Aberta a temporada dos Blockbusters – 1ª parte

Primeira Fila sexta-feira, 04 de abril de 2008

Nesta época de pós-ressaca do Oscar, normalmente os cinemas ficam cheios de filmes insignificantes (sobras do ano passado e os poucos lançamentos deste ano) e raros são os que se salvam, como por exemplo o suspense espanhol O Orfanato, sempre restritos em um pequeno circuito. Assim sendo, resolvi iniciar, um mês antes, um dôssie com os principais blockbusters desta temporada. Claro que alguns ficarão de fora, tanto que vou dividí-los em duas colunas. Por ordem de estréia nos cinemas nacionais:

Homem de Ferro

Trama: á primeira vista poderíamos pensar que Tony Stark é apenas um playboy bilionário e alcóolatra. No entanto, sob esta aparência esconde-se o Homem de Ferro, um herói capaz de enfrentar o mal espalhado pelo mundo. Estréia prevista para 30/04.

Expectativa: Alta – Abrindo as cortinas dos blockbusters deste ano, a esperada adaptação dos quadrinhos da Marvel que vem rendendo há anos boatos e notícias (até Tom Cruise esteve envolvido com o projeto). Finalmente chegando a telona tem em seu elenco um dos grandes atrativos: Robert Downey Jr. no trailer já aparece roubando as cenas, além dele, Gwyneth Paltrow, Jeff Bridges, Samuel L. Jackson, entre outros.

A produção parece fiel ao estilo do personagem, somente não pode cair nos mesmos erros de outras produções do gênero: cenas de ação sem função na trama e personagens em excesso ou mal desenvolvidos. No mais, Jon Favreau, mais conhecido como ator, parece ser um diretor aplicado – quem sabe não consegue surpreender? Com certeza uma chance única para o eterno rehab Downey Jr. chegar novamente ao primeiro time de Hollywood, talento para isto ele tem!

Trailer:

Speed Racer

Trama: Speed Racer é um jovem que sonha em se tornar campeão mundial de automobilismo. Para isso, ele compete em perigosas corridas com seu carro Mach 5, equipado com a mais alta tecnologia. Estréia prevista para 09/05.

Expectativa: Média – Como não sou muito fã da animação na qual o filme se baseia, me resta torcer para que o retorno dos irmãos Wachowsky (sim, os mesmos da trilogia Matrix, encostados desde então), seja, no mínimo, alucinante.

No entanto, sou obrigado a confessar que o trailer me desanimou um pouco, a ambientação (estilizadas demais) e as cenas de corrida – que deveriam ser o forte do filme – me pareceram muito artificiais, como se fossem de um jogo de videogame. Espero estar enganado, até porque o elenco é excelente: temos Emile Hirsch (Na Natureza Selvagem), Christina Ricci, Susan Sarandon, John Goodman e Matthew “Jack de Lost” Fox.

Trailer:

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

Trama: Desta vez, o arqueólogo interpretado por Harrison Ford começa uma busca da caveira de cristal, uma raridade que possui poderes perigosos. As caveiras de cristal são caveiras alienígenas escondidas sob as pirâmides Maias e Astecas, e podem decolar revelando ser na verdade ovnis. No filme, Cate vai interpretar uma vilã. Ela vai disputar com Indiana Jones uma caveira valiosa. Estréia prevista 22/05.

Expectativa: Nas Alturas – Me desculpem os mais novos, mas fui criado com as exibições á exaustão das aventuras de Indiana Jones quando criança. A palavra perfeita para definí-lo é matiné. Sim, é um filme pipoca para toda família, misto de aventura e comédia, com direito a um mocinho que utiliza chicote e ainda é um professor de História.

Para quem é fã de cinema a história é ainda mais surpreendente. Imagine reunir, novamente, Spielberg, George Lucas e Harrison Ford quase vinte anos depois da última aventura de Indiana. Claro que para dividir a adrenalina com Ford (já sessentão), o roteiro cria um novo jovem herói, o astro em ascenção, Shia LeBeouf (de Transformers). Além dele, ainda a excelente atriz Cate Blanchett. Somente faltou o velho Sean Connery como o papai Indiana Jones.

Trailer:

As Crônicas de Nárnia: Princípe Caspian

Trama: Um ano depois dos acontecimentos de “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa“, os reis e rainhas de Nárnia se vêem de volta ao longínquo e maravilhoso reino e descobrem que mais de 1.300 anos narnianos se passaram. Durante sua ausência, a Era de Ouro de Nárnia foi extinta, Nárnia foi conquistada pelos Telmarines e agora está sob o domínio do maligno rei Miraz, que governa impiedoso a terra. As quatro crianças logo encontram um novo e intrigante personagem: o herdeiro legítimo do trono de Nárnia, o jovem Príncipe Caspian, que foi forçado a ficar escondido enquanto seu tio Miraz planeja matá-lo para dar o trono a seu filho recém-nascido. Com a ajuda de um gentil duende, de um corajoso rato falante chamado Reepicheep, de um texugo chamado Trufflehunter e do Duende Negro Nikabrik, os narnianos, liderados pelos poderosos cavaleiros Peter e Caspian, embarcam em uma fantástica jornada para encontrar Aslan, retirar Nárnia do domínio tirânico de Miraz e restaurar a magia e a glória da terra. Estréia prevista 30/05.

Expectativa: Baixa – Sinceramente, o primeiro Crônicas é tão chatinho e infantil (tanto que até o trailer é dublado) que não estou nem um pouco interessado em ver esta nova adaptação da obra de C.S. Lewis. Claro que os efeitos são de encher os olhos, mas quais produções atualmente não conseguem isto? Me interessa ver um filme que possui um tom épico cheio de referências religiosas; mostrar uma trama mais consistente e adulta para, pelo menos, entreter a todos.

Trailer:

Na próxima semana: O Incrível Hulk, Fim dos Tempos, Wall-E, Agente 86, Batman – O Cavaleiro das Trevas e muitos outros.

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Cê tem razão, mas eu boto fé em Speed Racer. E tenho o mesmo receio com Iron Man. Quanto ao resto, até concordo, mas não sei muito sobre o Indiana. Nárnia eu nem vi.

    De resto, sensacional a idéia da coluna e a coluna em si, véi.

  • Pra falar a verdade, não boto fé em nenhum desses aí, acredito que nessa ‘entre safra’ de grandes produções, uma boa pedida é o cinema europeu! “A Era da Inocência” de Denys Arcand é muito bom.

    Abs e parabéns pelo post e principalmente pelo ótimo blog

  • Quando eu li As Crônicas de Nárnia, meu favorito foi Princípe Caspian, por isso estou com certa espectativa por lembrar da história e tal…

  • joao

    quero ver é o indiana e a caveira! parece que vai ficar foda!

  • Mateus

    Cara, os irmãos Wachowsky produziram e dirigiram V DE VINGANÇA depois de Matrix… vc não sabia ou esqueceu mesmo?

    Bom artigo, espero o próximo!

  • paulo jr;

    @Matheus
    Os irmãos Wachowski são os roteiristas de V de Vingança, o diretor é James McTeigue, que trabalhou junto com os irmãos como diretor de segunda unidade na trilogia Matrix.

  • Recardo

    Só boto fé em Indiana Jones e Batman-Dark Knight, o resto é só resto mesmo

busca

confira

quem?

baconfrito