Supletivo Nerd #01 – Equipes X – Parte 1

Nona Arte terça-feira, 19 de maio de 2020

Passei muito tempo da minha vida lendo quadrinhos e precisava colocar todo esse incrível conhecimento pra fora. Por isso, decidi começar uma série de textos sobre quadrinhos nessa coluna a tanto tempo esquecida, conhecida como Nona Arte. A intenção é fazer um mega resumo de tudo o que aconteceu de “importante” no universo Marvel e DC até o atual momento, pra que você, jovem inocente que deseja adentrar esse universo de diversão e (Na maioria das vezes) decepção, não precise gastar horas e mais horas lendo histórias antigas de qualidade duvidosa. Porém, antes de começarmos a falas das grandes sagas, é preciso que vocês conheçam as principais equipes.

X-Men (1963)

Criados por Stan Lee e Jack Kirby, a equipe original contava com Ciclope, Jean Grey, Fera, Homem de Gelo e Anjo, sobre a tutela do Professor X. A partir da edição 67, por causa do baixo número de vendas, a Marvel parou de publicar novas histórias, lançando reimpressões até a edição 93. Porém, em 1975, com o lançamento de Giant-Size X-Men #1, uma história inédita, escrita por Len Wein, foi lançada e mudou os X-Men para sempre.

Após uma aventura mal sucedida na Ilha de Krakoa, os X-Men originais são derrotados e capturados, sendo Ciclope o único a conseguir escapar e retornar para o Instituto Xavier. E é aí que o Professor X reúne um novo grupo de mutantes, formado por Wolverine, Noturno, Colossus, Tempestade, Solaris, Banshee e Pássaro Trovejante, para resgatar seus antigos alunos.

Com essa nova equipe, X-Men tornou-se um secesso ainda maior e a revista mensal caiu nas mãos de Chris Claremont, responsável por histórias clássicas dos X-Men, como Deus Ama, o Homem Mata, Dias de um Futuro Esquecido, a Saga da Fênix Negra e outras grandes histórias, tornando X-Men um dos títulos principais da Marvel Comics.

Novos Mutantes (1983)

Após a morte de Pássaro Trovejante e Jean Grey, Professor X estava chateado, desmotivado, sem vontade de cantar uma bela canção e não queria mais recrutar mutantes, mas Moira MacTagert, como boa caixinha de surpresas que é, faz com que ele mude de ideia e assim surgem os Novos Mutantes.

Formados originalmente por Miragem, Karma, Lupina, Mancha Solar e Míssil, a jovem equipe teve vários arranca rabos com os Satânicos, equipe de jovens mutantes de Emma Frost, Rainha Branca do *Clube do Inferno. Em seguida entraram para a equipe Magma, Cifra, Warlock e Magia, irmã mais nova de Colossus e membro mais conhecido da equipe.

O volume um de Novos Mutantes durou 100 edições, até que Aquele Que Não Devemos Nomear chegou e os transformou na primeira X-Force (Que infelizmente é assunto para o próximo texto).

*Clube do Inferno é uma sociedade secreta de mutantes ricaços que planejam dominar o mundo.

X-Factor (1986)

Após o resgate bem sucedido dos antigos pupilos do Professor X, Homem de Gelo, Fera e Anjo decidiram deixar a equipe e passaram a participar das aventuras de outras equipes da Marvel. Em 1986, a Marvel decidiu que era hora de reunir os cinco originais novamente. Porém, haviam dois grandes problemas aí. Jean Grey estava morta desde o final da Saga da Fênix Negra e Ciclope estava casado com Madelyne Pryor, uma mulher muito parecida com Jean Grey, e tinha um filho com ela, Nathan Cristopher Summers, que viria a se tornar o Cable.

Para trazer Jean Grey de volta, foi criado um retcon safado, dizendo que a Fênix Negra nunca foi Jean Grey, mas sim a Força Fênix, que tomou a forma da mutante e a manteve adormecida em um casulo. Até aí tudo bem, quadrinhos são isso mesmo, um eterno desrespeito a grandes histórias e grandes escritores (Alan Moore taí pra provar). O problema real veio quando Ciclope, ao saber que Jean estava viva, abandonou sua mulher e seu filho pra se aventurar com seus antigos companheiros. Olha que filho da puta!

Enfim, após ficarem putos porque o Professor X colocou um reabilitado Magneto como diretor do Instituo Xavier, os cinco originais decidem montar sua própria equipe, agindo para o público como humanos que caçam mutantes (Péssima ideia, eu sei). A revista foi responsável por introduzir o vilão Apocalipse e também os jovens mutantes Rictor, Dinamite, Skids e Rusty, que mais tarde integrariam os Novos Mutantes.

*Força Fênix é uma das mais antigas e poderosas entidades cósmicas.

Após os membros do X-Factor retornarem para os X-Men, uma nova equipe foi formada com Destrutor, Polaris, Homem Múltiplo, Fortão, Lupina e Mercúrio a serviço de Val Cooper, agente do governo e criadora da agora extinta Força Federal (Ex-Irmandade de Mutantes que passou a trabalhar pro governo), mas as vendas começaram a cair e a equipe passou por várias reformulações, chegando a incluir Mística e Dentes de Sabre como membros, até ser cancelada na edição 149.

Em 2005, a Marvel deu mais uma chance para a equipe e assim surgiu a X-Factor Investigações. Escrita por Peter David, a nova equipe contava com Homem Múltiplo, Fortão, Syrin, M, Lupina e Rictor, recebendo mais tarde os reforços de Longshot, Shatterstar, Darwin e Borboleta. Essa equipe durou até a edição 262, quando foi substituída pela Novíssima X-Factor, formada por Polaris, Mercúrio, Gambit, Cifra, Warlock e Perigo, mas durou apenas 20 edições.

A Seguir: A chegada de Excalibur, a loucura de X-Táticos e o grande momento que estávamos evitando, a X-Force.

Leia mais em: , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito