A Todo Volume (It Might Get Loud)

Cinema quinta-feira, 05 de novembro de 2009

 É raro que um filme consiga penetrar na superfície glamorosa das figuras lendárias do rock’n’roll. A Todo Volume mostra as histórias pessoais, contadas por eles próprios, de três gerações de virtuosos da guitarra – The Edge (U2), Jimmy Page (Led Zeppelin) e Jack White (The White Stripes). O filme revela como cada um deles desenvolveu o som e estilo excepcionais de tocar os seus instrumentos favoritos, as guitarras. Voltado para a rebelião musical do artista, viajando com ele a situações influentes, provocando conversas raras sobre como e por que ele escreve e toca, este filme permite que o público testemunhe momentos íntimos e ouça músicas novas de cada um dos artistas. O filme se passa no dia em que Jimmy Page, Jack White e The Edge se encontram pela primeira vez, para compartilhar suas histórias, ensinar e tocar.

Já viu alguém construir uma guitarra com uns tocos de madeira, um cabo de aço e uma garrafa de vidro?

Pois bem, é uma das coisas que cê vai ver nesse filme. Logo no começo, quando Jack White faz isso. É bizarro, ainda mais porque funciona!

 Parecendo um Amish.

Basicamente, esse documentário é uma revirada na história do rock, não ele como um todo, óbvio. Mas é uma revirada em três grandes ícones do rock: O já citado Jack White, do White Stripes, que seria a nova geração, The Edge, o guitarra do U2, que é a representação do rock pop e de má qualidade [Ele mesmo admite que não é tudo isso] e Jimmy Page, o guitarrista do Led Zeppelin. Eu acho que o Led Zeppelin dispensa maiores comentários, então vamo em frente.

 Por que ele não tira a touca?

São contadas histórias de vida, histórias de banda, de gravação, de tudo. É mais um tunel do tempo que qualquer outra coisa, na vida desses três guitarristas, na verdade. Mas, além de contar histórias, são apresentadas influencias, músicas, eles tocando e tudo mais. Bem coisa pra fã mesmo.

 E quem não é fã do véio da aveia Quaker?

Cê gosta de guitarras? De rock? E de boa música? Então vá, mas se prepare pra muito mais falatório do que música. O que não é necessariamente ruim.

A Todo Volume

It Might Get Loud (97 minutos – Documentário)
Lançamento: EUA, 2008
Direção: Davis Guggenheim
Elenco: Jimmy Page, The Edge, Jack White, Bono, Larry Mullen Jr., Robert Plant, Meg White

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito