Animações na publicidade

Televisão quarta-feira, 12 de Maio de 2010

As animações não têm única e exclusiva função de entreter, elas também podem e são muito usadas no ramo da publicidade, com algumas tendo entrado para o imaginário nacional como grandes clássicos da propaganda brasileira.

Veja abaixo um vídeo da época da comemoração dos 50 anos da TV no Brasil e dos 35 anos da Rede Globo, apresentado pelo Lequetreque, o frango mascote da Sadia, e a Galinha Azul da Maggi:

Crossover clássico de ícones da propaganda brasileira!

Com esse vídeo, eu poderia até encerrar a coluna, afinal ele diz tudo, mas como é de bom tom seguir é legal ver como a publicidade daqui tinha criatividade, principalmente os cases da Varig, Casas Pernambucanas, Cotonetes Johnson, DDDrim – que é exibido até hoje e tem até um ar de filme B das animações por ser meio tosco.

Varig em case do descobrimento.

O que me intriga é que muitas agências (Ou seria a mesma, não faço muito ideia nesse sentido), usavam e abusavam de animações nos comerciais daqui e, como bem sabemos, nossa animação nunca foi bem desenvolvida, com exceção da Turma da Mônica.

DDDrim é clássico absoluto que passa até hoje no SBT.

Veja mais da Claybon, Tostines e Casas Pernambucanas.


Animação Digital

Atualmente, não vejo muitos comerciais animados – com exceção da Coca-Cola – por aqui. Quando aparece, são aproveitados os feitos na gringa e adaptados/dublados para o nosso mercado. O que é uma pena.

Palitinhos lutadores da Motorola.

Outra coisa que me incomoda nos dias de hoje, é o abuso do live action/3D, é legal e coisa e tal, mas em excesso enjoa e, todos aqui sabem, sou fã do bom e velho acetato.

Um criativo que gostei foi esse da Motorola envolvendo aqueles palitinhos lutadores que foram febre uns tempos atrás. Muito bom!

Comercia da Copa da Coca-Cola. ANIMAL!!!

Espalhei alguns comerciais pelo post, espero que gostem, se tem algum que gostaram, postem aí nos comentários, se eu tiver tempo e conseguir cumprir, faço uma coletânea com os melhores que vocês postarem.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Post legal. O primeiro vídeo diz tudo. Aliás, se vê q, mesmo com pouca tecnologia, os caras mandavam muito bem em criatividade.

    Acho q as animações, na propaganda, sofrem o mesmo que o uso de HQs na publicidade impressa: é um negócio que chama muito a atenção, mas, por razões um tanto inexplicáveis, não são tão exploradas… :-(

    AT+!

busca

confira

quem?

baconfrito