kalopsia, a 7ª música, é muito interessante, bem diferente do disco até aqui. E o clima dela lembra muito o nome, que significa algo como “estado em que as coisas parecem mais bonitas do que são”. Mas talvez eu tenha essa impressão por ter visto o clipe. De qualquer forma, o refrão é uma pedrada de volta a realidade.

Fairweather Friends é outra que tá no lugar exato, mas eu achei legalzinha, só. Talvez por causa da expectativa gerada pela quantidade de participações especiais. Não que eu esperasse muito do Elton John… Mas só nessa música tem Trent Reznor, Nick Oliveri E Mark Lanegan dando um caldo.

Smooth Sailing, muda tudo totalmente de novo, meio destoante inicialmente, mas uma com uma vibe dançante Eagles of Death Metal +qd+.

A penúltima, I Appear Missing, é um tanto quanto fúnebre, bem macabra. Se encaixaria bem no Era Vulgaris, até por lembrar uma característica da Misfit Love, e uma das grandes qualidades da banda. De dar uma guinada de 180 graus na música ali pela metade ou no terço final e deixar ela mais espetacular ainda. Fazendo a gente querer que ela dure mais outros quatro minutos. Enfim, a I Appear Missing também é a que resume o álbum, tanto pela sonoridade quanto os temas abordados.

E finalmente, a faixa título. Eu tentei, eu realmente tentei, mas não consegui gostar da …Like Clockwork. Melódica demais, especialmente no vocal. Mas depois vai melhorando. Algum dia eu vou achar genial também, aposto. Mesmo assim, é uma grande conclusão.

Que reforça ainda mais a coesão da coisa toda. E nada me tira da cabeça que isso é uma especie de treinamento pra um projeto maior. Como um próximo álbum conceitual ou algo assim. O QotSA vem brincando com isso há bastante tempo, com a ideia das estações de rádio no Songs for the Deaf e depois com os personagens do Era Vulgaris. Mas agora a banda foi além, com a divulgação de cinco vídeos promocionais em sequência. E cíclicos, ainda por cima. Clipes de animação na verdade, todos geniais. Que pra mim lembraram muito o estilo da série de animações em flash Madness e alguns elementos do trabalho do Hayao Miyazaki (Principalmente A Viagem de Chihiro), ambos geniais também. Assiste aí e vê se eu não tenho razão:

…Like Clockwork – Queens of the Stone Age


Lançamento: 2013
Gênero musical: Desert Rock
Faixas:
1. Keep Your Eyes Peeled
2. I Sat by the Ocean
3. The Vampyre of Time and Memory
4. If I Had a Tail
5. My God is the Sun
6. Kalopsia
7. Fairweather Friends
8. Smooth Sailing
9. I Appear Missing
10. …Like Clockwork

Leia mais em: , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Eu ia dar essa nota mesmo. Muito bom Arthur, ainda por cima achou um video compilado com todos os clipes, genial cara!

busca

confira

quem?

baconfrito