Whedon pré Vingadores

Sit.Com quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Depois que o tiozão cara de bolacha tomou conta do filme dos Vingadores, todos resolveram amar o cara. Mesmo a galerinha que sempre reclamou de Buffy começou a amar o cara. O que, não sabia que Joss Whedon era o criador de Buffy? Pois é amiguinho, racha essa tua cara, senta aí e bora aprender sobre um dos maiores gênios da televisão.

É, meu povo e minha pova, hoje em dia, muitas pessoas confiam em Whedon, mas existe um pequeno grupo de nerds que já confiavam no tiozão muito antes dele pôr as mãos em Capitão América e cia. Infelizmente, as emissoras de TV não aparentam ter esta mesma confiança que temos, uma vez que todas as suas séries foram canceladas. “Ah Jô, se todas as séries do cara foram canceladas, é porque deviam ser uma merda”. Não meu querido amigo cara de bunda. Joss Whedon escreve roteiros tão fodas que a cabecinha de hambúrguer dos norte americanos lesados não consegue entender. Pelo menos foi assim com Firefly e Dollhouse, duas das melhores séries sci-fi já criadas e que infelizmente não tiveram vida longa. Mas vamos por partes.

O grande trunfo de Joss Whedon foi com Buffy, A Caça Vampiros, e eu ainda não estou falando da série, mas sim daquele filme thrash e mal dirigido. Pois bem, após ver seu roteiro ser estragado por uma diretora meia boca, Whedon tinha tudo pra ficar chateado, desmotivado, sem vontade de cantar uma bela canção, mas não, Whedon acabou por se tornar o roteirista dos roteiristas e assim, acabou concertando roteiros de filmes como Velocidade Máxima, Waterworld, Toy Story e Twister, além de escrever Alien, A Ressurreição, mas assim como em Buffy, teve seu roteiro cagado por outro diretor xinfrin na época.

Mas então, em uma manhã cinzenta na cidade de Townsville, em 1997, Whedon pode finalmente dar início ao que o tornaria uma lenda. Buffy, A Caça Vampiros, estreou nas TVs norte americanas e tornou-se sucesso garantido, durando 7 temporadas, e tendo um spin off a partir de 2000, chamado Angel, que contava as aventuras do vampiro com alma e ex-namorado de Buffy.

Em 2002, após o cancelamento de Buffy e durante a exibição da penúltima temporada de Angel, um novo trabalho de Whedon estreou, e esse vinha pra mostra de uma vez por todas que Whedon sabia realmente escrever histórias sobre grupos. Firefly se passa no ano de 2517 e segue a tripulação da Serenity, uma nave estilo Firefly, comandada pelo capitão Malcolm Reynolds, ex-soldado em um lado perdedor de uma guerra espacial e atualmente contrabandista. Infelizmente, diferente de Buffy e Angel, que tiveram algumas temporadas antes de serem canceladas, Firefly durou apenas 1 temporada, mas os fãs da série fizeram com que Whedon conseguisse mostrar o seu “final” mesmo que improvisado nas telonas, com o ótimo filme Serenity.

Enfim, após isso, Whedon deixou seus projetos de TV um pouco de lado e consagrou-se no mundo dos quadrinhos, dando continuidade a Buffy e Angel e roteirizando uma das melhores fases de X-Men. Aí cê resmunga: “Porra, Whedon e X-Men? Nada a ver”. Pois é amiguinho, como eu já disse, o dom que Whedon tem para trabalhar com grupos é o que o torna um ótimo escritor. Whedon sabe encontrar o devido lugar e a função de cada personagem em suas histórias, não deixando ninguém de lado, mas é claro que vocês já perceberam isso em Os Vingadores. Em 2009, Whedon resolveu se arriscar nas telinhas novamente e então surgiu Dollhouse, que porra, tem uma história muito louca para ser descrita aqui sem que algum de vocês sangre pelo nariz. Infelizmente, esta série também foi cancelada após sua 2° temporada.

Mas agora, após o sucesso e o modismo de “In Whedon We Trust”, acredito o quanto os presidentes das emissoras que cancelaram as séries do cara não devem estar loucos pra se darem um tiro na cara. Vale dizer ainda que Whedon voltará a TV com a série da S.H.I.E.L.D., que como eu havia chutado antes, será protagonizada pelo agente Phil Carlson.

Leia mais em: , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito