Gibis fora do papel

Nona Arte quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Não é novidade pra ninguém que é possível ler gibis sem ser no papel né? Hoje você pode ter suas comics em celulares, tablets, computadores e, se você for esperto (Ok, nem tanto), até em vídeo-games. Isso até já é um assunto meio velho, porém, esse ser que vos escreve só conseguiu ter um celular bacaninha agora. Baixei alguns aplicativos no celular, um da DC Comics (Oficial) e outro chamado Comics. Também baixei 1 edição (Liga da Justiça #1) e tentei ler. Conclui o que eu já havia concluído com scans no computador: Gibi tem que ser no papel.

Vamos falar dos celulares primeiro. Eu uso Android, então não sei quais são os aplicativos para os outros sistemas, mas creio que são os mesmos ou parecidos. Como já disse, baixei um aplicativo da DC e um chamado Comics (Não achei nenhum aplicativo da Marvel). Os dois aplicativos oferecem alguns títulos de graça e outros pagos. Sem muito mistério, você escolhe qual hq quer, baixa e toda vez que você abrir o aplicativo você pode ler. O que isso tem de bom? Bom, você pode achar alguns títulos “raros”, antigos ou difíceis de achar. É possível achar gibis de 1950, e o preço é relativamente barato, a média é $2,00 (Dólar, né amiguinho). Mas é só isso o que tem de bom. A leitura de gibi no celular é horrível. Como o display é pequeno, você tem que aumentar a imagem, ir passeando por ela, diminuir e ir pra próxima página. É difícil acompanhar a página e o desenho.

 Aplicativo da DC para o Android

Claro que o objetivo desses aplicativos não é substituir os gibis, até porque, eles não conseguiriam. Esses aplicativos são no máximo uma tentativa de chamar novos leitores e de “lutar” contra o scans piratas. Se aparecer alguém falando “Esse é o futuro das HQs!”, por favor, soque-o.

Nas tablets é a mesma coisa, com o detalhe que a tela é maior. A leitura é bem mais fácil, se comparada aos celulares. Se você tem uma até vale a pena comprar algumas comics.

Passamos para os computadores. No computador a história é diferente, nele você baixa as HQs “ilegalmente” (E de graça) e as lê através de um programa que funciona como um visualizador de imagens. No computador, é possível achar MUITA HQ e em vários idiomas diferentes. Há fóruns e sites organizados com coleções completas e que liberam o scan dias após (Ou às vezes no mesmo dia) do lançamento da HQ original. A leitura é bem melhor que em iPad e celular, já que o monitor é grande e você configura o tamanho da imagem. O que incomoda é o desconforto visual e físico.

Não quero entrar muito em detalhes sobre scan, pirataria e editoras x internet (Você pode ler algo aqui sobre isso), mas vou dar minha opinião sobre os scans. Eu acho sensacional. Isso resume tudo, mas ok, vou explicar. A melhor coisa desses scans é a facilidade em encontrar e a velocidade com o qual eles chegam no Brasil. Os gibis, aqui no Brasil, tem um atraso de mais ou menos 7 meses. O que saí lá fora hoje só vai pintar aqui ano que vem. E, vivendo na internet com milhares de sites noticiando o que acontece nos Estados Unidos, é difícil esperar né?

“Meu deus mas é pirata ta acabando com as editoras mimimi” Olha, não posso dizer muito sobre isso porque não tenho números reais sobre queda de vendas e etc, mas vou dar minha opinião baseado no que eu faço e nos fãs que eu conheço. Quem lê gibi não gosta apenas de ler, gosta de colecionar, de ter o papel em mão, de tocar e até, para os mais viciados, cheirar (Cheiro de gibi novo, sensacional HAHA) Eu sou assinante, tudo o que ta saindo agora eu já li, mas ainda gosto de receber em minha casa, ler de novo, ter ele em mãos. Fora isso, o scans servem bastante para a gente conhecer novos trabalhos. Como gibi é meio caro aqui, é arriscado sair comprando qualquer coisa. Já comprei vários títulos porque li no computador e gostei. Ainda há coisas que eu só li por causa dos scans, porque eu nunca iria encontrar em alguma banca ou sebo. Nada vai substituir o papel, mas os scans quebram um galho enquanto você não tem a edição em mãos.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Leonardo Gonçalves de Souza

    Apoiado! E sobre a loja da Marvel, na Chrome Store tem uma..

  • Állan Césara

    Isso sem considerar os lucros com filmes e produtos diversos. Afinal, eles não seriam nada se não fossem os gibis.

  • Gilgomex

    cara, você prefere ler no pc do que no Ipad??? leio meus scans no Samsung Tab, que tem a tela menor (7 polegadas) mas é mais fácil de mexer sem ter que comprar o mundo da maça inteiro pra ler um gibizinho… e sinceramente já tenho uma coleção gigantesca no meu notebook (onde eu arquivo os gibis pra depois ler no tablet) e continuo comprando apenas encadernados (antes de ter o tablet eu já não comprava mensais) capa dura e com histórias completas… me sinto feliz de ter essa opção do scans no tablet… ler no pc (ou note) cansa, enche mesmo… leio meu tablet até no (sagrado trono) banheiro…

busca

confira

quem?

baconfrito