A Volta ao Mundo em 80 Dias (Júlio Verne)

Livros sábado, 31 de julho de 2010

Seguindo com Júlio Verne, a bola da vez é A Volta ao Mundo em Oitenta Dias. E o mais importante: Nada de Jackie Chan aqui.

Em 1872, a volta ao mundo em 80 dias era loucura… Hoje o desafio é em 80 horas… O personagem principal do livro é Phileas Fogg, um inglês descrito constantemente como “fleumático”, ou seja, meio maluco, calculista, calmo e meio indiferente. Na viagem, também vai Chavemestra (Ou Passepartout, no original), empregado de Fogg e responsável por fazer seu patrão gastar uma fortuna.

Fogg vive em Londres, onde tem uma rotina estabelecida, digna do exército, na qual vai todo dia ao Reform Club, um clube (Óbvio) para a alta sociedade londrina. Fogg aposta então uma quantia de 20 mil libras com seus colegas de que conseguiria dar a volta ao mundo em oitenta dias ou menos, partindo naquela mesma noite, 2 de outubro, voltando dia 21 de dezembro, às 8:45.

Já com malas arrumadas, Fogg e Chavemestra partem, com itinerário inde de Londres, para Suez, indo para Bombaim (Atual Mumbai), Calcutá, Hong Kong, Yokohama, São Francisco, Nova Iorque e finalmente voltando à Londres. Portanto, passando por Inglaterra, Egito, Índia, China, Japão e Estados Unidos, sendo que a Índia e Hong Kong eram possessão inglesa na época. Em Suez, Fogg começa a ser perseguido pelo Detetive Fix, que está certo de que Fogg é responsável por um roubo de 55 mil libras que ocorrera dias antes de sua partida de Londres.

Já na Índia, Chavemestra ajuda uma jovem viúva indiana, a Srta. Aouda, que estava para ser sacrificada, já que seu marido (Um velho com idade para ser bisavô dela) havia morrido. Auoda segue com Fogg através do mundo, ajudando-o a perfazer o trajeto, apesar de Fix no encalço do inglês e de Chavemestra dando gasto atrás de gasto. Conseguirá nosso herói vencer a aposta? Descubra, no próximo episódio de Pokémon! em mais um sucesso de Verne.

Jules Verne nasceu na França, em 1828, ficando famoso por “prever o futuro” e por suas “viagens extraordinárias”, sendo considerado pai da ficção científica e um maluco nato.

A Volta ao Mundo em Oitenta Dias


Le tour du monde en quatre-vingts jours
Ano de Edição: 1998
Autor: Jules Verne
Número de Páginas 252
Editora: L&PM Editores

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Pedro

    Julio Verne foi um gênio e o livro é fantástico.

  • Egotista

    Poh, fiquei esperando uma resposta mal criada para o comentario que eu fiz lá no “a literatura está com os dias contados”, dai você falou exatamente no assunto do meu comentario em “Ame-os os Deixe-os” e até agora não.

    Não me ignore, discutir literatura via post/comentarios com você é divertido. ¬¬

  • @Egotista

    hehehe… nem lembrei =D
    De qualquer forma, no próximo post falo sobre você.

  • Deve haver algumas diferenças variando de edição e de editoras.

    Na versão que eu li o nome do personagem principal é Phinneas Figg e o seu ajudante Passepartout, como foi citado.

    Excelente livro, bom para que está começando a se familiarizar com leitura. Sem contar que você viaja o mundo e conhece várias culturas em algumas horas.

    Júlio Verne com certeza era um visionário, 20.000 léguas submarinas também é incrível! Fica a dica

  • Yuri

    Tenho também, mas infelizmente não a versão com texto integral (o que é uma merda), por isso não fiz o review… mas é foda do mesmo jeito

  • catarina Pinheiro da Silveira

    Obrigada pela postagem me ajudou para um trabalho de Portugues

busca

confira

quem?

baconfrito