Anderson Silva – Como Água (Like Water)

Cinema quinta-feira, 15 de Março de 2012

 Anderson Silva é o homem mais mortal do planeta, o “reinado” mais longo do UFC, e o lutador mais temido do MMA. Como Água oferece uma perspectiva única da lenda viva enquanto ele treina com seus amigos lutadores Lyotto “The Dragon” Machida, Junior dos Santos e Antonio “Minotauro” Nogueira, em preparação para a defesa de título definitiva de sua carreira contra o desafiante, e arqui-inimigo, Chael Sonnen. Sonnen, um ex-campeão de luta livre, é quem muitos preveem ser o lutador que possui as habilidades necessárias para derrotar Silva. Homem de poucas palavras, Anderson Silva caminha sobre a linha tênue entre arrogância e confiança. Filósofo em espírito e homem dedicado à família, a personalidade de Silva contradiz a de Sonnen, que usa insultos e intimidação para minar psicologicamente seus adversarios. Balanceando família e luta; respeito pelo esporte e ódio pelo seu oponente; a mente e o corpo de Silva serão postos à prova, quando são retiradas as camadas de pele de um lutador e revelado o coração de um campeão.

Pra ser sincero, eu não sou muito fã de UFC. Afinal, esportes são muito mais legais de serem praticados do que assistidos. Mas porra, o filme começa com um vídeo do Bruce Lee, falando que a água se adapta à qualquer ambiente, já que é moldável, torna qualquer experiência mais agradável. E acho que você já sabe de onde veio o nome do filme.

Pois bem, eu só vim a ouvir falar do jovem conhecido como Anderson Silva depois daquela bica na fuça do Vitor Belfort, já que foi um minuto de análise pra finalizar a luta num chute só. Mas o filme não trata disso. Como você deve ter lido na sinopse acima, aqui nós temos a história da preparação de Anderson pra luta contra Chael Sonnen, que [Pelo mostrado no filme] é bem escrotão e tal, tendo sido inclusive pego no anti-doping.

 “Dá um beijo no neguin, dá.”

Sendo um documentário, não dá pra se esperar grandes reviravoltas e tal, se trata muito mais de uma ansiedade crescente em direção à luta dos dois. E dá-lhe mostrar treinamento. E mostrar o Sonnen sendo um imbecil, falando que o Anderson não devia se curvar, porque isso não é cultura brasileira, que se você se curvar aqui, nego te derruba e rouba sua carteira. Não é porque é verdade que cê pode ficar falando, branquelo!

 Vontade de fazer isso no gringo. E nem é por ser gringo.

Como não tinha muito o que encher linguiça, foi mostrado que o Anderson treina um maluco de categoria mais leve [Que eu não lembro a categoria, ou o nome do cara], teve um background com a família e tal. Mas em resumo, o que mais tem é o esquema dele na academia, dando porrada em saco de areia, em sparring, na parede, no chão, no diabo.

 No sparring de novo…

Mas com certeza a parte que mais me agradou foi que nego quer armar circo, botar fogo, fazer espetáculo, e o Anderson lá, de boa. Dá pra notar que por dentro ele tá fervendo, quer tocar o terror em tudo. Mas ele se controla, e fode com geral. Por que arte marcial não é só descer a mão no maluco que tá ali na sua frente, é todo um aprendizado pra vida. E se tem uma lição que esse filme passa, é que não é porque parece que você tá ganhando que você realmente vai vencer.

E esse ano tem revanche do Sonnen, aqui no Brasil, hein?

Anderson Silva – Como Água

Like Water (76 minutos – Documentário)
Lançamento: EUA, 2011
Direção: Pablo Croce
Roteiro: Ramon Lemos, Lyoto Machida, Damaso Pereira e Ed Soares
Elenco: Anderson Silva, José Aldo, Junior Dos Santos, Ed Soares

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito