Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (Before the Devil Knows You’re Dead)

Cinema sexta-feira, 04 de Abril de 2008

 Andy e Hank são dois irmãos que passam por dificuldades. Andy, querendo se mudar para o Brasil com sua mulher e precisa de dinheiro pra isso e Hank, divorciado que deve alguns meses de pensão para sua esposa e filha. A solução para todos seus problemas com dinheiro é fazer um roubo. Até esse momento, eu achava que esse filme seria mais um sobre assalto, que teria perseguições e tudo o mais, mas me enganei bonito. Depois disso, o filme começa a mostrar porque prende tanto a atenção. O roubo que eles pretendem fazer é em uma joalheria, um negócio pequeno, mais de famíliaque os dois já haviam trabalhado a algum tempo atrás. Eles tinham tudo para se dar bem: combinações do cofre, horário de abertura, posição das câmeras, e tudo o que é necessário para um roubo. Seria um roubo perfeito, se não fosse por um pequeno detalhe, a joalheria na realidade é o negócio dos pais deles, Charles e Nannete Hanson.
O filme é dividido em diversas passagens, cada uma focada em um dos protagonistas, mostrando as atitudes de cada um 3 dias antes do roubo, no dia do roubo, e uma semana após tudo.
O roubo, que tinha tudo para ser perfeito, começa a se tornar um desastre completo depois que certas atitudes de Hank colocam todo o plano por água abaixo, atitudes essas que não falarei aqui pra não estragar o suspense do filme que consegue prender a atenção desde a primeira cena, que é de Andy dando uns tratos em sua esposa até o final, que mostra Charles saindo de um hospital (não é spoiler, acreditem)

 Andy e Hank

O filme, como disse antes, mostra cada um dos protagonistas em momentos diferentes antes, durante e depois do roubo. A montagem de cada uma das partes do filme, que pelo que contei são 6, são muito bem feitas, fazendo com que cada um dos personagens tenha seu momento, desde Hank desesperado após o roubo, Andy, fazendo uma visita a um traficante de luxo, até Charles, deprimido em sua casa. Logo no começo, rola um diálogo muito sem sentido, que quase me fez desistir do filme, mas que logo depois se tornou a razão de Andy precisar de dinheiro. A maneira que o filme mostra as relações dos dois irmãos é bem interessante, indo de momentos de extremo afeto até o extremo ódio. Eu poderia falar algo sobre a trilha sonora do filme, mas ele quase não tem músicas, somente algumas que tocam na cena que mostra o roubo e em algumas cenas aleatórias. O elenco do filme foi bem escolhido, indo desde atores conhecidos, como Ethan Hawke (assalto ao 13º DP), Marisa Tomei (alfie) e outros que não me recordo agora, e estou com preguiça de pesquisar.
Agora, umas considerações finais. É um filme bom, se ele está em exibição em algum cinema de sua cidade, vale cada centavo do preço do ingresso, e se isso ainda não é motivo suficiente, acho que falar que Marisa Tomei Mostra os peitos em 6 das 8 cenas que ela aparece pode te convencer a ver o filme.

Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto

Before the Devil Knows You’re Dead ( 123 minutos – drama )
Lançamento: 04/04/08(Brasil)
Direção:Sidney Lumet
Roteiro: Kelly Masterson
Elenco:Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Albert Finney, Marisa Tomei, Rosemary Harris, Aleksa Palladino, Michael Shannon…

Leia mais em: ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito