Você devia ouvir mais Rock

New Emo quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Cara, esqueça tudo o que você sabe sobre música. Esqueça tudo o que eu falo sobre música. Ou seja, INDIE não existe. Confesso que senti uma certa alegria ao dizer essa última frase, mas logo fiquei deprimido: Indie existe sim. Enfim, esqueça tudo isso. Vamos falar de Rock.

O Rock é um estilo musical que tira qualquer um do sério. Qualquer um. Basta escolher as bandas certas, e, acredite, elas são muitas. Porém, você deve esquecer o que foi feito de meados dos anos 90 pra cá, basicamente. Concentre-se nos clássicos. Ouça música. Se for pra não ouvir os sons que eu vou passar, dê o fora. Frango.

AC/DC

For Those About To Rock (We Salute You)

Começando bem, benzendo a coluna com o hino do Rock. Para aqueles que são do Rock, nós saudamos vocês. Talvez você possa ser uma tanguinha fresca que diz “AIN, OLHA ESSA VOZ QI TOUSCA!”, e eu o mandaria direto para a puta que a pariu. A voz casa perfeitamente com o som, e Rock é isso: É empolgação. Você sabe que está ouvindo Rock quando você não se importa com a voz do vocalista. Aliás, melhor: Você sabe que o Rock está em VOCÊ.

Whole Lotta Rosie

Um bocado de Rosie. Exatamente: O som é uma “homenagem” a uma GORDINHA. Sensacional. Dançante. EMPOLGANTE. O AC/DC é conhecido por ter uma carreira com músicas idênticas, porém únicas. Os caras tiveram a manha de fazer, durante anos, o mesmo estilo, mudando pouca coisa em cada música; o suficiente pra cada uma ser uma viagem diferente. A melhor banda de todos os tempos, sem dúvida alguma.

Deep Purple

Burn

Só clássico por aqui, cara. Deep Purple é uma banda e tanto, você devia ouvir mais. Esse som é uma obra prima, convenhamos. Não gosto muito dessa versão, prefiro a gravada em estúdio. De qualquer forma, esse som, enfim, essa banda proporciona uma viagem sonora das melhores.

Black Sabbath

Paranoid

Esse som fez parte da trilha sonora da minha vida, uma vez. Devia fazer da sua, também. Eu considero a época do Black Sabbath com Ozzy a melhor, mas isso vai de cada um; não é isso que vamos discutir aqui. A idéia é provar á vocês que vocês deviam ouvir mais Rock. Então, ouçam. Viagem.

Querem algo mais contemporâneo?

Faith no More

Digging the Grave

Esse nem é o melhor som da banda, mas é mais contemporâneo. É essa a idéia. O som é meio Foo Fighters, aliás, outra boa dica pra você. Mas não é pra ouvir sempre, se é que você me entende. Não considero esses sons como ROCK, mas como “bacanas”. Rock é algo muito forte. MUITO forte. Não é pra qualquer um.

Mais uma que você deve conhecer:

Nirvana

Lithium

Pode pegar a discografia da banda numa boa e ouvir quanto quiser. É uma boa para… iniciantes. Afinal, há muito mais além de Nirvana, que é uma banda que agrada adolescentes, em sua maioria. Em sua maioria. A banda ainda me agrada, mas não deve ser tão louvada como ela é.

Kyuss

Green Machine

Stoner Rock eu sempre recomendei e sempre vou recomendar com todas as forças. E esse som é meu favorito. É simplesmente sensacional. Rock, cara. Você está em outro mundo, em um mundo completamente empolgante e diferente de qualquer coisa que você já tenha visto. É o mundo que você deveria frequentar todos os dias. É o mundo que deveria ser a sua casa.

Dead Kennedys

California Uber Alles

É o mundo onde você goza sem fazer sujeira. É o mundo onde você pega um cd do Dead Kennedys com uma mão, coloca a outra no peito e acompanha as preces de Jello Biafra. É um mundo sem pecado.

Voivod

The Getaway

É o mundo que tem apenas uma regra: Aumentar o som no máximo, porque seus tímpanos estão aí para sangrar ouvindo Voivod, por exemplo. Um mundo em que os vizinhos ficam felizes por você estar escutando música alta. Um mundo onde você pára as pessoas na rua, chama-as para um bate cabeça e elas te trazem cerveja. O mundo em que deus tem uma corrente presa ao bolso de suas calças jeans, e está entre nós. Cantando. Tocando guitarra.

Thin Lizzy

Whiskey in the Jar

O mundo que vê o racismo como algo inexistente, o mundo que tem Thin Lizzy como um de seus deuses. Deuses esses que não fazem questão de religiões. Neste mundo, só há uma crença: Ela se chama empolgação. Ela está no seu peito, ela explode quando o Rock começa. E quem disse que, nesse mundo, o Rock acaba? Você vive uma explosão contínua.

Motörhead

Ace Of Spades

Nunca esteve nesse mundo? Ficou afim? Você devia ouvir mais Rock.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • niptuck

    Só eu acho Black Sabbath uma merda?

  • thiago

    gozar sem fazer sujeira? isso tira toda a graça…

    enfim, de todas essas, só o Dead Kennedys mesmo…Nirvana tem alguma coisa ou outra legal, mas já deu no saco.

    E eu acho AC/DC um saco…

  • The Eldar

    O q está acontecendo? eu estou conccordando com o Théo pela segunda vez… isso pq o meu primeiro coment aqui no site foi justamente discordando do théo sobre o nirvana.
    Bom, tudo bem… O cara gosta de AC/DC, e é isso que importa.

  • Dead Kennedys e Motorhead são foda. O restante se enquadram entre as seguintes categorias: “não gosto” e “não conheço”.

  • joao

    realmente,a melhor de todas e dead kennedys.MUITO BOM! cada musica legal! holiday in cambodyia,police truck,too drunk to fuck,etc…

  • Poneis

    Curti pra caralho esse post Théo
    Finalmente você parou de ficar falando de indie e mostrou as bandas que prestam.

    AC/DC deveria ser ouvido desde o jardim de infância.

  • PREFIRU A DANSSA DU CREU!!!!!!!!!!!!!!

    SIGURA A FRANGA THEO TANGA!!!!!!!!!!!!!

  • @loirinha_safada_com_cam
    Ok, será o primeiro e último aviso, em aberto: Pare de tentar causar, véi. Você inventou um bordão do caraleo, mas seus comentários não adicionam nada aos textos. Ou você dá uma moderada, ou a gente que vai moderar você, belê?

    @The Eldar
    TANGA!

    @Poneis
    Concordo, cara. Devia virar matéria.

  • tirso bbb

    as músicas são muito boas, nunca tinha ouvido a versão do thin lizzy pra whiskey in the jar, mas achei o vídeo do ace of spades o mais phoda de todos com as cenas mais legais dos filmes do mad max. deu até vontade de assistir todos novamente.

    You know I’m born to lose
    And gambling’s for fools
    But that’s the way I like it baby
    I don’t wanna live forever

    P H O D A

    quanto ao comentário sobre o nirvana, acho que você não esteve em mosh pits suficientes ao som de smells like.

    green machine do kyuss é muito boa também.

    joao lembrou muito bem da too drunk to fuck do dead kennedys e eu acrescento lets lynch the landlord.

    no final das contas tem TANTA coisa excelente que é impossível escrever uma lista, mas foi um bom começo.

  • Loob

    “Porém, você deve esquecer o que foi feito de meados dos anos 90 pra cá, basicamente”

    Insinuar que o rock tá morto hoje em dia é filhadaputagem das grandes.

    E comparar Faith No More com Foo Fighters também

  • @Loob
    Ô, frango, eu não faço insunuações e nem comparações. Só quero dizer que de 1995 pra cá as “melhores bandas” são uma MERDA e AQUELE SOM EM QUESTÃO é MEIO Foo Fighters.

  • O post ficou maneiro. Pra falar a verdade, eu não sou rockeiro, e não gosto do Nirvana. Porém, vc escolheu a única música que eu gosto deles, que é a Lithium…

  • Arthur

    Nao sei como deixou fora da sua lista bandas como iron maden, ramones, entre outras….

  • Giovanni

    Vem falar de rock sem Nenhuma do Led??VSF!!

  • Zabuza

    Aew!!! tah faltando Iron Maiden na lista, entaum, essa lista naum serve pra nadaaa!!!

  • ZuzoBem Gara

    Tem mais, muuito mais…
    Mas valeu, não vou ficar aqui numas de “faltou isso”, “sobrou aquilo”.
    O importante agora é a tua lista, muito bem elaborada, e muito bem comentada.
    Parabéns.
    E quem quiser, que monte a sua própria.

  • @ZuzoBem Gara
    Boa, cara. Eu falo “esqueça tudo que vocês conhecem”, mas tem muito imbecil dando uma de espertinho. Fazer o quê.

  • EI!!

    Mandou bem!!

  • lucas

    poxa vida,não falar led zeppelin,metallica,rush,jethro tull,creedence,accept,the doors é um crime! vamos dar uma completada nessa lista aee

  • Mau

    Listinha fraquinha essa aí, outra: 2 x ACDC? Prá quê? Por mim nenhuma ACDC, tá faltando muita gente de peso aí brother, Led, Who, Hendrix, Metallica, Floyd, Rush, etc, etc, etc…

  • Gatto

    Gosto é foda! Tem gente que odeia clássicos. Tem gente que os ama. Paraoid do Black Sabbath é o clássico, e tenho que tirar o chapéu, muito boa. Alguns sons aí me são desconhecido, mas no que remete aos clássicos, parabéns.

  • Loob

    @théo

    Tá , se for pegar o que a mídia chama de “melhores bandas” a coisa realmente tá triste. Mas ainda existem várias bandas boas de rock que surgiram dos anos 90 pra cá. Dá uma olhada em Porcupine Tree , Wolfmother ou Pain of Salvation ( que até pode ser chamado de metal , mas foda-se).

    Ainda existe material bom sendo feito , só é mais díficil de encontrar , já que não é muito divulgado.

    E bah , essa música até lembrar um pouco Foo Fighters mas o Faith No More da época do Patton era uma coisa linda, bizarra e bastante única. Já que tá indicando clássicos mesmo podia ter indicado essa fase já que os ultimos trabalhos do FNM com esse outro vocalista eram fraquinhos se comparados com os antigos.

  • Eduardo

    Pra mim, rock de qualidade não precisa ser rock pesado, muito menos heavy metal. Portanto eu citaria pink floyd nessa lista. A irreverência do rock está mais na atitude e originalidade da banda do que na velocidade do ritmo.
    Mas se é pra falar em rock pesado e como vc citou kyuss, deveria ter queens of the stone age.
    Realmente os anos 90 foram um lixo, tanto que nem conheço nirvana direito, nunca tive saco. Sempre achei parecido com tudo o que já tinha ouvido antes.
    Não entendi porque vc criticou os anos 90 e citou nirvana. Aliás, faith no more foi uma das únicas criações dos anos 90.

  • @Eduardo
    Eu disse da metade dos anos 90 pra cá.

  • charleston

    fantastico!!!!!!!! queremos mais!!!!mas nao esquece do PINK FLOYD por favor.

  • Giulia

    “Indies não existem”. Ai, ai, que mundo bonito seria esse sem as frescuras dos undergrounds de cabelos escrotos!

  • Giulia

    E, bom, esqueci de falar: que coisa linda essa que você escreveu.

  • dorachan

    ao que passava os olhos, só fui comentando:
    ‘foda pra caralho’ ou ‘não conheço’

    Dead Kennedys parece ser bem loca só por umas duas músicas que tem no Guitar Hero
    mas eu digo que passei o começo da adolescência escutando Metal. não Rock

    ah, sim. porque Metallica não é Rock. é Thrash Metal.

    METALLICA! \,,/
    poha!

  • dorachan

    e deu vontade de ouvir
    “Mr. Crowley…” (8)
    *tamdamdamm*

    XD

  • TOCA RAUL! o/

  • Maurício

    Aos que estão criticando:

    Vocês deveriam ouvir mais rock.

  • Pedro

    Comparar Foo Fighters com Faith no More é sacanagem, poh…

    E não citar Beatles ou Stones ou Dylan é um crime…

  • Philipe

    AC/DC a melhor banda de todos os tempos!Concordo plenamente!Só que essas não as minhas músicas favoritas!
    Black Sabbath é bom,mais essa não é a melhor musica deles, prefiro Iron Man e Sabbath Bloody Sabbath.

  • théo

    @Pedro
    Haha, cê definitivamente não me conhece.

  • Caio

    Dos anos 90 pra ca teve muita coisa boa também… se for contar final dos anos 80 tem Dream Theater, que na verdade a carreira é de 89 pra ca. Dream Theater é melhor banda do mundo, sem comparação, melhor bateria/baixo/guitarra/teclado/vocal de todos os tempos. E Nirvana eu não vejo “comteporâneo” não creio que música deve ser divida assim… é por se sabe fazer música, sentir a música. E se Nirvana não existisse não teriamos Foo Fighters (90′) coloca um Stacked Actors e tu vai ver o que pode ser “comteporâneo”. Sem contar The Beatles, músicas como When I’m Sixty Four, Twist and Shout ou Love me Do, ninguém esquece.Rock não é só Hard Rock e Heavy Metal.

  • José Augusto

    só eu acho o fato do angus ter cara de retardado (principalmente com a boca aberta), ficar balançando a cabeça feito um epilético e a guitarra parecer ser muito grande pra ele algo extremamente FODA?

  • Elementals

    Ótimo post, mas faltou Led, cara! Mas várias bandas fodas ficaram de fora, tipo Guns, Joan Jett, The Who, Alice Cooper…

  • Knirt

    @Jose Augusto – eu também.
    mimimi faltou minha banda … não curto grande parte da lista, meu gosto musical difere MUITO do théo, autor do post, mas uma coisa não posso negar, quando era mais moleque, foram essas bandas que me marcaram. Hoje em dia nem ouço muito (exceção feita a AC/DC, que eu não consigo enjoar) essas bandas, mas que a maioria delas é do caralho, isso é. É só ver a legião de fanboys que elas tem e que ainda insistem em comentar aqui ;D

  • Faltou METÁLICA aí né !
    mas todos esses sons aí são mesmo d+++++
    huhuuu! VIVA O ROCK ! 13 de julho táh aí …

busca

confira

quem?

baconfrito