Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy)

Cinema quinta-feira, 31 de julho de 2014

 Da Marvel, o estúdio que trouxe franquias globais campeãs de bilheteria como Homem de Ferro, Thor, Capitão América e Os Vingadores – The Avengers, chega uma nova equipe — os Guardiões da Galáxia. Uma aventura espacial com muita ação, Guardiões da Galáxia da Marvel expande o Universo Cinemático Marvel para o cosmo, onde o impetuoso aventureiro Peter Quill se vê como objeto de uma caçada implacável após roubar uma misteriosa esfera cobiçada por Ronan, um vilão poderoso com ambição que ameaça todo o universo. Para fugir do determinado Ronan, Quill é forçado a fazer uma complicada aliança com um quarteto de desajustados — Rocket, um guaxinim atirador, Groot, uma árvore mutante humanoide, a mortal e enigmática Gamora e o vingador Drax, o Destruidor. Mas quando Quill descobre o verdadeiro poder da esfera e o perigo que ela representa para o cosmo, ele deve fazer seu melhor para reunir seu grupo desorganizado para uma última e desesperada resistência — com o destino da galáxia em jogo.

121 minutos de risada, e mesmo a cena mais triste do filme tira um sorriso de canto de rosto do espectador. Esse é o resumo de Guardiões da Galáxia, o filme do ano.

Roteiro

Peter Quill (Chris Pratt), o autoproclamado “Senhor das Estrelas, o Maior Ladrão do Universo”, chega a um planeta destruído, onde os seres vivos foram destruídos, tudo para achar “A Orbe”, um item que foi encomendado a Yondu (Michael Rooker), seu mentor. Porém, Peter passa a perna em seu mestre e resolve ele roubar a esfera, sozinho, e ficar com todo o lucro.

Assim que o mesmo consegue pega a esfera, Korath (Djimon Hounsou) e seus homens chegam para pegar dele, se anunciando como servidores do grande Inquisidor Ronan (Lee Pace). Peter foge deles, mas deixa marcas por todo o lugar, fazendo com que Yondu perceba a presença dele lá e colocando uma recompensa pela cabeça dele.

Em outro ponto da galáxia, Ronan se encontra com Thanos e suas filhas, Gamora (Zoë Saldana) e Nebula (Karen Gillan). Thanos questiona o fracasso de Ronan e ordena que uma de suas filhas vá até o ladrão e ranque a orbe de suas mãos. Gamora se oferece e logo parte em direção a Xandar, onde o mesmo se encontra vendendo o que quer que seja essa orbe.

Em Xandar, uma dupla bem única, um guaxinim falante e completamente maluco e uma árvore humanoide, estão buscando pessoas que tem algum valor de recompensa sobre suas cabeças. Passando por um ou outro, eles veem Peter Quill e descobrem o alto valor pela sua cabeça colocado por Youndu. Neste momento, Rocket (Bradley Cooper), guaxinim falante, Groot (Vin Diesel), a arvore viva, Gamora e Peter começam uma batalha fabulosa pra ver quem fica com a pedra, ou com a cabeça, um do outro.

Isso prossegue até a chegada da Tropa Nova, a força policial do império de Xandar, que prende todos eles, ficham todos eles e os enviam para uma prisão espacial. Local onde eles encontram Drax (Dave Bautista), um homem que após perder sua família para o Inquisidor, se transformou em um assassino psicopata, com o único objetivo de destruir e matar tudo e todos próximos de Ronan, inclusive o próprio Ronan. Depois de uma das cenas mais fodas de fuga da prisão que eu já vi, todos eles se unem para vender o objeto ao comprador que Gamora possui, o Colecionador, Taneleer Tivan (Benicio Del Toro), que vive em Knowhere. Quando a negociação começa, Ronam e Nebula chegam ao local e tudo sai do controle, e o pau quebra de novo.

A partir desse ponto eles se unem como um grupo para recuperar a pedra e dar um fim nessa historia de uma vez por todas.

Personagens

Peter Quill, o Senhor das Estrelas: Muito jovem, logo após o falecimento de sua mãe para o câncer, a nave de Yondu veio a Terra e o sequestrou com o objetivo de entregá-lo para seu pai, porém, Yondu sentiu uma empatia pelo garoto e resolveu treiná-lo como um membro dos Saqueadores, grupo que o próprio Yondu comanda. Peter é manipulador e mulherengo, piadista e totalmente egoísta, ele sempre pensa no seu próprio bem e no que ele pode ganhar, porém não é uma pessoa ruim, seu bom coração se esconde atrás de uma máscara de malandragem e manipulação.

Gamora: Como ultima sobrevivente de sua espécie, foi criada por Thanos, ao lado de Nebula, como assassina, alem de ter sofrido aprimoramentos cibernéticos e genéticos pelo corpo. Gamora é fria como gelo, tem poucos sentimentos aparentes, mas deixa bem claro o que quer desde o começo: Impedir os planos de Thanos, o titã louco.

Rocket e Groot: Não seria possível falar deles em separado, afinal ambos se complementam. Rocket é um guaxinim modificado, feito de cobaia para experimentos científicos. Sua genialidade flerta com a de um cientista louco. Groot por sua vez é todo coração, como se fosse a parte emocional do Rocket. Ambos têm uma ligação profunda de irmão e somente a gigantesca árvore consegue tirar lágrimas do pequeno, mas durão, guaxinim.

Drax: O gigantesco ser perdeu sua família para o Inquisidor Ronan, levando o poderoso guerreiro a loucura. Drax se autodenomina “O Destruidor”, e ele realmente é. De força impressionante, ele é um viciado em adrenalina e um matador poderoso. Drax não se importa com nada, ele perdeu tudo o que ele tinha e tudo o que ele quer é vingança por isso, mas não mede as consequências de seus atos, nem calcula suas ideias, chegando a colocar o grupo varias vezes em perigo desnecessário somente para fitar com a morte ou para alcançar sua vingança.

Considerações Finais

Eu juro que queria falar algo mal desse filme, mas não consigo. Tudo foi perfeitamente calculado, ótimo roteiro, ótima direção, efeitos especiais fantásticos, personagens engraçados e marcantes (Realmente vou atrás de comprar um guaxinim de pelúcia). Você sai do cinema querendo mais, sem duvida. Do começo ao fim, a gente ri o tempo todo, o que é ótimo.

Obs: Não tivemos acesso à cena pós-credito, então muita coisa pode mudar com ela, inclusive a nota do filme.

Guardiões da Galáxia

Guardians of the Galaxy (121 minutos – Aventura)
Lançamento: EUA, 2014
Direção: James Gunn
Roteiro: James Gunn, Nicole Perlman, Dan Abnett, Andy Lanning
Elenco: Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Vin Diesel, Bradley Cooper, Lee Pace, Michael Rooker, Karen Gillan, Djimon Hounsou, John C. Reilly, Glenn Close e Benício del Toro

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Daniel dos Santos

    Não querendo desmerecer, mas esse filme foi tudo que Os Vingadores não foi. Pena que tão pouca gente conheça a história (eu mesmo não conhecia).

busca

confira

quem?

baconfrito