1001 coisas sobre a coleção 1001

Livros terça-feira, 31 de maio de 2011

Sabe aquele monte de listas sobre o que fazer, o que ouvir, o que assistir, o que comer e tudo mais? Pois é, é disso que o post trata, mas desde já faço uma resalva: Só Bombril tem 1001 utilidades.

 Melhor acabar com as piadas logo de cara, não?

A coleção 1001 não é bem uma coleção, são apenas vários livros com “1001” no nome, escritos por autores diferentes. A única coisa que os une (Além do nome) é a editora, que aqui no Brasil é a Sextante. Os livros são bem simples: Contém uma lista de 1001 itens sobre um determinado assunto (Comida, música, viagens, etc.) que você “deve fazer/ver/conhecer antes de morrer”… É um esquema bem parecido com o monte de listas safadas que rolam por aí nesses “blogs de humor”.

A coleção já conta com 1001 comidas para provar antes de morrer, 1001 dias que abalaram o mundo, 1001 discos para ouvir antes de morrer, 1001 filmes para ver antes de morrer, 1001 invenções que mudaram o mundo, 1001 livros para ler antes de morrer, 1001 maravilhas naturais para ver antes de morrer e 1001 vinhos para beber antes de morrer, ou seja, 9 livros. Além da 1001, há também a 501, que tem dois exemplares até agora: 501 grandes artistas e 501 grandes escritores, que é basicamente a mesma coisa, só que em menor quantidade.

São (Obviamente) livros de consulta, que você abre numa página ao acaso e lê o que tem nela, sem grandes complicações. Creio que não preciso dizer (Mas vou dizer mesmo assim, pois é melhor previnir do que remediar) que todos os itens, em todos os livros, são baseados no gosto de uma pessoa (A maioria tem um autor só, poucos tem dois autores), então pode-se discordar do que os livros apresentam (501 grandes escritores conta com o Paulo Coelho, e sejamos sinceros, não dá para compactuar com isso).

É o tipo de coleção que é interessante ter, mas que não provém muita coisa: Abre-se o livro uma vez por semana, caso haja o interesse. Claro que você pode lê-los normalmente, mas isso tira a graça da coisa, do mesmo jeito que acontece com O Guia dos Curiosos (Que é uma coleção foda pra caralho e que estou procrastinando para comprar faz tempo). Acho que o melhor a se dizer é “comprem se forem incapazes de procurar listas deste tipo na internet ou se tiverem dinheiro sobrando”, mas sob hipótese alguma comprem Assolan (É, não resisti).

Leia mais em: , , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito