Trama Internacional (The International)

Cinema quinta-feira, 18 de junho de 2009

 Em Trama Internacional, um suspense arrebatador, Louis Salinger (Clive Owen), agente da Interpol e Eleanor Whitman (Naomi Watts), Promotora de Justiça de Manhattan, estão decididos a levar um dos bancos mais poderosos do mundo à justiça. Revelando inúmeras atividades ilegais repreensíveis, Salinger e Whitman rastreiam o dinheiro de Berlim a Milão, de Nova York a Istambul. Ao correrem grandes riscos pelo mundo, sua tenacidade implacável põe suas próprias vidas em jogo, já que nada detém seus alvos – nem assassinatos – de continuar a financiar o terror e a guerra. Dirigido por Tom Tykwer (Corra Lola Corra) e baseado no roteiro original escrito por Eric Singer.

Eu diria que Trama Internacional é mais um thriller que um suspense, tendo em vista que todo mundo sabe, desde o começo, quem é o bandidão. Ou, no caso, qual corporação é malvadona.

Mas nem por isso o filme é sem graça. Desde o começo, ele mostra à que veio, com Louis Salinger, ou Lou; interpretado por um Clive Owen numa onda de filmes “Quero ser James Bond“; dando cobertura pra um agente [Que eu não lembro o nome e não é importante mesmo], que morre de ataque cardíaco no meio da rua, logo depois de um encontro com um informante. Mas ele e Eleanor Whitman, promotora pública de Nova York, que também está no caso, começam a desconfiar que aquilo não foi uma morte natural, já que o informante também morreu, poucas horas depois, num “acidente”.

 “Atrás de você!”

Apesar dos legistas dizerem que não teria como ele ter sido morto, Lou não consegue pensar em outra hipótese, já que seria muito conveniente ambos terem morrido logo após o informante concordar em arrumar provas pra investigação. Mas que investigação? Oras, esse povo todo tá investigando o International Bank of Business & Credit, ou IBBC, um banco com ações globais, que, segundo eles, além de todos os serviços que um banco oferece, ainda faz negócios escusos, como lavagem de dinheiro, negociações de armas e assassinatos.

 As coisas começam a se encaixar…

Mas oras, eu não vou contar muito mais que isso, senão vou estragar toda a graça do filme, que é mostrar paranóia, perseguições e como as grandes corporações podem fazer o que quiserem, enquanto você não tem como resolver isso. Com um roteiro bem armado, reviravoltas surpreendentes e sem tantos clichês quanto se poderia esperar, esse filme mostra como o poder corrompe as pessoas, em busca de mais poder.

 “Ele enfiou ONDE?!”

Se você gostou de filmes como Inimigo de Estado, onde o governo, ou qualquer grupo fodão persegue um cara normal, você vai gostar desse filme. Mas o final pode deixar à desejar, dependendo do que você tá acostumado…

Trama Internacional

The International (118 minutos – Thriller)
Lançamento: Alemanha, EUA, Reino Unido, 2009
Direção: Tom Tykwer
Roteiro: Eric Singer
Elenco: Clive Owen, Naomi Watts, Armin Mueller-Stahl, Ulrich Thomsen, Brian F. O’Byrne, Michel Voletti, Patrick Baladi, Jay Villiers, Fabrice Scott e Haluk Bilginer

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito