Vocais femininos REALMENTE bons (parte 2)

New Emo quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Rá! A primeira parte rendeu bons frutos. Foi a coluna com maior colaboração dos leitores de todos os tempos do AOE, e eu fico surpreso ao ver que o texto era meu. Cês mudaram.

Antes de começar a segunda parte, algumas considerações:

– A quem indicou Janis Joplin como Frank Sinatra feminino, puta que o pariu: VSF. Nunca um comentário me revoltou tanto, agora eu sei como vocês se sentem quando eu falo que Offspring é melhor que Beatles. E é mesmo. Mas enfim, Janis Joplin tem o estilo dela, aquela coisa completamente irritante que chega a se igualar ao vocalista do Led Zeppelin. E eu não gosto dessa banda por causa do vocal, logo, temos um problema. Mas aqui eu explico porque eu não vou citá-la por aqui.

– A quem falou “mimimi cadê as divas?”: Em uma coluna sobre divas, eu posso PENSAR em citar divas, certo? O restante dessa resposta você lê abaixo:

– A quem perguntou “não existe vocalista brasileira boa?”: Em primeiro lugar, eu não ia lotar uma página de vídeos para foder a conexão dos mais noobs. Em segundo lugar, a New Emo não é uma coluna sobre música. É uma coluna sobre bom gosto musical.

Eu adoro essa resposta. Enfim, obrigado pelas indicações, véis. Vou citar as melhores E outras que eu já tinha em mente:

Se é pra citar essas minas que fazem Black Music, R&B e afins, eu cito Joss Stone. Mina nova e com um vozeirão incrível, merece destaque. Mas tem aquela coisa: Geralmente, nesses estilos musicais, as vocalistas não são muito… criativas. Sei lá, eu acho todas elas iguais. Quando a coisa cai mais pro Pop eu já consigo ver mais originalidade e tals, mas…

Bom, fica como menção honrosa ou algo do tipo, então.

Aproveitando a deixa, nada mais justo que citar Aretha Franklin, a vocalista mais COPIADA de todos os tempos. Ou não?

Porra, isso é do caralho. Ela solta a voz sem dó, NUNCA é irritante e cada verso, cada fucking verso é vibrante. Época espetacular, não? Pois é, tempos que não voltam mais. Mas a Aretha fez sua parte e, convenhamos, a parte dela era das melhores.

Ana Carolina é… diferente. É grave, mesmo tendo uma voz que poderia ser melhor trabalhada em um vocal mais suave, quem sabe. Ela confiou no que tinha, e fez bem. Ó minha ciência, uma vocalista brasileira! Chamem os xiitas!

Ela tem uma voz excelente pro gênero dela, mas pode causar um certo estranhamento pra quem é de fora. Quase como acontece com a Janis Joplin, com a diferença de que você não vai obter muitos resultados usando músicas da Ana Carolina num ritual de tortura, por exemplo. Querendo ou não, a Ana canta bem.

É fato que a Amy Lee canta bem, véi. E uma coisa bacana no Evanescence é a mistura de um vocal calmo, inocente, com o peso das guitarras. Esse exemplo aí, My Immortal, só mostra isso no fim. Com Bring me to Life dá pra explicar melhor:

Uma transa do caralho, convenhamos. A música e a letra podem ser uma bosta, mas essa mistura é do caralho. Eu poderia citar Nightwish, mas a Tarja não se solta como a Amy.

E por que não citar Pato Fu? Fernanda Takai é outra que não precisa se esforçar pra cantar bem. Voz calma, nada demais – e, ainda assim, demais.

Já presenciei um show do Pato Fu, as músicas novas dão sono, mas a Fernanda continua cantando bem. Pesque os sons mais clássicos, a música ajuda bastante. Lógico, você precisa ter saco. Quem gosta de Pato Fu, geralmente, é muito chato.

Por fim, fucking noobs, o troféu de Frank Sinatra feminino vai para a mulher mais óbvia o possível:

Nancy Sinatra herdou o que há de mais espetacular de seu pai: O controle da voz E a voz bonita. Frank Sinatra nunca precisou de muito esforço pra cantar, já que sua voz já era espetacular. Porém, o cara tinha um controle tão fascinante das cordas vocais que ele não precisava soltar a voz pra empolgar geral, por exemplo.

Não dá pra explicar. Nem precisa explicar, aliás. Não, sério, escuta isso. Tem gente que colocaria a Janis Joplin no lugar, acredita? Pois é.

Leia mais em: , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Francesco

    Mas a Janis Joplin é o Frank Sinatra feminino!

    *Sai correndo, rindo e apontando*

  • amiguinho, abre a mente. faltas graves de divas como Geike Arnaert, Allison Goldfrapp, Feist e Madeleine Peyroux.

  • Nath

    Você esqueceu da Pitty!!

    *Sai correndo, rindo e apontando*[2]

  • @gilvas
    Boa, cara. Por um momento eu acreditei que você tava falando sério.

    Faltou o JOHN LENNON!

  • Troféu joinha pro Théo: (y)

    Mas faltou Rihanna.

    *Sai correndo, rindo e apontando* [3]

  • Faltou a Liv Kristine (Não tem melhor, pelo menos para minha pessoa :D)

    http://www.youtube.com/watch?v=cMVVQzMEyc4&feature=related

  • Gostei muito da primeira e da segunda parte dos vocais femininos…
    Ohha, mas cadê a Kelly Key?

    *Sai correndo, rindo e apontando* [4]

  • sandrine

    Tche, faltaram vários ícones da nossa infância: Xuxa (como não se emocionar com lua de cristal?), Mara Maravilha (sou curumim, ie ie!), Eliana (dedinhos, cara), entre outras menos importantes, como As Patotinhas, Simoni…

    *Sai correndo, rindo e apontando* [5]

  • Guten

    A Tarja canta MUITO bem, mas ela manda melhor nos singles do que quando cantava no Nightwish.
    Os estudos musicais dela foram mais inclinados para a cantoria lírica, clássica, por isso que, apesar de cantar bem no Nightwish, ela conseguiu um resultado melhor na carreira solo.

    Mas melhor de todas MESMO é a Joelma do Calypso
    *Sai correndo, rindo e apontando*[4]

  • Guten

    E, obviamente, não podemos esquecer da grande figura que foi Freddy Mercury.
    Ah, e só pra constar: a Tarja saiu do Nightwish há um bom tempo. A vocalista agora é uma tal de Anette seilaoquê

  • bel

    falar que fernanda takai é um vocal feminino REALMENTE bom é chutar meu saco, hein. gosto um pouco de pato fu, mas pela banda como um todo, porque aquela vozinha murcha e sem-graça dela nuuunca consideraria como REALMENTE bom. vocal feminino brasileiro REALMENTE bom e suave, prefiro marisa monte:

    http://br.youtube.com/watch?v=De2XmncutzA

    tão macia… :~

  • @bel
    São estilos diferentes, e eu deixei meu gosto de lado nessa coluna INTEIRA porque eu não escuto nada que citei aí.

  • Renan

    Faltou a Cassia Eller

  • Caio, The Eldar

    eu nem ia falar nada, já que concordo com a maioria das coisas do texto (a não ser pela inclusão da Amy Lee, mas o texto é sobre vocais realmente bons, não os freaking melhores do universo), mas nos comentários falaram que faltou a Feist… e Feist não dá! além de ruim ela é chata pra caraleo!!! pra caraleo! PRA CARALEO!!!

    E olha que eu nem sou xiita qto a música.

  • aline

    eu tambem ja vi um show do pato fu ao vivo, muito bom
    sabia quem mais alguem nesse mundo gosta da joss stone

  • Renata

    agora tu fodeu :/

    fernanda takai é tããão sem graça, e ana carolina? ela é extremamente irritante, caralho. mas a voz dela até vai.

    e elis regina poxa?

  • Eu acho que o Pato Fu era bom do Gol de Quem pra traz. O resto dá sono (Que musiquinha irritante aquela made in japan). Talvez goste do clipe de “Eu” http://br.youtube.com/watch?v=Dr6dfUpLKfE.

    O resto não tem nem o que discutir (Eu continuo gostando de Rock Progressivo porque será? Será que é porque não tem nada melhor? :p)

  • Ahhhhhhhhhh é, esqueceram da ELIS! Grande heresia mesmo.

  • bel

    @ théo:
    eu também não estou falando de gosto, qual música é melhor, tô falando de qualidade vocal. vam’combina que a voz da marisa, em beleza, suavidade e maciez (“calma”, como vc diz), supera a takai fácil.

  • @bel
    Qual parte do SÃO ESTILOS DIFERENTES cê não entendeu? Daqui a pouco cê vai falar que a Celine Dion é melhor que a Amy Lee.

  • joao !

    porra théo, lauryn hill e whitney huston veio
    the best of the best
    (eu nao curto os generos, MAS VEIO, ELAS DESTROEM)

    a mina q canta no chimaruts(procure no utub aquarela e versos simples, pelo chimaruts)

    Yael Naim, new soul, ou toxic tbm pelo utub

    e comentando sobre seus textos,
    concordo com 80% das minas q tu pos ae…imparcialidade é a chave
    bom texto, até estranhei q tenha sido vc quem escreveu ahauhauhaua

    e se rola um prt 3

    PELA MOR, PONHA AO MENOS AS 2 PRIMERAS THÉO

    flws

  • Não concordo muito com a Amy Lee, pelo menos não quando a questão é cantar ao vivo. Se bem que faz tempo a ultima vez que escutei alguma música com ela nos vocais, pode ser que tenha melhorado

  • Théo meu caro, se você não fizer uma terceira parte dessa coluna citando a Björk você é um newba dos maiores. Pode falar:”ela é estranha” “é doida varrida”, “música de cuzão” mimimimi…..
    Pode achar o que quiser mas ela tem uma voz incomparável.

    E na minha opinião esse lance de Amy Lee tenha dó! Pega um vídeo ao vivo gravado por fan e tu vê que metade da “qualidade” da voz dela ficou na mesa de som de quem a gravou…

  • A Annete Olzon canta pra caralho.

    e a tarja bate qualquer uma – QUALQUER UMA – fácil, fácil. ainda mais a amy lee…

    modo fã louca de nightwish: off

  • bel

    @ Théo:

    “tô falando de qualidade vocal”

    *bocejo*

  • Pivo

    a Nancy eh realmente a melhor, concordo com tudo no seu post menos com a ana carolina… indiscutivel que ela tem uma voz poderosa mas não curto muito ;/

    depois tente escutar The Gathering, da vocalista Anneke van giersbergen, canta muito.

  • Eu acho a voz da amy lee mto boa, especialmente em my immortal.

  • @bel
    Certo. Qual ator cê acha melhor: Jason Statham ou Humphrey Bogart? Eu prefiro o Jason, hein. Ele é melhor em filmes de… ação. Mas, oh meu deus, esse não era o gênero do Bogart! Ok, ok, vamos a outro exemplo.

    Qual jogador cê prefere: Robinho ou Rogério Ceni? Eu prefiro o Ceni, hein. Mas que caralhos, acabo de me lembrar que eles jogam em posições diferentes! Tá, última tentativa.

    O que cê prefere: Uma guitarra com afinação em C ou afinação em E? Putz! Acho que disso cê não entende muito. Desisto. Vou ter que BALANÇAR A CABEÇA então pro seu Pop Rock vs. MPB.

  • Lipe

    Faltou Björk e Feist.

  • concordo total com a amy lee

    tá, ela não é 100% ao vivo… mas, cara, os acústicos do evanescence são orgasmáticos! *-*

    os da era fallen -2003 e tal – nem são tão bons, mas ela melhorou muito depois que resolveu sair do sofá pra ter alguma aula de canto, vide os vídeos de “high and long notes” dela, principalmente os do show em tokyo de 2007

    eu adicionaria a sharon do within temptation à lista, ela não tem aquele vozeirão grosso das vocalistas dessas bandas de rock nesse estilo, a voz dela é suave, meio rouquinha às vezes, as baladas do WT são fantásticas! +D

    concordei com grande parte das cantoras, mas fazer lista de vocal é difícil, já que tem quem não goste de vozes suaves, ou quem não goste daqueles vozeirões, enfim, ótima lista +D

  • Monnica Calabria

    Pow legal essa lista, adorei ver a Joss e a Amy.Aretha então nem se fala. Mas a Linda Perry, vocalista do 4 Non Blondes bem que podia tah ake hein?Ela tem moh vozeirao!Um timbre bem diferente.

busca

confira

quem?

baconfrito